Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas: segredos e mistérios que envolvem as plantas

Autor: Regina Motta - Data: 15/03/2019
RSS


Cientistas pesquisam o Reino Vegetal em todo o mundo e, a cada nova descoberta revelada, o mistério das plantas se torna mais profundo e instigante!

Já divulgamos aqui algumas destas curiosidades: Acredita na vida secreta das plantas?

O silvicultor alemão Peter Wohlleben escreveu The Hidden Life of Trees (A vida secreta das árvores), surpreendendo o mundo com a forma como as árvores se comunicam entre si. Ele mostrou em seu livro que uma floresta é uma comunidade em que as árvores se comunicam, fazem amizade e se protegem.


Ilex aquifolium

O Cientista Daniel Chamovitz, Americano radicado em Israel, especialista em genética das plantas, desvenda o seu mundo surpreendente e descobre que elas podem ver, sentir, cheirar e lembrar. O desafio de entender e conhecer melhor as plantas

Mais uma descoberta instigante: Plantas que cantam para atrair polinizadores
A pesquisa, que consta na edição atual da revista Science, foi feita na Universidade de Ulm (Alemanha), é uma das primeiras a ter esse enfoque de ecos acústicos usados por plantas.

Saiba que uma experiência feita pela Universidade de Varsóvia constatou que as plantas são mais sofisticadas do que parecem- elas têm formas primitivas de memória, raciocínio e aprendizado. Ou seja, inteligência.

Os cientistas poloneses colocaram uma planta da espécie Arabidopsis thaliana (parente da mostarda) num ambiente escuro. Em seguida, projetaram um feixe de luz sobre uma folha.
Eles descobriram que essa folha era capaz de enviar instruções para as demais folhas que, apesar de não estarem recebendo nenhuma luz, imediatamente começaram a se preparar para recebê-la. 
Pesquisas revelam: plantas têm inteligência e memória

 Um estudo conduzido pela universidade de Austrália Ocidental encontrou evidências de que as plantas têm sentidos muito mais complexos e desenvolvidos do que nós pensamos, e a habilidade de detectar e responder aos sons para encontrar a água e sobreviver Mais descobertas sobre as plantas: Elas podem ouvir!


Camellia vernalis

Segundo a matéria publicada na revista Ciência Hoje, as plantas possuem uma imensa diversidade sexual, podendo, em alguns casos, reconhecerem claramente machos ou fêmeas, mas na maioria delas os indivíduos exercem tanto o papel feminino quanto o masculino: "Em se tratando de sexo, as plantas são escandalosamente liberais. Muitas só fazem sexo consigo mesmas. Outras fazem sexo simultaneamente com vários vizinhos ou com parceiros casuais que vivem a centenas de quilômetros de distância."
Guerra dos sexos no mundo das plantas!
E os estudos continuam, desvendando os mistérios das plantas, que sempre nos surpreendem!

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade La Trobe, em Melbourne, na Austrália revelou que as plantas são sensíveis ao toque, e que um simples esbarrão pode gerar alterações em 10% no DNA dos vegetais.


Arabidopsis thaliana foto wikimedia

De acordo com o estudo, publicado na revista científica The Plant Journal, e divulgado no Brasil pelo CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia, ainda não existe uma resposta definitiva que explique porque as plantas reagem ao toque, mas uma das razões pode estar associada a uma estratégia natural de defesa contra o ataque de insetos.

Durante os experimentos, quando um inseto pousava na folha, flor ou caule, os genes eram ativados e a planta se preparava para se defender.


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!