Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas para dentro de casa: Ficus lyrata vira "a nova queridinha da internet"

Autor: Isabela Rocha - Data: 06/04/2021
RSS

Na internet ela é a nova queridinha. Vistosa e minimalista, a Ficus lyrata ganhou espaço nas casas e é considerada a nova expoente da moda Urban Jungle. Com fácil manuseio e um empurrãozinho de plataformas, como Pinterest e Instagram, que já possui uma hashtag com mais de 100 mil publicações sobre a espécie, a planta vem apresentando um crescimento exponencial de vendas. Em Sorocaba, por exemplo, Gerson Junior, proprietário da Império dos Vasos e Flora, relatou um aumento de 30% na procura pela Ficus.


Majestosa, a Ficus lirata é a nova sensação do paisagismo na internet - Foto Julio Salvo

Além de linda, de fácil cuidado e o seu tamanho - chegando a 1,5 metros se plantadas em vasos -, ela chama a atenção dos novos "pais de plantas". Juliana Ferraz, jornalista e empresária, é um exemplo. Adepta recente deste hobby, ela se apaixonou pela Ficus lyrata por sua versatilidade e beleza. "Com um pouco de cuidado eu tenho essa planta linda em casa. Era o que faltava na minha decoração com certeza", conta.
Apesar da simplicidade, alguns cuidados devem ser levados em conta. Como o cultivo das plantas desse porte acontece em estufas, a Ficus precisa ser cuidada em um ambiente de meia sombra, explica Gerson. A exposição direta ao sol, ocasionará queimaduras nas folhas. "Mesmo que no seu habitat ela seja uma planta de sol pleno, as cultivadas em vasos precisam de sombra, caso o dono queira passar a planta para o sol, precisa ser de forma gradativa", indica.


Criada em estufa, a espécie precisa de meia sombra.

Outra atenção necessária diz respeito às regas. A nova tendência da internet não pode receber água constantemente, sendo necessária mantê-la úmida, mas sem água em exagero. "O ideal é colocar o dedo na terra e sentir a umidade. Se a terra estiver quase seca, está na hora de regar", disse Gerson. Inclusive, a rega descontrolada pode ser prejudicial para muitas outras espécies. Juliana conta que antes de obter seu exemplar de Ficus lyrata, "quase matou uma outra planta afogada", por isso, ela pesquisou bem sobre os cuidados necessários dessa nova moda do paisagismo de interiores antes de levá-la para dentro de casa.
Belíssima, contudo, a Ficus Lyrata é uma planta tóxica. Gerson orienta que as podas devem ser feitas com cautela e com luvas, já que a seiva pode causar irritação à pele. Além disso, "em casas que tenham crianças e pets, o aconselhável é deixar os vasos fora do alcance dos mesmos", finaliza.


Você gostará também:
Adenium obesum, Rosa do Deserto em bonsai
Plantas Ornamentais: Bellis perennis
Hortas Mandalas, você conhece?
Plantas ornamentais: A beleza do cacto Rabo de macaco
Plantas ornamentais: Íris, a mensageira dos Deuses
Plantas Ornamentais: Erros e acertos no cultivo de Bromélias
Plantas ornamentais: Begônias
Plantas: dicas para comprar e vender pela internet



Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Conheça os melhores softwares para paisagismo e irrigação


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!