Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Acredita na vida secreta das plantas?

Autor: Regina Motta - Data: 21/11/2017
RSS



Os estudos sobre as plantas que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores em todo o mundo, nos revelam segredos e conhecimentos espetaculares. Já divulgamos aqui, de forma bem simples e leiga, algumas pesquisas reveladoras como: A vida sexual das plantas, Você acredita que as plantas falam, têm uma linguagem, se comunicam? e muito mais!

Em 2015, o silvicultor alemão Peter Wohlleben escreveu The Hidden Life of Trees (A vida secreta das árvores), surpreendendo o mundo com a forma como as árvores se comunicam entre si. Ele mostrou em seu livro que uma floresta é uma comunidade em que as árvores se comunicam, fazem amizade e se protegem.


Peter Wohlleben
PeterWohlleben

Wohlleben relata o que sua própria experiência na gestão de uma floresta nas montanhas de Eifel na Alemanha lhe ensinou sobre a surpreendente linguagem das árvores e como a pesquisa arborícola pioneira de cientistas de todo o mundo revela o papel que as florestas desempenham para tornar nosso mundo o tipo de lugar onde nós queremos viver.


Sequoia sempervirens in Muir Woods

O que emergiu das conclusões de Wohlleben é um convite para nos preocuparmos mais profundamente com esses seres notáveis que fazem a vida neste planeta, que chamamos de lar, não apenas infinitamente mais prazerosa, mas possível.
No restante da vida escondida das árvores, Wohlleben continua explorando aspectos tão fascinantes da comunicação arbórea como a forma como as árvores passam a sabedoria para a próxima geração através das suas sementes, o que as faz viver tanto tempo e como as florestas tratam imigrantes.

Quando uma árvore está sendo mordida, por exemplo, ela pode enviar um produto químico para alertar outras árvores de que existe uma criatura faminta na área. As outras árvores podem então liberar produtos químicos que as tornem menos atraentes.

As árvores compartilham nutrientes entre si por meio de seus sistemas radiculares. Árvores mais fortes compartilham açúcares com árvores mais fracas. A ideia é que elas são todas mais fortes se permanecerem juntas. Se árvores individuais morrem, elas deixam uma área aberta ou exposta, possibilitando a entrada do vento que pode derrubar e matar outras árvores.

Estes são apenas alguns exemplos das formas incríveis como as árvores interagem. E não parece ser apenas um processo automático e arbitrário.


Metrosideros excelsa

Uma árvore não tratará todas as outras árvores igualmente. Ele escolhe seus amigos.
Duas árvores que não são "amigas" reforçarão fortemente os seus ramos quando se tocarem, dando a impressão de que ocorre ali uma "disputa de empurrões", escreveu Wohlleben.

"Mas um par de amigos verdadeiros é cuidadoso desde o início para não desenvolverem ramos excessivamente espessos na direção um do outro. As árvores não querem tirar nada umas das outras, assim elas desenvolvem ramos robustos apenas nas bordas externas de suas coroas, isto é, apenas na direção dos "não amigos".


Autor Edsonraphael

Wohlleben observou cepos ou tocos de árvores que haviam caído ou sido derrubados há muito tempo mas que eram mantidos vivos pelas árvores ao redor. Uma floresta não manterá todos os seus cepos vivos, então é uma sensação de veneração por um velho amigo que faz as árvores sustentarem certos tocos?

Fonte: https://www.brainpickings.org/2016/09/26/the-hidden-life-of-trees-peter-wohlleben/

Você gostará também:
Botânica: Árvores podem ser solidárias umas com as outras?

A vida secreta das plantas - 2 - Floração!

Guerra dos sexos no mundo das plantas !

Plantas também usam truques para garantir reprodução



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!