Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas que cantam para atrair polinizadores

Autor: Regina Motta - Data: 13/01/2022
RSS

Embora os avanços da Ciência e do Conhecimento estejam acontecendo com uma rapidez assustadora, a Natureza ainda guarda conhecimentos e recursos que surpreendem àqueles que se dedicam a pesquisá-la com maior profundidade.
Algumas curiosidades sobre as plantas já foram publicadas aqui como As plantas que recolhem dejetos de animais e reciclam, Planta que tem cheiro de pipoca, como as plantas atraem os animais e os recursos que elas usam para se defenderem sozinhas.
Uma pesquisa publicada em 2010, mostra que borboletas usam plantas para se medicar e aos filhotes , e os truques que usam para garantir a reprodução.
Um estudo recente relata que uma planta encontrada na floresta tropical cubana usa o som para atrair morcegos que se alimentam de néctar.


Marcgravia evenia - fonte: wikimedia

A Marcgravia evenia tem folhas em forma de prato, que enviam ecos facilmente identificáveis pelos morcegos por ecolocalização.
A pesquisa, que consta na edição atual da revista Science, foi feita na Universidade de Ulm (Alemanha), é uma das primeiras a ter esse enfoque de ecos acústicos usados por plantas.


Morcego fonte wikimedia

Os pesquisadores treinaram morcegos de laboratório para que procurassem um alimentador, que foi colocado em lugares diferentes --preso a folhas em forma de prato, a folhas normais e em outros locais.
Verificaram então que quando o alimentador foi preso à folha em forma de prato, os morcegos levaram metade do tempo para encontrá-lo.
Interessante é que esse desempenho foi positivo tanto para os morcegos quanto para as plantas, já que estas têm maior êxito na polinização e os morcegos encontram as flores mais rapidamente pelo som que emitem..
Existem 40 espécies de morcegos são responsáveis pela polinização de centenas de espécies de plantas da zona neotropical. Agora os pesquisadores esperam encontrar outras espécies de plantas capazes de enviar sinais acústicos para os morcegos que as polinizam.
Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/cienciaevida/

Você pode se interessar também por:

A revolta do ipêJardim pré-histórico as plantas mais antigas da terra que usamos como ornamentais
Gigantes da natureza: conheça as maiores árvores do mundo!
Gigantes da natureza:conheça as maiores flores do mundo
9 mil anos- A mais antiga árvore viva do mundo
Viagem à pre-história: Plantas estranhas ainda vivas


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

24/08/2011 12:24:24

Não conheço essa planta , as folhas parecem com a flor de cera , muito legal aprender algo enquanto podemos Abraços a todos




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!