| É conhecida a afirmação de Albert Einstein: Se as abelhas desaparecerem da face da terra a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência, sem abelhas não há polinização, não há floresnem frutos...
 
 A imprensa vem noticiando que o seu desaparecimento como um fenômeno global. Nos Estados Unidos a situação é bastante preocupante, pelas repercussões ambientais, humanas e até econômicas. Espanha, França e Alemanha também dão conta de uma anormal diminuição de abelhas.
 
 
 https://commons.wikimedia.org/
 
 A  EMBRAPA em Relatório publicado publicado este mês, ressalta e reafirma a importância da polinização na geração de alimentos.
 Relatório aponta a importância da polinização para a agricultura brasileira
 
 Na tarefa fundamental de polinização das plantas, a abelha exerce um grande papel e, além desta tarefa fundamental, ainda gera o mel, alimento riquíssimo em nutrientes.
 
 Impressiona esta afirmação do Relatório: "Das 289 plantas cultivadas ou silvestres, utilizadas direta ou indiretamente na produção de alimentos no país, existe conhecimento disponível sobre a polinização de 191 (66%). Os serviços prestados por esses animais, especialmente as abelhas, à agricultura brasileira foi estimado em R$ 43 bilhões, em 2018, sendo associado principalmente a quatro cultivos de grande importância agrícola: soja, café, laranja e maçã. Na Amazônia, o maior exemplo é a castanha-do-Brasil, que depende totalmente das abelhas para sua reprodução. "
 
 
 https://commons.wikimedia.org/
 
 Um alerta muito sério foi feito neste relatório, destacando as ameaças que podem reduzir a ação dos polinizadores, como as mudanças climáticas, a poluição ambiental, os agrotóxicos  e plantas invasoras.
 
 Para estudar esta interação "plantaXpolinizador, existe a REPIPP  Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador  que é uma rede de trabalho colaborativo entre especialistas em Biologia da Polinização que estudam as interações planta-polinizador em suas várias dimensões e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e didáticas na área.
 
 Leia também:
 
 As incríveis habilidades das abelhas
 
 Apicultores descobrem nova flor e produção de mel aumenta
 
 A árvore mais perigosa do mundo
 
 Jardinagem e cultivo de plantas em  viagens espaciais
 
 
 
 
 
 |