Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

As incríveis habilidades das abelhas

Autor: Regina Motta - Data: 23/08/2016
RSS

A Vida das Abelhas de de Maurice Maeterlinck (1862-1949), laureado com o 11º Nobel de Literatura (em 1911), é um belíssimo tratado sobre estes insetos, fruto de sua observação desde a adolescência.
Hoje, diversos cientistas se dedicam a estudar este mundo complexo que, segundo Maeterlinck, poderiam nos ensinar a viver em grupo e a produzir com eficiência.


wikimedia

É conhecida a afirmação de Albert Einstein: Se as abelhas desaparecerem da face da terra a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência, sem abelhas não há polinização, não há flores nem frutos...

A imprensa vem noticiando que o desaparecimento das abelhas é um fenômeno global. Nos Estados Unidos a situação é bastante preocupante, pelas repercussões ambientais, humanas e até econômicas. Espanha, França e Alemanha também dão conta de uma anormal diminuição de abelhas.



Seriam os pesticidas usados nas lavouras? O desmatamento? Ainda não existe uma conclusão definitiva sobre o assunto.

Alguns estudos científicos sobre as abelhas e seu incrível mundo:
Já se sabe que : Abelhas realizam tarefas complexas como reconhecer o rosto humano, é a conclusão a que chegou uma pesquisadora da Universidade de Ciências Toulouse, Aurore Avargues-Weber.


wikimedia

O trabalho realizado como parte de sua tese demonstra empiricamente a grande capacidade de abstração das abelhas: elas sabem contar e reconhecer um rosto.

Colocadas na entrada de um labirinto, as abelhas identificaram vários sinais representados em um mapa e, depois de um rápido aprendizado, elas escolhiam regularmente a saída cujo sinal levava a uma recompensa.


wikimedia

Segundo seu estudo, apesar de um cérebro do tamanho de uma cabeça de alfinete, as abelhas possuem uma boa visão e uma grande memória.

Ela também provou que estes insetos não são guiados apenas por seu instinto. Mediante um teste realizado ao ar livre ela mostrou a capacidade deste animal de adaptar o seu comportamento ao ambiente e às experiências vividas. O que era considerado pela comunidade científica como própria dos seres humanos e de alguns macacos.

Para tentar resolver este enigma, Avargues-Weber conduzirá estudos em laboratório. Sensores serão ligados às abelhas a fim de medir a atividade cerebral, enquanto elas evoluem em um ambiente virtual usando um simulador.


- Own work, CC BY-SA 2.5,

Para além do mundo animal, suas observações sobre o funcionamento cognitivo das abelhas poderiam ajudar a compreender melhor o cérebro humano, o que poderia contribuir para o desenvolvimento da inteligência artificial.

Os primeiros estudos sobre este inseto remonta ao início do século passado. O austríaco Karl Von Frisch descriptografou a linguagem das abelhas: para indicar uma fonte de alimento para os seus pares, as abelhas executam uma dança sutil.

Ele também demonstrou a capacidade das abelhas para distinguir cores.

Em outro estudo, pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha, dizem ter treinado abelhas para que identificassem odores de heroína e cocaína.

Os cientistas descobriram que as abelhas respondiam de forma específica com a vibração de suas antenas à concentrações de drogas como heroína e cocaína.

Eles dizem que os insetos podem, eventualmente, substituir cães farejadores em aeroportos, já que seriam menores, menos caros, mais fáceis e rápidos de serem treinados.

Fontes: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2015/06/22/cientistas-treinam-abelhas-para-detectar-drogas.htm

Você gostará também:

Jardins em tons de rosa

Plantas matemáticas: Os fractais na natureza

A árvore mais perigosa do mundo

Você sabe que as plantas podem aprender e recordar?

A vida secreta das plantas - 1 - Viajando!

Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais!

Pesquisas revelam: plantas têm inteligência e memória


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Estão abertas as incrições para os cursos em Holambra em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.
Estão abertas as incrições para os cursos em Holambra em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!