Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Gente que faz: Suzana de Mello Aleixo e Árvores Brasileiras

Autor: Regina Motta - Data: 05/04/2018
RSS

Suzana de Mello Aleixo Machado, de http://arvoresbrasileiras.grupoaleixo.com/mudas-de-arvores/ nossa parceira no www.paisagismodigital.com desde 2010, é um honroso exemplo de "Gente Que Faz".

Nos sentimos honrados em mostrar ao Brasil, neste momento de notícias tristes e escândalos que denigrem o país, que existem brasileiros e brasileiras que FAZEM, que trabalham e se preocupam com o meio ambiente, com nossas matas, com a vida!

Em 2011, conversamos com ela e, hoje, vamos saber depois de 8 anos, como está o seu trabalho, o que mudou nesta empresa que é motivo de orgulho para todos nós.
Paisagismo e Reflorestamento: Árvores Brasileiras - uma história de sucesso


Árvores brasileiras

1 - Vocês têm um programa de Educação Ambiental, uma iniciativa de extremo valor. Conte-nos um pouco sobre ele, como surgiu e sua proposta.

A Árvores Brasileiras Viveiro de mudas Nativas está instalado numa área de mineração em Iperó, foi para fazer a compensação ambiental do local que iniciamos a produção de mudas nativas. Foi a partir do sucesso do nosso plantio com o ótimo desenvolvimento das mudas em campo que começamos a ter procura de clientes para nossas mudas. Assim transformamos o projeto particular de reflorestamento em uma empresa de sucesso que vende mudas para o Brasil todo.

Para minimizar o impacto que a mineração causa desenvolvemos um projeto social intitulado " Nas trilhas da Educação Ambiental", fiz contato com empresas e escolas para apresentar o projeto, com isso desmitificar a imagem que o minerador é um depredador do meio ambiente, mostramos que desde nossas roupas, óculos, casas, hospitais, escolas, carros, alimentação, tudo, absolutamente tudo vem da mineração.

Esse dia de visita na fazenda sede da empresa consiste numa caminhada pela mineração, nosso Técnico em Mineração explica todo o sistema de produção e responde perguntas de todos, mostra que na nossa área nunca houve a supressão de árvores para minerar, que até hoje já plantamos na fazenda sede da empresa mais de 120 mil mudas que já se transformaram em florestas, com isso temos um riquíssimo banco de sementes e abrigo para muitos animais silvestre. Hoje, na fazenda, temos mais árvores plantadas do que no início da mineração.
No final da visita vamos no viveiro para conhecer a produção de mudas desde a semeadura até o plantio em campo numa área de reflorestamento, onde deixamos tudo preparado para cada visitante plantar algumas mudas. No final cada participante ganha 1 muda para levar para casa e dar continuidade ao projeto.



Árvores Brasileiras

2 - Com a sua experiência de tantos anos na área, como você vê a questão do reflorestamento, das medidas que são tomadas para a preservação da natureza em nosso país?

Há muitos anos escuto que "esse ano todos vão ter que plantar árvores. A Lei está cada dia mais encaminhando para isso", mas isso não aconteceu na velocidade que deveria, para ao menos quebrar o impacto que o desmatamento causou ao longo dos anos. A maioria das pessoas plantam por obrigação, querem mudas baratas, de crescimento rápido e que sejam resistentes. Plantios assim acabam abandonados e a tendência é perder todas as mudas. São poucas pessoas que procuram mudas para fazer plantios espontâneos e para preservar as espécies consideradas em perigo ou vulneráveis.
O governo e os órgãos fiscalizadores precisam ser mais presentes nessa parte de fiscalização e cobrança dos Termos de Compromissos para Recuperação Ambiental, pois só assim teremos reflorestamentos que realmente vão suprir parte das áreas devastadas.


3 - Na sua avaliação, existe hoje uma maior preocupação com o ambiente, sendo traduzida em medidas concretas por parte do governo? E da população em geral?

O que existe hoje são notícias sobre a preocupação com a recuperação do meio ambiente, poucas medidas concretas tanto do governo quanto da parte de grandes empresas que se comprometem a recuperar as áreas degradadas. Na prática vemos pouca cosia acontecendo, e a maioria dos reflorestamento são de pequenos empresários que se esforçam e se endividam para cumprir as exigências. Enquanto isso os que realmente degradam em larga escala recebem anistia.

4 - Além das árvores nativas, você oferece também mudas de exóticas. Como é a procura das nativas em relação às outras espécies?


Nativa: foto de Árvores Brasileiras Ipê branco

Hoje tenho 366 espécies, das quais 30 são exóticas, são apenas aquelas que alguns paisagistas ainda pedem. Estou influenciando a irem para as nativas, mas alguns ainda não aceitam sugestões.

4.1 Qual é a diferença de uma árvore nativa para uma árvore exótica?

Espécies nativas são naturais de uma região, endêmicas para cada região e que ao longo das décadas passou por rigorosa seleção natural, sobrevivendo as que são geneticamente resistentes e realmente adaptadas para a região onde ocorrem.
Espécies exóticas são introduzidas de outras regiões ou de outros países, como não passaram pela seleção natural não devem ser usadas como substitutos para a flora nativa pois não desempenham a mesma função dentro do ecossistema.
Algumas espécies exóticas são exploradas comercialmente e muito utilizadas para produção de celulose.



Nativa: foto de Árvores Brasileiras guia-de-macaco.jpg

5 - Nestes 8 anos o que mudou no comércio de plantas?

Tivemos uma procura mais intensa em 2014 e 2015, hoje a procura está relativamente baixa, assim como qualquer atividade comercial do pais.
Uma mudança mais especifica ocorre na procura de determinadas espécies conforme o bioma onde será implantado o projeto, as consultorias que fazem os projetos estão se esforçando para que os clientes cumpram a legislação quanto a esse aspecto. Enviam lista de espécies correspondente ao bioma e local de ocorrência.



Nativa Foto de Árvores Brasileiras uvaia

6 - Já pensou em exportar? Existe uma demanda do exterior, principalmente de Portugal, Espanha e Moçambique que procuram plantas através do www.paisagismodigital.com, como atendê-los?

Já vendi mudas para algumas pessoas que levaram para outros países, alguns em aviões particulares, outros em voos comerciais. Assim que tivermos clientes interessados nós nos moldaremos ao cliente e vamos atende-lo da melhor maneira.

7 - Por favor, deixe uma mensagem para os nossos milhares de leitores!

Temos como proposta produzir espécies para reflorestamentos, Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, Recuperação de nascentes, Mata Ciliar e demais necessidades na área rural, urbana e outros empreendimentos que necessitem de qualquer tipo de compensação ambiental.
As mudas de espécies nativas levam de 5 a 12 meses para serem produzidas, por isso trabalhamos também com encomendas, considerando a época de ocorrência e a disponibilidade de sementes das espécies nativas a serem produzidas.




Aguarde a próxima publicação da Especialista Suzana= Vamos ter uma belíssima aula sobre arborização urbana!

GENTE QUE FAZ É ASSIM!

Leia também:
Publicações de Suzana


Paisagismo e reflorestamento= Árvores Brasileiras - uma história de sucesso

Metodologia para reflorestamento com árvores nativas

Manual de plantio de árvores

Plante árvores=comece agora! Final

Plante árvores= comece agora! Parte 1



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!