Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

A importância das Abelhas para a vida na Terra

Autor: Regina Motta - Data: 25/02/2019
RSS

É conhecida a afirmação de Albert Einstein: Se as abelhas desaparecerem da face da terra a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência, sem abelhas não há polinização, não há flores
nem frutos...

A imprensa vem noticiando que o seu desaparecimento como um fenômeno global. Nos Estados Unidos a situação é bastante preocupante, pelas repercussões ambientais, humanas e até econômicas. Espanha, França e Alemanha também dão conta de uma anormal diminuição de abelhas. 


https://commons.wikimedia.org/

A EMBRAPA em Relatório publicado publicado este mês, ressalta e reafirma a importância da polinização na geração de alimentos.
Relatório aponta a importância da polinização para a agricultura brasileira

Na tarefa fundamental de polinização das plantas, a abelha exerce um grande papel e, além desta tarefa fundamental, ainda gera o mel, alimento riquíssimo em nutrientes.

Impressiona esta afirmação do Relatório: "Das 289 plantas cultivadas ou silvestres, utilizadas direta ou indiretamente na produção de alimentos no país, existe conhecimento disponível sobre a polinização de 191 (66%). Os serviços prestados por esses animais, especialmente as abelhas, à agricultura brasileira foi estimado em R$ 43 bilhões, em 2018, sendo associado principalmente a quatro cultivos de grande importância agrícola: soja, café, laranja e maçã. Na Amazônia, o maior exemplo é a castanha-do-Brasil, que depende totalmente das abelhas para sua reprodução. "


https://commons.wikimedia.org/

Um alerta muito sério foi feito neste relatório, destacando as ameaças que podem reduzir a ação dos polinizadores, como as mudanças climáticas, a poluição ambiental, os agrotóxicos e plantas invasoras.

Para estudar esta interação "plantaXpolinizador, existe a REPIPP  Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador que é uma rede de trabalho colaborativo entre especialistas em Biologia da Polinização que estudam as interações planta-polinizador em suas várias dimensões e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e didáticas na área.

Leia também:

As incríveis habilidades das abelhas

Apicultores descobrem nova flor e produção de mel aumenta

A árvore mais perigosa do mundo

Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!