Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

A importância das Abelhas para a vida na Terra

Autor: Regina Motta - Data: 25/02/2019
RSS

É conhecida a afirmação de Albert Einstein: Se as abelhas desaparecerem da face da terra a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência, sem abelhas não há polinização, não há flores
nem frutos...

A imprensa vem noticiando que o seu desaparecimento como um fenômeno global. Nos Estados Unidos a situação é bastante preocupante, pelas repercussões ambientais, humanas e até econômicas. Espanha, França e Alemanha também dão conta de uma anormal diminuição de abelhas. 


https://commons.wikimedia.org/

A EMBRAPA em Relatório publicado publicado este mês, ressalta e reafirma a importância da polinização na geração de alimentos.
Relatório aponta a importância da polinização para a agricultura brasileira

Na tarefa fundamental de polinização das plantas, a abelha exerce um grande papel e, além desta tarefa fundamental, ainda gera o mel, alimento riquíssimo em nutrientes.

Impressiona esta afirmação do Relatório: "Das 289 plantas cultivadas ou silvestres, utilizadas direta ou indiretamente na produção de alimentos no país, existe conhecimento disponível sobre a polinização de 191 (66%). Os serviços prestados por esses animais, especialmente as abelhas, à agricultura brasileira foi estimado em R$ 43 bilhões, em 2018, sendo associado principalmente a quatro cultivos de grande importância agrícola: soja, café, laranja e maçã. Na Amazônia, o maior exemplo é a castanha-do-Brasil, que depende totalmente das abelhas para sua reprodução. "


https://commons.wikimedia.org/

Um alerta muito sério foi feito neste relatório, destacando as ameaças que podem reduzir a ação dos polinizadores, como as mudanças climáticas, a poluição ambiental, os agrotóxicos e plantas invasoras.

Para estudar esta interação "plantaXpolinizador, existe a REPIPP  Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador que é uma rede de trabalho colaborativo entre especialistas em Biologia da Polinização que estudam as interações planta-polinizador em suas várias dimensões e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e didáticas na área.

Leia também:

As incríveis habilidades das abelhas

Apicultores descobrem nova flor e produção de mel aumenta

A árvore mais perigosa do mundo

Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Estão abertas as incrições para os cursos em Holambra em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.
Estão abertas as incrições para os cursos em Holambra em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!