Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas das Américas: nossa riqueza vegetal

Autor: Regina Motta - Data: 30/01/2018
RSS


Segundo a Revista "Science" a cada ano os cientistas pesquisadores descrevem novas espécies e prevêem que em 2050 já devem ter sido descobertas, documentadas e estudadas cerca de 25000 novas plantas.
Até agora, a lista correspondente à América inclui 124993 espécies, 33% de todas as plantas conhecidas no mundo.
Muitas delas já estão incorporadas aos nossos jardins. Usá-las em nossos projetos é uma forma de valorizar e preservar esta imensa riqueza natural!

Algumas espécies das Américas:

1 A planta da espécie Perezia pungens é encontrada na América do Sul e pertence à família Asteraceae, a segunda mais diversificada do continente com 12.043 espécies. Delas, 15% está no Cone Sul, 14% na América do Norte e 13% no México.






Puya alpestris
Wouter hagens

2 A espécie Puya alpestris é encontrada no Cone Sul. Pertence à família Bromeliaceae, que é quase endêmica da América e possui 3.403 espécies. Delas, 39,5% está no Brasil. Esse tipo de planta se caracteriza por possuir folhas arrosetadas, flores coloridas e os estigmas retorcidos.

3 Outra espécie que pertence à família Bromeliaceae e é encontrada no Cone Sul é a Nastanthus patagonicus.

4 Essa planta da espécie Euphorbia cornastra está no México, que é o terceiro país do continente americano com a flora mais diversificada, com 22.969 espécies. Está atrás do Brasil, com 33.161 espécies, e da Colômbia, com 23.104.

5 Essa planta da espécie Kunhardtia rhodantha pertence à família Rapateaceae, que é endêmica do continente americano.

6 A Ponthieva mandonii é encontrada no Peru, Bolívia e Cone Sul. Pertence à família Orchidaceae, que é a mais diversificada da América com 12.983 espécies. Essa família representa de 9% a 23% da flora dos países tropicais andinos (Equador, Colômbia, Peru, Venezuela e Bolívia) e 13% da América Central.


Brachyotum ledifolium
Dick Culbert from Gibsons, B.C., Canada

7 Essa planta da espécie Brachyotum ledifolium é encontrada na Colômbia e Equador e pertence à família Melastomataceae, que compreende 200 gêneros e 4.500 espécies que se distribuem pelas regiões tropicais, principalmente na América.


Brunfelsia Americana
Daderot

8 A Brunfelsia Americana é encontrada nas Índias Ocidentais e Venezuela. O gênero Brunfelsia compreende por volta de 50 espécies descritas cujas flores costumam ser grandes e possuem cinco largas pétalas.


Ceratostema alatum
Dick Culbert

9 Essa planta da espécie Ceratostema alatum é encontrada na Colômbia e Equador. A Colômbia possui 23.104 espécies de plantas, das quais 6.739 são endêmicas. Por sua vez, o Equador tem 17.548, das quais 5.480 são exclusivamente desse país

10 A espécie Ranunculus gusmanii é encontrada em áreas úmidas e pantanosas da Colômbia, Equador e Peru. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) a incluiu na Lista Vermelha na categoria de "preocupação menor", já que não há uma ameaça substancial à população mundial.

11 A Valeriana henrici é encontrada no Equador e Peru. As espécies desse gênero são nativas da América e América do Norte e são usadas frequentemente como soníferos

12 A espécie Caiophora cernua é endêmica do Cone Sul. 70% das espécies da América estão unicamente em um país ou região. No caso do Cone Sul, 45% das espécies são exclusivas dessa área.


Gentianella hirculus
Laurel toxico

13 A Gentianella hirculus é uma das 5.480 espécies endêmicas do Equador. O país tem no total 17.548 espécies de plantas. Essa espécie corre risco de extinção, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN,
principalmente pela destruição do habitat do Parque Nacional Cajas pelos visitantes.


Passiflora foetida
B.navez

14 Essa planta da espécie Passiflora foetida é encontrada ao longo do continente americano. Também é conhecida como maracujá silvestre e serve de alimento às larvas de algumas espécies de borboleta.

Você gostará também:

Mais de 1700 Novas Plantas descobertas em 2016

Paisagismo: Algumas plantas estranhas do mundo

A terra ainda tem vidas e belezas desconhecidas?

O desafio de entender e conhecer melhor as plantas

Você conhece a Grumixama, Araticum, cambucá...?



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!