Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Entrevista: Paisagista Marisa Lima, GENTE QUE FAZ!

Autor: Regina Motta - Data: 13/08/2018
RSS

"A missão do Paisagista é Humanizar a vida com muito verde, melhorar a qualidade do ar, melhorar a vida no planeta".
marisalima.com.br , GENTE QUE FAZ!

Assim a nossa parceira do www.paisagismodigital.com, define a profissão de Paisagista que ela exerce com o maior brilhantismo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Temos o maior orgulho de contar com a sua presença, colaboração e amizade!

Conhecida e reconhecida na área de paisagismo, com matérias publicadas em revistas especializadas como Casa e Jardim, Casa Cláudia, Casa e Construção, no Evento Casa Cor do Rio de Janeiro e São Paulo, além de jornais e TV, é com grande satisfação que conversamos com ela e contamos a vocês, nossos leitores!



Como você descobriu a sua vocação para o Paisagismo? Conte-nos um pouco do início de sua carreira.

Desde criança ajudava a minha mãe a cuidar dos jardins da casa, que eram grandes. Cresci em uma enorme casa cheia de flores e muitas árvores frutíferas, as quais adorava subir para comer fruta no pé. Quando fui escolher minha profissão, fui fazer faculdade de Belas Artes, pois sempre gostei de desenhar, mas fui fazer escultura. No meio do caminho descobri que iam ter cursos novos na faculdade e fui saber quais eram e quais seriam essas profissões novas. Deparei-me com o Paisagismo, que segundo me explicaram seria a Arquitetura da área externa da casa, pois como muitos pensam, Paisagismo não é só plantar, nós paisagistas projetamos toda a área externa de lazer, esportes, caminhos, etc, além das plantas. Então troquei da Escultura para o Paisagismo e sou muito feliz na profissão que exerço há 39 anos.

Quais as dificuldades encontradas para o desenvolvimento da profissão?

No início não tínhamos livros especializados com plantas brasileiras ou adaptadas ao nosso clima, tínhamos apenas um livro americano que tinha plantas daqui e muitas na sua maioria que não existiam no Brasil, não tínhamos internet naquela época. Depois começaram a aparecer livros escritos por Burle Marx, o qual tive o prazer de conviver durante minha época de faculdade, e livros do Harri Lorenzi e Hermes Moreira de Souza, que nos brindaram com inúmeras publicações. E hoje em dia melhor ainda, temos programas de paisagismo que nos ajudam a agilizar nosso tempo na hora de projetar e fazer nossos orçamentos. Cito como instrumento o programa da AuE Software, que muito me auxilia.

Como surge a inspiração para um projeto de paisagismo? O que procura priorizar?

A inspiração surge na hora da conversa com o cliente, priorizo sempre o que o cliente deseja, o que posso oferecer para que ele realize seu sonho.

As dificuldades existem em todas as profissões, não é? Conte-nos quais encontrou e como as venceu.

Muitas sim, falta de mão de obra especializada, a maioria dos meus jardineiros eu que ensinei e treinei, pois eram meros cortadores de grama. Falta de bons viveiros especializados. Hoje em dia temos ótimos viveiros de plantas diversas.

Entre os seus inúmeros projetos quais você escolheria como o que lhe deu mais satisfação?

Cada um tem um carinho especial, mas tenho uma cliente que sua vizinha construiu um enorme paredão subindo 4 andares da casa, ficando essa grande empena voltada para a área de lazer da minha cliente e isso fez com que ela adoecesse de tristeza. Então ela me achou em uma reportagem de revista e me chamou para que eu fizesse um grande jardim vertical para que sumisse com o muro enorme que a estava incomodando. E isso nos levou a ter até hoje uma enorme amizade.

Além do Paisagismo, você atua em outras vertentes ambientais, como é esse trabalho?

Sim, sou especializada em recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, recuperação de jardins históricos e perícia ambiental.

Qual seria sua recomendação para aqueles que pretendem se iniciar nesta bela profissão que tanto representa para a beleza e o bem de nosso planeta?

Estudar muito, fazer especializações, e amar o que faz. O verde ajuda a despoluir, a melhorar a qualidade de vida, a amenizar o calor, nos proporciona relaxamento e embeleza nossa vida. Nossa profissão é muito prazerosa e importante para o Planeta.












Jardim vertical para esconder o muro da cliente, citada por Marisa


Jardim vertical para esconder o muro da cliente, citada por Marisa

Contatos da Paisagista Marisa Lima
www.marisalima.com.br
marisalima@marisalima.com.br
Facebook marisalimapaisagismo
Pinterest /marisaclima
Instagran @marisalimapaisagista

A Paisagista Marisa Lima, apesar de seus inúmeros projetos, nos dá a honra de contribuir com seus artigos para o nosso Blog, que tem mais de 13 mil assinantes.

Alguns de seus artigos publicados aqui:

Um belo jardim com pouca água

Projeto de paisagismo diferenciado: foco em crianças

Jardim dos Encontros: Criação da Paisagista Marisa Lima na Casa Cor

Paisagismo: Beleza e praticidade do Jardim Vertical

Plantas ornamentais: Que tal uma salada de flores?

Plantas exóticas: Planta com cheiro de pipoca




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!