A Consultoria Toni Backes promove, desde 1999, cursos de jardinagem e paisagismo ecológico em módulos mensais com formato inédito no país. Em 2001, a Escola de Paisagismo fixou raízes em um local incrível, o Perau do Encanto, permeado de natureza por todos os lados.
Vários profissionais atuantes no paisagismo, do RS e de outros Estados, iniciaram seus estudos no Perau. Outros procuram nossa escola para complementar sua formação e buscar atualizações.
Por termos pouca opção de cursos de paisagismo profissionalizantes, vários profissionais não tem o apoio técnico-científico, tornando o ramo ainda pouco desenvolvido, onde cada um vai "tateando" seu aprendizado e sua posição no mercado. Esperamos que, quanto mais pessoas troquem informações e pesquisas, mais jardineiros, jardinistas e paisagistas se formem e intervenham de modo consciente e preservacionista na paisagem. Nesse contexto surgiu o nosso curso, entendendo que quanto mais capacitados, maiores serão os benefícios e maior será o reconhecimento da profissão.
Aqui no Perau, educamos nossos olhares para enxergar o que a natureza tem a nos ensinar e, a partir desta observação, criar jardins com identidade integral.
Para se criar um jardim regenerativo, um profissional da área de paisagismo precisa conhecer a paisagem local e entender como ela está inserida em um contexto maior. Isto inclui conhecimentos sobre geologia, vegetação, clima, geomorfologia, água, enfim... tudo o que é fundamental para elaborar um programa de necessidades da natureza. Além de entender as necessidades e desejos das pessoas que irão curtir e viver naquele jardim. É o planejamento de uma verdadeira simbiose entre o desejo humano e o desejo da natureza.
Aprendemos com o que existe de mais precioso por aqui... a vida! Ela está representada em cada cantinho que se olha, como ela se comunica, se adapta, se organiza e se relaciona. Uma das coisas mais bacanas que acontecem aqui é a transformação pessoal que muitos passam, não só pelos conhecimentos técnicos, mas também pelas relações interpessoais e com a natureza.
Com isso, o ensino da jardinagem só poderia ser esse: trabalhar para regenerar a paisagem como um todo. Um dos objetivos do curso é atualizar e despertar as pessoas em relação ao paisagismo regenerativo, um paisagismo que considera toda e qualquer forma de vida e suas interações.