| Bellis é uma planta herbácea, florífera e perene, conhecida no mundo todo por suas propriedades medicinais e ornamentais. Suas folhas são verdes, espatuladas,carnosas, com margens crenadas ou serradas, pubescentes e dispostas em roseta basal.
 
 
 As inflorescências despontam acima da folhagem, são do tipo capítulo, com pétalas em nuances róseas, brancas ou vermelhas e o centro amarelo brilhante.
 O florescimento se distribui durante todo o ano, dependendo da época de plantio. Os frutos são secos, ovados, pubescentes e indeiscentes, do tipo cipsela. Há variedades com inflorescências de corola simples ou dobrada.
 
 
 
 Esta alegre e delicada margarida, que mais parece um pom-pom nas variedades dobradas, é usualmente utilizada em bordaduras e maciços, assim como em vasos e jardineiras.
 Suas flores apresentam hastes fortes e são bastante duráveis, prestando-se como flor-de-corte, na composição de arranjos e buquês. Versátil, a bonina também é comestível e medicinal, sendo muito utilizada na forma de cataplasmas e infusões das flores e folhas.
 
 
 
 Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio do clima subtropical ou temperado, florescendo em abundância no inverno. A despeito disso, não tolera geadas fortes, devendo ser protegida com palha ou outra forração. Apesar de perene, é cultivada como anual e no máximo bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo. Multiplica-se por sementes e por divisão dos estolhos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Jango Verde: Implantação e manutenção de Jardim . Angola
  Contato: jangoverde.angola@gmail.com
  
 Você gostará também:
  
  Jardim Botânico da Madeira   
 
  Plantas ornamentais: Íris, a mensageira dos deuses   
 
  Plantas ornamentais:Orquídea Cattleya- Grupo 1   
 
  Plantas ornamentais: Begônia   
 
  Paraíso de flores e plantas de todo mundo   
 
  Plantas brasileiras: Amarelão e Amendoim do Campo   
 
  Plantas de fácil manutenção para Paisagismo: Capins   
 
  Plantas brasileiras contra a mudança climática   
 
  Formigas no jardim: Plantas companheiras ou repelentes   
 
  
 
 |