Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: Plantas ornamentais despoluidoras

Autor: Regina Motta - Data: 10/12/2011
RSS

Em tempos de discussão sobre a extrema necessidade de nos preocuparmos com a manutenção e recomposição das áreas verdes, uma pesquisa feita nos Estados Unidos, por cientistas do Centro de Investigação Atmosférica (NCAR) demonstrou que as plantas absorvem mais poluentes atmosféricos do que inicialmente se previra. Algumas inciativas usando plantas para descontaminar o solo Plantas nativas regeneram espaços contaminados em Portugal e aCasca de banana pode despoluir a água e Novidade! Uso de plantas ornamentais em saneamento.
Que elas purificam o ar, já sabemos, mas a pesquisa mostra que algumas têm uma capacidade maior de exercer esta função em virtude de processos químicos usados por elas para se protegerem.

Como funciona
As plantas para se protegerem de substâncias irritantes e repelir invasores como os insetos, produzem compostos químicos para se protegerem. Mas, quando estes compostos são produzidos em excesso podem tornar-se tóxicos para a própria planta. Para evitar este efeito, as plantas aumentam a produção de enzimas que diminuem a toxicidade destas substâncias. Durante este ciclo, há absorção de mais COV, que são também metabolizados por estas enzimas. Esta absorção é especialmente mais rápida na cobertura das florestas densas, que representam cerca de 97% da absorção total destes químicos.
Algumas espécies vegetais têm um papel ainda maior. Além de retirarem o gás carbônico da atmosfera e devolverem o precioso oxigênio, algumas plantas também agem como eficientes despoluidoras do solo, ar e agua.

Exemplos de plantas altamente despoluidoras, segundo as pesquisas realizadas:


Helianthus anuus
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Helianthus+annuus&title=Special:MediaSearch&type=image


Philodendron scandens
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Philodendron_scandens_subsp_oxycardium.JPG


Chlorophylum comosum
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chlorophytum_comosum_Ampel.jpg


Acacia mangium
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Acacia+mangium&title=Special:MediaSearch&fulltext=Pesquisa+&type=image


Eichornia crassipes
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Eichornia+crassipes&title=Special:MediaSearch&fulltext=Pesquisa+&type=image

O girassol (Helianthus laetiflorus) absorve chumbo de solos contaminados.

O filodendro (Philodendron oxycardium) e a gérbera (Gerbera jamesonii) são capazes de absorver benzeno, utilizado na indústria química como solvente, altamente inflamável.

O clorofito (Chlorophytum comosum), a espada-de-são-jorge (Sanseviera trifasciata) e a jiboia (Scinddapsus piclus) capturam o gás formaldeídeo, usado na fabricação de corantes e vidros.

Uma árvore muito eficiente na captura de gás carbônico e outros poluentes liberados por automóveis e tem ganhado destaque em projetos de arborização urbana é a acácia-australiana (Acacia mangium).

Aconselha-se que plantas que agem na limpeza do solo devem ser retiradas após um tempo determinado por um engenheiro agrônomo e depois serem incineradas pois elas armazenam as substâncias que tiram do ambiente poluído. E estas espécies não devem ser mantidas em ambientes sem ventilação.
A solução existe, é simples, está na natureza, basta ouvi-la e ter o empenho em realizar a nossa parte.

Fonte: www.sciencedaily.com

Você pode se interessar também por:
Planta que recolhe dejetos e recicla
Conhecendo plantas tóxicas
Hortaliças e ervas em paisagismo
Paisagismoi:Plantas raras, exóticas, estranhas
Plantas afrodisíacas e medicinais
Paisagismo: Por que os ficus das cidades estão morrendo?
Plantas também usam truques para garantir a reprodução



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!