Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: Dicas simples para ter um belo jardim

Autor: Regina Motta - Data: 02/02/2015
RSS

Como dizia o poeta das coisas simples, Mário Quintana, "o segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você". Mais do que um conselho nas entrelinhas, o recado também pode ser aproveitado ao "pé da letra". Afinal, estar ligado às coisas da terra, à natureza, faz bem à mente e ao espírito. Árvores, plantas e flores podem enfeitar o ambiente e, conseqüentemente, a vida.

A combinação de várias espécies de plantas é sempre uma boa escolha, desde que se observe as necessidades de sol e água para que se desenvolvam bem. Não é possível misturar plantas com necessidades muito distintas, sempre alguma delas irá sofrer.
A preocupação também deve ser estendida às combinações das cores. Nem sempre cores diversas formam um conjunto agradável. Você pode usar combinações analógicas ou complementares.



A forma das plantas também deve ser pensada. Combinar as formas ajuda a dar harmonia à paisagem. Use e abuse da variação, mas respeite o bom senso das alturas, pra que uma não sombreie demais a outra. Tire proveito do balanço das folhas moles e bem humoradas dos capins. Assim como da elegância de uma topiaria, bem podada, dando um ar de cuidado ao jardim.
Na escolha das plantas para um jardim bem planejado, a época de floração deve ser pensada, Fazendo isso você poderá desfrutar de uma bela paisagem o ano todo e melhor ainda, renovada, com cores diferentes, formas de flores diferentes.



Caminhos do jardim - Imponha limites ao jardim, pisos bem demarcados, ajudam na composição da paisagem, mais do que se imagina. Linhas tortas, mal desenhadas, desequilibram o jardim e aquilo que era pra deixá-lo mais bonito, acaba atrapalhando.



Há que se observar a região onde você vive, já que no Brasil a variação de climas é muito grande. Algumas sugestões:

Algumas flores do verão: gerânio, dália, flor de chagas, coleus, zinias, vinca.

Dahlia pinnata, Dália

Dahlia pinnata, Dália



Tropaeolum majus, Chagas, Capuchinha

Tropaeolum majus, Chagas, Capuchinha



Catharanthus roseus, vinca, boa noite, malva rosa

Catharanthus roseus, vinca, boa noite, malva rosa



Pelargonium, gerânio

Pelargonium, gerânio



Outono, inverno: Tagetes, Sálvia, Cravina, Beijinho, Petúnia, Begônia, Verbena, amor-perfeito, boca de leão, ciclamen.

Viola, amor perfeito

Viola, amor perfeito



Antirrhinum majus, boca-de-leão

Antirrhinum majus, boca-de-leão



Cyclamen persicum

Cyclamen persicum



Primavera: jasmim, o manacá e a buganvília que são arbustos, rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dama-da-noite.

Bougainvillea, primavera

Bougainvillea, primavera



Argiranthemum, margarida

Argiranthemum, margarida



Hibiscus, hibisco

Hibiscus, hibisco



Rosa

Rosa



FOLHAGENS

As plantas que têm belas folhas também são capazes de embelezar os ambientes com suas diferentes cores, texturas e formatos. Folhagens que vivem em vasos no chão, pendentes ou em canteiros no jardim contribuem para criar pontos "verdes" exuberantes em qualquer espaço.

Rabo de burro - nome científico: Sedum morganianum. O rabo de burro é uma espécie pertencente à família das suculentas pendentes (ou decíduas) e, por isso, fica muito bem em vasos altos ou suspensos. No calor molhe a terra uma vez por semana, evitando aguar as folhas e, em épocas mais úmidas, baixe a frequência para apenas uma vez por mês. Cultive-o a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e drenável. A planta é bem tolerante ao frio, porém não suporta geadas.

Dinheiro em penca - nome científico: Callisia repens. Esta espécie delicada e ornamental pode chegar a 15 cm. procure mantê-la próxima à janela, mas nunca exposta diretamente ao sol (ou suas folhas podem queimar). No entanto, a falta dos raios solares "esvazia" a planta, deixando galhos e terra a mostra. Regue a cada dois dias, mas sem encharcar o solo, e use adubo orgânico (húmus) de dois em dois meses

Babosa - nome cientifico: Aloe vera. É uma planta suculenta que alcança de 60 a 90 cm de altura, possui folhas com espinhos nas extremidades e gera inflorescência vermelha ou laranja com valor ornamental. Muito utilizada na medicina popular por ser cicatrizante, a babosa se desenvolve melhor a sol pleno e em jardins de pedras, porém pode ser cultivada isoladamente. Tolerante a solos com baixa fertilidade, tem reprodução através de brotos

Lírio da paz - nome científico: Spathiphyllum wallisii. O lírio da paz tem folhagem vistosa e é fácil de cultivar. O vegetal gosta de local quente e úmido e precisa de luz natural indireta. Para que ele se desenvolva bem, regue duas vezes por semana no verão, e uma no inverno, sem excesso de água. O solo deve ser bem drenado

Musgo tapete - nome científico: Selaginella kraussiana. Esta planta rasteira da mesma família das samambaias possui folhagem delicada, ideal para arranjos. Ao cultivá-la, regue duas vezes por semana no verão e uma no inverno, mas sem excesso de água. E atenção: aloque-a em espaços sombreados.

Árvores - Se o seu jardim tem espaço, árvores são sempre bem vindas! Escolha uma espécie nativa, por favor! Procure se informar de seu porte, lembre-se ela vai crescer!. Muito cuidado com a sua escolha, mas não deixe de plantar uma, pelo menos uma vez na vida. Faz parte da realização do ser humano!

Hortas - É muito interessante ter uma horta, até mesmo no jardim! Mas lembre-se todas essas plantas, especialmente as verduras, irão precisar de sol boa parte do dia. Portanto se a idéia é ter essas plantas especiais em casa, escolha o lugar mais ao sol que tiver e lembre-se, se tiver cachorro em casa, mantenha esse espaço isolado!

Dicas muito importantes:

1 - Se você não quer ou não tem tempo para projetar e fazer o seu jardim, pode encontrar aqui um profissional, em qualquer estado do Brasil, com técnica e conhecimento para realizar seu sonho.
Profissionais de paisagismo

2 - Para encontrar mudas de plantas em todo o Brasil, faça assim:
Entre em Paisagismo Digital. Pesquise nas listagens ou digite o nome popular ou científico na caixa de pesquisa e marque planta, ou mobiliário, ou insumo. Clique e vai encontrar a foto e o nome científico. Clique na foto e vai encontrar todas as informações sobre a planta ou o produto, inclusive quem vende em todo o Brasil. Marque o nome do fornecedor para enviar-lhe um e-mail.

Você gostará também de:

Beleza e praticidade do jardim Vertical
Plantas ornamentais: Íris, a mensageira dos deuses
Plantas ornamentais: Orquídea Cattleya - Grupo 1
Plantas ornamentais: Begônia
Formigas no jardim: Plantas companheiras ou repelentes
O curioso jardim dos venenos de Alnwick Garden
Criaturas benéficas para as plantas de jardim e paisagismo
Plantas - quem ama, cuida
Jardim pré-histórico
Jardim - Como plantar com sucesso
Por que jardim? Um pouco de história


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!