Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Você acredita que as plantas falam, têm uma linguagem, se comunicam?

Autor: Regina Motta - Data: 11/07/2015
RSS

Você acredita que as plantas falam, têm uma linguagem, se comunicam?
Estudos envolvendo a capacidade de comunicação das plantas e de suas reações, vêm sendo feitos por cientistas de todo o mundo. Como seres vivos que são, elas têm habilidades que contribuem para a sua sobrevivência e reprodução. Acredita-se que, através das plantas, poderemos compreender o meio ambiente.

Já falamos aqui sobre o esforço que elas fazem para garantir a reprodução em: Guerra dos sexos no mundo das plantas e Plantas também usam truques para garantir a reprodução



Elas têm uma vida secreta que os cientistas se dedicam a entender e decifrar. Sabemos que elas atraem os animais que são de seu interesse e usam artimanhas para repelir os indesejáveis: Como as plantas atraem dos animais e As plantas sabem se defender sozinhas.



As plantas falam e comunicam. Utilizando uma linguagem, ainda pouco conhecida, elas enviam mensagens a outras plantas e ao meio ambiente.
Pesquisas já comprovaram que As plantas podem aprender e recordar e, ainda, dentro desta vertente de pesquisas sobre a vida secreta das plantas, Orquestra de Londres faz concerto para plantas



Em Florença, Itália, um projeto europeu de investigação analisa a atividade elétrica das plantas:
"As plantas são capazes de sentir o campo gravitacional, os campos elétricos, magnéticos, os gradientes químicos, etc. Esta enorme quantidade de informação que as plantas percebem e transpõem está lá, à nossa disposição, temos apenas de ser capazes de encontrar uma maneira de decifrá-la e de torná-la inteligível", explica o cientista Stefano Mancuso.

O ponto de partida é a análise digital do comportamento de algumas plantas em circunstâncias específicas:
"Observando os sinais, gerados pelas plantas, somos capazes de chegar aos estímulos que os geraram. Depois de lermos os sinais, sem serem distorcidos mas, possivelmente, amplificando-os, eles são digitalizados. Um sinal que é analógico e que varia no tempo, é transformado em números", adianta Andrea Vitaletti, cientista da computação.

O desafio é encontrar a causa e, simultaneamente, escrever um conjunto de dados, criar um mapa de referência que nos permita saber como é que as plantas reagem num determinado ambiente:
"É, verdadeiramente, uma língua. Um parâmetro ambiental específico corresponde a uma mensagem elétrica particular. Se conseguirmos codificar teremos nas mãos uma "Pedra de Roseta" para as plantas, o que nos permite compreender o que elas sentem", diz Stefano Mancuso.
Uma plataforma digital e um poderoso algoritmo transformam cada árvore numa sentinela do meio ambiente:

"O objetivo final é reunir os dados de várias plantas e agregá-los para que, em seguida, sejamos capazes de processá-los.
A mesma árvore vai, ao mesmo tempo, fornecer-nos informações sobre mais do que um parâmetro ambiental. Se usássemos os sensores usados nas estações de monitorização, precisaríamos de um para cada parâmetro que estivéssemos a estudar e isso seria, certamente, muito dispendioso", conclui Mario Poli, cientista da computação.

Da monitorização do ozonio, em tempo real, à medição do grau de intoxicação química dos solos. Aprender a língua das plantas permite um controle global do meio ambiente, de uma forma nunca antes conseguida.

Fonte: http://pleased-fp7.eu
http://pt.euronews.com/2014/06/02/aprender-a-lingua-das-plantas-para-compreender-o-meio-ambiente/

Você gostará também:

Plantas que cantam para atrair polinizadores

Do sexo das plantas ao fruto

Plantas que atraem beija-flores para o jardim

Aparelhos verdes: energia gerada por plantas

A Vida Secreta das Plantas 2 - Floração

A Vida Secreta das Plantas 1 - Viajando

Jardins Terapêuticos, um agradável recurso de cura

Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais

Você sabe como surgiram as plantas?

O homem que freou o deserto: uma lição para o mundo


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Estão abertas as incrições para os cursos em Holambra em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.
Estão abertas as incrições para os cursos em Holambra em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!