Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar
consequencias, progresso, conforto, natureza, aue, paisagismo

Vale a pena reforçar: Consequências do progresso

Autor: Regina Motta - Data: 01/07/2009
RSS

Embelezando os jardins e sendo fonte de grande admiração, as flores exibem na natureza uma grandO homem moderno, rompendo os limites impostos pela natureza, produziu um "modus vivendi" tão confortável que alterou sua sensibilidade original.
O instinto de sobrevivência primitivo, onde os sentidos o mantinham em alerta observando a natureza e tudo que o cercava, mudou de rota, fazendo com que os sinais emitidos por ela deixem de ser notados.
Assim, sem se preocupar com as conseqüências, desmata, polui, destrói, modifica a face do planeta. O resultado já é sentido, mas os detalhes são ignorados, incorporados à rotina diária tornam-se normais.
Um bom exemplo está no uso das sacolas plásticas. Em qualquer comércio - lojas, feiras, supermercados,farmácias, é automático o seu uso, por menor que seja o objeto adquirido.
Ainda que timidamente alguns consumidores despertem para esse desperdício, a grande maioria nem percebe o excesso de sacolas usadas de forma corriqueira.
Uma sacola cuja matéria prima é o polietileno, originário do petróleo, não renovável, pode levar 200 anos para se decompor. Calcula-se que 80% dos sacos plásticos são usados apenas uma vez.
Os que não vão para os lixões, vão parar em rios e no oceano, matando peixes e tartarugas.
Na questão da embalagem do lixo doméstico, não haveria uma alternativa que as substituísse ?
Percebe-se algumas iniciativas sérias e louváveis na educação para a conservação de nosso ambiente, sem dúvida. Mas exageros também são cometidos: Urinar durante o banho, por exemplo, é uma medida simplória que tem encontrado muitos adeptos.
A água que será usada para lavar o banheiro e os produtos químicos para desinfetá-lo não serão mais degradantes que uma descarga?

Se o assunto lhe interessa leia:

Faça algo todo dia

Paraíso ecológico ameaçado

A natureza está meio louca

Plantas ficam diabéticas e obesas



Compartilhar:




37ms


Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!