Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Utriculária Gibba - Rápida & Letal

Autor: Victor Campanate - Data: 02/05/2024
RSS

Sendo uma das únicas plantas carnívoras aquáticas conhecidas pelo mundo, a utricularia gibba - creeping bladderwort em inglês ou a bexiga rasteira, em tradução livre - é uma predadora rápida e engenhosa que é muito mais do que os olhos conseguem ver.

 Utricularia gibba por David G. Smith


Encontrada em pequenos lagos e lagoas, a utricularia gibba é um espécime um tanto quanto desconhecido da família das Lentibulariaceae. Ela possui flores amarelas que crescem em longas hastes e folhas bem finas e delicadas em suas extremidades, que se mantém flutuantes sob a superfície da água. O que mais chama a atenção na utricularia, no entanto, são suas pequenas “bexigas”. Elas são tão pequenas que a planta carnívora consegue se alimentar de várias formas de vida ainda menores. O cardápio desta predadora vai desde insetos e crustáceos até organismos totalmente invisíveis ao homem.

 Utricularia gibba por Roger e Alison Heath


As bexigas funcionam como aspiradores de pó microscópicos que ficam presos às hastes da utricularia, submersas. Quando alguma presa toca esses apêndices sensíveis, ela é sugada pela armadilha instantaneamente. Uma pequena válvula se abre na bexiga e a presa encontra seu fim em apenas um centésimo de segundo.

Essa impressionante velocidade foi comprovada pelos cientistas da NLH (National Library of Medicine), que usaram uma câmera rápida de 15 mil quadros por segundo para conseguir capturar o movimento da utricularia.


Compartilhar:




46ms


Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Conheça os melhores softwares para paisagismo e irrigação


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!