Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Tristes números!

Autor: Regina Motta - Data: 06/07/2009
RSS

O número é espantoso!
Existem 2291 espécies de plantas que só ocorrem no Brasil e que estão ameçadas de extinção, seja por queimadas, desmatamento ou urbanização.

Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Bahia de Feira de Santana e a Organização Ambientalista Conservação Internacional, que envolveu 175 cientistas de 55 instituições brasileiras e estrangeiras, lançado no 60 Congresso de Botânica, revela estes dados preocupantes.

O Brasil possui 15% da flora mundial - existem aqui 752 áreas de relevãncia biológica, consideradas estratégicas para a preservação da Biodiversidade.

Metade destas áreas, correspondendo a 140 milhões de hectares, está degradada.

A Região Sudeste é a que concentra o maior número de espécies ameaçadas, destacando-se Minas Gerais com 550 espécies e o Rio de Janeiro com 250 espécies.

Devido a grande variação ambiental do nosso país, a conservação desta flora exige grandes áreas protegidas, o que não está acontecendo.

As conclusões do estudo deixam a lista oficial das espécies ameçadas de extinção, apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2008, completamente defasada. Na lista do Ministério constam apenas 472 espécies em perigo.

O ideal seria que cada estado tivesse uma política de preservação e o governo federal apenas fiscalizasse estas ações.

O Brasil foi signatário da Convençao da Diversidade Biológica que firmou o compromisso de chegarmos a 2010 com pelo menos 10% do planeta em áreas protegidas.

Será o Brasil capaz de cumprir esta promessa?

Fonte: Rede Tribuna/ES


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!