Nós sabemos que a água é essencial para a vida do planeta Terra, no entanto, o que estamos fazendo para preservá-la, para cuidar de sua pureza, poupá-la, usando-a com equilíbrio?
Fala-se muito, espera-se muito e faz-se muito pouco! Assim, quando tomarmos conhecimento de bons projetos e iniciativas, renasce o otimismo e nos enchemos de esperança de um futuro sustentável para a nossa Mãe Terra.
Nós, os seres humanos, perdemos a conexão com os ciclos das águas mas, agora, somos obrigados a reaprender a enxergar seu ritmo e a respeitá-lo, tantas as catástrofes que nos vêm acontecendo. Para isso surgiram iniciativas como o Programa "Cultivando Água Boa" de Itaipu.
O Programa Cultivando Água Boa é um marco na história da gestão ambiental da Itaipu Binacional, que ampliou o conceito anterior de atendimento aos 16 municípios lindeiros ao reservatório da usina para formar parcerias e trabalhar com os 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná III.
fonte da foto: viajarerefletir.zip.net/images/itaipu.jpg
Baseado no forte compromisso da ética do cuidado com o futuro sustentável do planeta, o Cultivando Água Boa foi criado em 2003 pela Itaipu Binacional e tem 18 programas, 70 projetos e 108 ações de responsabilidade socioambiental na verdadeira unidade de planejamento da natureza, que é a bacia hidrográfica. Além de garantir a qualidade da água que forma o Lago de Itaipu e gera energia elétrica de qualidade para o Brasil e para o Paraguai, o Cultivando Água Boa é fonte de responsabilidade ambiental em toda a região da Bacia do Paraná III.
As ações do Cultivando Água Boa envolvem parcerias institucionais, não governamentais, com setores dos movimentos sociais, como agricultores, pescadores, catadores, suinocultores, assentados, indígenas e instituições de ensino e pesquisa. O caráter plural e diversificado do Cultivando Água Boa garante a gestão compartilhada dos cuidados com o meio ambiente e com o ser humano e aponta para um caminho de esperança na construção coletiva de um lugar ambientalmente correto para se viver" Programas: Gestão por bacias Tem como objetivo aumentar a vida útil do Lago para a produção de energia elétrica da Itaipu, através da preservação e recuperação do meio ambiente da região, em especial da água, do solo e das florestas, de forma integrada com os municípios, proprietários rurais e demais atores sociais. Sustentabilidade Regional Desenvolve projetos de caráter sócio-econômicos para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda e das minorias dos municípios da Bacia do Paraná III, atendendo catadores de lixo, assentados, índios Avá Guarani e pequenos agricultores com apoio a atividades ambientalmente corretas e economicamente auto-sustentáveis, tais como: coleta solidária, apicultura, jovem jardineiro, infra-estrutura para obras sociais, plantas medicinais, agricultura familiar e estímulo à produção de alimentos orgânicos. Biodiversidade nosso Patrimônio Visa a preservação e recomposição da biodiversidade (fauna e flora) regional. Consiste em medidas de manejo das áreas protegidas de ITAIPU (reservas e refúgios biológicos e faixa de proteção do reservatório da usina); produção e plantio de mudas; atendimento de animais no Hospital Veterinário; estudos e pesquisas da diversidade ictiofaunística e formação de bancos de germoplasma; criação de animais silvestres, inclusive espécies ameaçadas de extinção; implantação do "Corredor da Biodiversidade" que vai ligar as áreas protegidas de ITAIPU com o Parque Nacional do Iguaçu, estabelecendo uma inter-conexão também com o Parque Nacional de Ilha Grande.
Além de outros programas como: Saneamento da Região Monitoramento e Avaliação Ambiental Educação Ambiental Produção de Peixes em Nossas Águas Gestão Estratégica da DC Prospecção de Recursos Gestão da Informação e Processos da DC Infra-estrutura eficiente Nossa esperança em resultados positivos deve ser cultivada e divulgada! Leia a informação completa em:
http://www2.itaipu.gov.br/cultivandoaguaboa/
|