Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Por que jardim? Um pouco de história

Autor: Regina Motta - Data: 13/07/2009
RSS

Sempre que nos referimos a jardim nossa tradição ocidental judaico-cristã nos remete, inconscientemente ,à idéia de paraíso. Não diz a Bíblia que Adão e Eva viviam no paraíso, num jardim florido e magnífico?

A palavra jardim é de origem hebraica unindo gan que significa proteger defender à palavra éden cuja significação é deleite, encantamento, satisfação.

Quando imaginamos um jardim pessoal, vamos criar uma paisagem idealizada que nos comova e atinja todos os nossos sentidos.

Segundo Burle Marx "Jardim é sinônimo de adequação ao meio ecológico para atender às exigências naturais das civilizações".

Assim como em todas as manifestações artísticas existe uma influência da cultura de seu tempo, o estilo do jardim também recebe essa influência ao longo dos séculos. Cada época, cada cultura, cada povo tem o jardim que os representa.

Os jardins mais antigos de que se tem notícia foram os egípcios - há cerca de 4000 anos.
Eram influenciados pela crença deste povo em astrologia, ocupavam grandes espaços às margens do rio Nilo e tinham traçados geométricos. As plantas usadas eram, em sua maioria, úteis e frutíferas. Algumas tinham um significado simbólico, como o lótus e o papiro


Cyperus papyrus
Fonte: Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0

Nelumbo nucifera
Cyperus papyrus



Nelumbo nucifera
Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0


Os jardins egípcios influenciaram os gregos que, no entanto, não usavam formas geométricas devido à topografia da região.

Entre as Sete maravilhas do Mundo Antigo estão os jardins suspensos da Babilônia.
Palmeiras e roseiras eram cultivadas sobre o teto das casas, em terraços que possuíam vários patamares e um belo sistema de irrigação. A vegetação passa a ser útil pelo valor ornamental, sofrendo influência da civilização persa.


Trachycarpus fortunei
Fonte:
https://creativecommons.org/licenses/by/2.0

Trachycarpus fortunei Rosa x grandiflora  Sari


Rosa xgrandiflora
https://creativecommons.org/licenses/by/2.0

Os romanos também se esmeraram em seus jardins e usavam mosaicos, fontes e estátuas.

Com o advento da Idade Média o jardim passou a ser confinado nos mosteiros e castelos. Cultivava-se hortaliças, plantas medicinais, frutíferas e flores de corte para uso nos altares.

Constrastando com a sobriedade e linhas retas do jardim europeu da Idade Média, a China e o Japão criaram um estilo peculiar, recriando a natureza pura, usando plantas, areia, água, pedras para imitá-la. É um estilo de fundo espiritual, convite à meditação e à transcendência.

Com o fim da Idade Média surge o Renascimento , trazendo novas formas para todas as manifestações artísticas. O jardim também sofre essa influência: torna-se suntuoso, com plantas esculpidas em forma de esculturas. Ele vai assumir características próprias em cada país europeu da época.

Sucedendo ao estilo renascentista, o mundo recebe o Romantismo. ele traz para o jardim a busca pela reprodução da natureza: árvores, riachos, rochedos, ruínas, tudo de forma a reproduzir o ambiente natural.

Hoje, o jardim incorpora os estilos do passado com duas tendências que se opõem: a forma geométrica e o naturalismo.

Qualquer que seja o estilo escolhido, o importante é que seu jardim seja seu "paraíso". O lugar que represente para você um presente para os sentidos.
Converse com seu paisagista ou jardineiro: Ele saberá interpretar seus sonhos e anseios!

Fonte: Princípios de Paisagismo - Demaitté, Maria Esmeralda S.P.


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!