Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas que atraem beija-flores para seu jardim !

Autor: Gláucia de Oliveira - Data: 29/07/2009
RSS

Na matéria anterior link=http://www.paisagismodigital.com.br/Noticias/default.aspx?CodNot=22" ]"Como as plantas atraem os animais"/link] você descobriu como são as flores que atraem besouros, borboletas e mariposas. Agora você vai conhecer aquelas que atraem beija-flores e outros pássaros.

Além das cores das plantas o seu jardim pode ganhar ainda mais vida com o movimento e o canto dos pássaros que elas são capazes de atrair. Para tanto, escolha espécies capazes de fornecer alimento, abrigo e material para construção dos ninhos. Além de deixar o jardim mais bonito e harmônico com o ambiente natural, você ainda estará contribuindo com a perpetuação de várias espécies na natureza, prevenindo-as das ameaças provocada pela perda das florestas.

Diversas espécies de aves visitam flores regularmente para se alimentar de néctar, partes florais e insetos que vivem nas flores. Para atraí-las, as flores despertam nelas um dos seus principais sentidos: a visão. Aves possuem uma boa visão de cores, que é inclusive parecida com a nossa. Por isso as flores que atraem aves são coloridas, geralmente vermelhas ou amarelas. Além disso, têm pouco ou nenhum cheiro já que o olfato das aves é pouco desenvolvido. São flores tipicamente grandes ou estão em grandes inflorescências, para que assim chamem bastante atenção visual das aves e também para que possam reter grandes quantidades de néctar. Isto porque, afinal, é atrás de alimento que elas vão até as flores e, sem perceber, acabam saindo carregadas de pólen, e quando vão visitar outra flor realizam a polinização. Pois é, as flores não gastam energia fornecendo comida de graça, elas atraem as aves para que através dela seja realizada a polinização. No final todos saem ganhando!

Para guardar o néctar das aves, que é um alimento altamente energético, as flores o mantém em tubos ou outras estruturas não acessíveis a animais menores como abelhas pequenas ou besouros. O néctar de uma única flor já seria o suficiente para estes pequenos animais se alimentarem. Assim, eles não buscariam alimento em outras flores e consequentemente não fariam à polinização. Isso porque flores especializadas em serem polinizadas por aves possuem o néctar com alta quantidade energética já que as aves possuem grande metabolismo.

Dessa forma, são exemplos de flores que atraem principalmente beija-flores:
Brinco-de-princesa , Fúcsia Pássaro-de-fogo , Pacova-branca , Tracoá , Caetê-vermelho Hibisco , Graxa-de-soldado , Hibisco-da-china , Mimo-de-vênus , Hibisco-samuel-dubin , Graxa-de-estudante

abutilon(Abutilon sp.), brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida), helicônia (Heliconia sp.), hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), madressilva(Lonicera japonica), malvaviscus (Malvaviscus arboreus), camarão-amarelo (Pachystachys lutea), camarão-vermelho (Justicia brandegeana), flor-de-coral (russelia equisetiformis), ave-do-paraíso (strelitzia reginae, strelitzia juncea), tumbérgia (thunbergia erecta,thunbergia grandiflora), sapatinho-de-judia (thunbergia mysorensis).

para atrair outras aves, além dos beija-flores, uma das estratégias é fornecer alimento através de espécies que possui frutos com a polpa comestível como:
ameixeira-amarela , nespereira

ameixa-amarela (Eriobotrya japonica), romãzeira (Punica granatum), pitangueira (Eugenia uniflora), jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), mamão (Carica papaya), palmito (Euterpe edulis).

Outra opção é plantar espécies que fornecem sementes que elas gostam: canelas (ex.: Ocotea elegans), cássia (ex.:Cassia javanica), cedro (Cedrela fissilis), inga (Inga uruguensis), quaresmeiras (Tibouchina granulosa, Tibouchina mutabilis), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

Ou ainda, para oferecer material para construção de ninho recomenda-se plantar: agaves, fórmio, bromélias, bambus. E se você deseja que elas fiquem permanentemente no local, escolha espécies onde as aves gostam de construir ninhos:

Palmeira-real , Palmeira-imperial-de-cuba Washingtônia , Palmeira-washingtônia Paineira-rosa , Paineira , Árvore-de-paina , Barriguda , Paina-de-seda


árvores como o jacarandá-mimoso, pata-de-vaca, tipuana. Palmeiras, que além de abrigo também fornece material para o ninho: palmeiras-jerivá (Syagrus picrophylla), (Syagrus romanzoffiana), palmeira-imperial (Roystonea oleracea), palmeira-real (Roystonea regia), palmeiras com folhas em leque, como por exemplo, palmeira-de-leque-da-china (Livistona chinensis), palmeira-washingtônia (Washingtonia robusta).

Além dessas, Euphorbia pulcherrima, Eucalyptus, algumas espécies de maracujá de flores vermelhas e muitas espécies de cactos, bananeiras e orquídeas, também servem para atrair os pássaros. E as paineiras (ex:Chorisia speciosa) que oferecem local e fibra para construção de ninho, além das sementes como alimento.

Estes são apenas alguns exemplos de inúmeras espécies que podem ser plantadas. Para a escolha certa, leve em consideração as condições ambientais, a vegetação nativa de sua região e a diversidade de animais que cercam aquele ambiente. Assim você estará ajudando na conservação das espécies e protegendo a flora e a fauna brasileira.

Leia também:

*Como as plantas atraem os animais

*As plantas também sabem se defender sozinhas!

*Do sexo das plantas ao fruto


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários


Estão abertas as incrições para Cursos da VisualPLAN em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.
Estão abertas as incrições para Cursos PhotoLANDSCAPE em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!