Além de embelezar nossos jardins, de ser usada largamente em paisagismo, as Plantas medicinais - a saúde que vem do jardim tem uma bela representante na Alfazema.
Alfazema licença Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0
Nativa do espaço ocidental do Mediterrãneo, a alfazema goza hoje de grande popularidade em todo o mundo, quer como planta ornamental usada em jardim e projetos de paisagismo, quer como de cultivo de valor econômico.
Informações sobre a Alfazema
Tipo: Planta (Tipo: Herbácea Herbácea). Sinonímias: Lavandula spicata L., Lavandula vera DC..Família: Labiatae (ou Lamiaceae). Altura: 0,9 m. Diâmetro: 1 m. Ambiente: Pleno Sol. Solo: Fértil. Clima: Tropical de altitude, Subtropical. Origem: Mediterrâneo. Época de Floração: Verão. Propagação: Estaquia, Sementes. Mes(es) da Propagação: Verao, Inverno. Persistência das folhas: Permanente.
A inflorescência da Alfazema se desenvolve no verão. A planta se entrega fortemente a essa manifestação floral e os caules se tornam de um verde insignificante. A flor de Alfazema, supremamente enobrecida,pode também produzir um dos perfumes mais autênticos que nós conhecemos. Nesse sentido, algo de limpo e apaziguante nos penetra.
Origem do uso
A alfazema começou a ser usada nos antigos conventos ou monastérios, que detinham os conhecimentos da medicina na Idade Média, como remédio contra piolhos, para dores articulares, de dentes,impotência, palpitações cardíacas e icterícia.
Suas propriedades foram estudadas confirmadas pela medicina moderna,revelando em recentes análises que ela contém cumarina, linalol, que é um álcool terpênico, que se encontra também nas essências da laranjeira, da lima etc
A alfazema existe em estado silvestre em sua forma pura, porém é mais comum em sua forma híbrida. Os experimentos científicos sobre a alfazema tornaram possível obter a planta em estado puro, com as suas propriedades aperfeiçoadas. Assim, a alfazema cultivada contém mais essência que a silvestre. Pela destilação dela se obtém uma essência de fragrância suave que na medicina antiga se empregava como tônico do sistema nervoso e antis-pasmódico. Em dose terapêutica pode ser usada como narcótico, diminuindo a sensibilidade e o potencial da excitação motora; porém, torna-se excitante se usada em dose tóxica.
Hoje, costuma-se usá-la em forma de chá para combater problemas gastrointestinais. Usar uma colher de chá de flores numa xícara de água fervente. Deixar por 5 a 10 minutos e coar. Este chá produz um bom efeito como calmente, na ansiedade e perturbações do sono.
Seu uso maior é do óleo essencial, de perfume extremamente aromático, usado em cosméticos.
Para eliminar o "stress" preparar uma infusão de 70grs de flores em 1 litro de água e colocar na água do banho. Com certeza, além de relaxada, você vai ficar muito perfumada!
Na cozinha
A alfazema, além de fazer parte de algumas misturas para temperos, como é o caso das ervas de Provença, também é utilizada na cozinha mais requintada, como aromatizante em sobremesas como sorvetes, cremes e molhos doces.
Fonte: Léxico das Plantas Medicinais - Schmidt,Iris
Leia também:
Plantas medicinais - a saúde que vem do jardim
Alimentos orgãnicos: vida mais saudável
|