Fractais (do latim fractus, fracção, quebrado) são formas em que as partes são semelhantes ao todo. Os matemáticos desvendaram os fractais que, afinal, estão em nós, à nossa volta na Natureza, onde existem numerosos exemplos da geometria fractal. Estruturas naturais que observamos e que estão baseadas em princípios matemáticos. Tudo na natureza segue um padrão de formas dentro das regras matemáticas de suas moléculas, nada é mágico sobrenatural ou por acaso. Tudo tem uma sequência somatória. Assim são os fractais na natureza da vida e das coisas. Os fractais representam aqueles objetos em que as partes, em separado, são semelhantes à estrutura geral do objeto. De forma mais simples: é quando a parte repete os traços do todo. O padrão específico de uma figura vai se repetir em cada parte dela. A diferença, segundo os estudiosos, está no fato dessa repetição ser sempre em escalas menores de tamanho. Cada raminho dos flocos vai ser parecido com o grande floco inteiro e podemos observar esse fenômeno nos flocos de neve. É justamente na natureza que estava oculta a geometria fractal, descoberta entre as décadas de 60 e 70 tanto nos estudos das variações climáticas pelo meteorologista americano Edward Lorenz quanto nas estatísticas visualizadas em computador pelo matemático polonês Benoit Mandelbrot, o homem que deu nome às fractais.
Um dos modelos mais conhecidos para representar os fractais naturais é a Brássica oleracea.
Brássica oleracea
Na geometria fractal o processo responsável por este intrincado e complexo fenômeno pode ser surpreendentemente simples, mas a simplicidade de um processo não deve levar-nos a desdenhar suas possíveis consequências, que geralmente são altamente complexas.(Aniceto Murillo, Geometria Fractal ou o Desenho da Natureza)
Veja alguns exemplos que estão na natureza e que, talvez, você nunca tenha observado:
Babosa
Cacto (foto: www.elblogdelatabla.com)
Dália
Girassol
Palmeira-sagu
Nervura em folha
Cacto (foto: www.elblogdelatabla.com)
Repolho
Samambaia
Árvore Sangue do Dragão
Suculenta (foto: www.elblogdelatabla.com)
Fontes: http://www.caliandradocerrado.com.br/2014/10/fractais-na-natureza-tudo-e-matematica.html http://www.elblogdelatabla.com/2015/11/fractales-en-la-naturaleza.html
Você gostará também:
Plantas interessantes: Fibonacci spiral, Proporção Divina
Riqueza inexplorada: Terras Raras nas praias de Guarapari, Espírito Santo
A Árvore mais perigosa do mundo
As Árvores que choram
Plantas e Flores Extraordinárias
Você acredita que as plantas falam, têm uma linguagem, se comunicam?
|