Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas ficam diabéticas e obesas

Autor: Regina Motta - Data: 30/04/2009
RSS

SÃO PAULO - Um estudo do cientista Marcos Buckeridge, do Departamento de Biociências da USP, revela que o aumento na concentração de CO2, em combinação com o aumento de temperatura e chuvas, produz um efeito fertilizante, mas doentio nas plantas.

É como se elas estivessem se tornando "diabéticas e obesas", nas palavras do cientista. "As plantas consomem mais açúcar e ficam maiores. Desconhecemos o impacto disso ainda", diz Buckeridge. Segundo ele, foram analisadas folhas de várias espécies, como o jatobá. Ficou claro que atualmente as folhas têm mais amido que no século passado.

Na avaliação do cientista, o CO2 elevado aumenta as taxas de fotossíntese e de crescimento das plantas. Referência mundial em biodiversidade, Carlos Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp, concorda com Buckeridge: "O CO2 é o fator limitante para a fotossíntese das plantas nos trópicos. Em tese, as plantas realmente poderão morrer mais rapidamente.Os indícios são de um envelhecimento precoce. Precisamos aumentar nossos conhecimentos sobre a fisiologia das espécies nativas."


Tabebuia heterophilla
https://creativecommons.org/licenses/by/2.0

Joly diz que, apesar das muitas incertezas, já é possível observar alterações na vegetação, principalmente da Mata Atlântica. Ele usa modelos computacionais para prever impactos do aquecimento.
"Algumas espécies tendem a desaparecer. Na Mata Atlântica, a araucária seria uma delas", conta Joly.
Segundo ele, embora ainda faltem pesquisas, algumas mudanças são mesmo evidentes. "É óbvio que as quaresmeiras florescem na Quaresma. Quando elas florescem em janeiro, há problemas",avalia.

Patrícia Morellato, pesquisadora do Departamento de Botânica da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), estuda alterações na época do floração. "Na seca de 2001, houve atraso na floração de algumas espécies, afirma.

Em 2008, observamos um atraso na floração de ipês. A pesquisa será publicada no final deste ano",

Fonte:

http://pdf.redetribuna.com.br/


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

15/08/2011 20:37:32

Super interessante estas pesquisas, podemos traçar um paralelo com os seres humanos que habitam as mesmas regiões!

10/05/2010

PREOCUPANTE HEIN!!!!




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!