Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Parques Urbanos do Mundo

Autor: Regina Motta - Data: 06/11/2017
RSS


A organização worldurbanparks, Parques Urbanos Mundial, foi criada para promover e apoiar a administração, a gestão eficaz e a utilização de parques urbanos, espaço aberto e lazer em todo o mundo como uma contribuição essencial para comunidades saudáveis relacionados com o mundo natural.

Os Parques são agora reconhecidos como parte poderosa e necessária dos sistemas urbanos do século 21. Como as populações urbanas continuam a crescer, os planejadores, funcionários eleitos, defensores comunitários e outras partes interessadas estão a tomar um novo olhar sobre parques e seu potencial para ajudar a resolver muitos problemas urbanos críticos. 
 
Metas de longo prazo
 
A. Parque Networks
Abrangente e bem gerido parques urbanos e espaços abertos da cidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores urbanos e proteger os valores naturais e culturais.

B. Park, Espaço Aberto e Benefícios Recreação

Os valores econômicos, ambientais, culturais e sociais de parques urbanos, espaço aberto e recreação são bem compreendidos e apoiados em todo o mundo pelas comunidades e seus governos.

C. Pessoas Networks

Parque urbano, gerentes e administradores de espaço e de lazer abertas são bem conectado com acesso à informação e formação de qualidade para melhorar a sua eficácia.

D. Voz global 
Parques Urbano Mundial é reconhecido como a voz unificada global de parques urbanos, espaço aberto e recreação
 
Objetivos de curto prazo 
 
1. Construir credibilidade como uma organização experiente e respeitada capaz de fornecer aconselhamento político para os governos e tomadores de decisão de alto nível em todo o mundo.

2. Ajudar os governos, organizações e a comunidade em todos os níveis para planejar, gerenciar e utilizar parques urbanos, espaço aberto e recreação através da advocacia e prestação de consultoria estratégica.

3. Fortalecer a capacidade e a eficácia do parque urbano, espaço aberto e gestores de recreação através da prestação de orientação, ferramentas e conhecimento, e proporcionando o reconhecimento através da acreditação.

4. Consolidar e compartilhar conhecimento para promover as boas práticas, estabelecer padrões internacionais e boas práticas, resolver problemas, e para demonstrar e comunicar todos os valores de parques urbanos, espaço aberto e recreação.

5. Facilitar e apoiar a formação de parque urbano e nacional recreação associações - conectando grupos, organizações e indivíduos através de redes e defesa nacional e internacional,

6. Desenvolver parcerias e alianças com setores-chave e organizações que se beneficiam da existência de parques urbanos, espaço aberto e recreação.

7. Promover a investigação sobre o social, cultural, saúde, valores ambientais e econômicos dos parques, espaço aberto e recreação.

8. Facilitar o acesso ao conhecimento acumulado em termos facilmente compreensíveis.

9. Aumentar o investimento em parques urbanos, informando setores públicos, privados e filantrópicos da contribuição essencial de parques, espaços abertos e recreação para as comunidades saudáveis e ecossistemas.

10. Exercício excelente governança e administração.

Ainda não existem Parques da América do Sul associados à organização, o que esperamos que aconteça o mais breve possível.

Alguns Parques já associados:


Hayley Luke, Christchurch, Nova Zelândia

Com uma extensa rede de parques, rios e córregos que vão desde a água doce Travis Wetlands às reservas ondulantes do Porto Hills, Christchurch e seu espaço verde prolífico justamente ganhou o título de "Cidade Jardim". Mesmo com mais de 1.000 parques para compartilhar entre os 375.000 habitantes, há um que se destaca como emblemático na cultura, história e tamanho - Hagley Park e as Christchurch Botanic Gardens.


Eco Park, Kolkata, Índia
Fonte: www.pexels.com

Inaugurado em dezembro de 2012, Eco Park, em Kolkata abrange 480 acres, com um lago de 104 acres com a ilha 7-acre de Sabuj Sathi no meio. 

Eco Park foi construído para ligar os moradores de de Kolkata New Town com a natureza e proporcionar um local para que eles venham se reunir.

O parque oferece muitas atividades como passeios de barco, tiro com arco, eventos culturais e até mesmo uma zona de jogo, também tornando-se uma atração turística notável, com mais de 750.000 visitantes desde a construção. 


O Projeto CityArchRiver, Saint Louis, Missouri
images.search.yahoo.com

O Gateway Arch é um ícone internacional e cartão de chamada de Saint Louis para o mundo. É como as pessoas identificam a cidade e domina o horizonte. Projeto CityArchRiver, está previsto para ser concluído até o final de 2017.


 Ferry Meo Padows Country Park, Peterborough
Mikes Photos

Ferry Meadows Country Park está no coração dos 700 hectares Nene Park, em Peterborough, no Reino Unido. Os visitantes do parque podem desfrutar de lagos extensos, bosques e áreas de prado com uma vasta gama de atividades de recreação, bem como iniciativas de apoio à conservação. 

Atividades de recreação ao ar livre vão desde um passeio de barco, observação de aves, ciclismo, golfe, pesca ou um passeio a cavalo ao longo do ano. O parque possui um centro de visitantes, cafés, e oferece uma vasta gama de atividades de desportos aquáticos no Lago, da vela ao windsurf.


Birkenhead Park, Wirral
Birkenhead Park

Desenhado por Sir Joseph Paxton foi aberto em Abril de 1847, Birkenhead Park foi o primeiro parque com financiamento público no mundo.
A criação de Birkenhead Parque representou uma etapa importante no desenvolvimento humano como uma resposta às más condições de saúde provocadas pela revolução industrial, criando um oásis verde e uma outra paisagem urbana.
O conceito foi criar uma paisagem rural idealizada de prados, cintos florestais naturalistas e belos lagos, que são em forma de parecer como rios sinuosos com vistas às características icônicas como o Boathouse Romano e Ponte suíça.

Jubileumsparken, Gotemburgo

A primeira fase do Jubileumsparken (Parque Jubilee) será inaugurada no aniversário de 400 anos de Gotemburgo, em 4 de junho de 2021.

O grande parque urbano está planejado para ser um ponto de encontro para todos, caracterizado pela biodiversidade e com uma proximidade com a água. Ele vai evoluir com seus usuários e, como resultado, criar um impacto duradouro sobre o futuro. Foi criado em diálogo aberto e colaboração como parte do programa de desenvolvimento urbano .

Jubileumsparken, com protótipos como uma piscina, uma sauna, um espaço de jogo, a agricultura urbana e uma quadra de roller derby que já existe em parte. Os protótipos foram construídos como parte de um projeto estratégico "lugar edifício", onde os usuários do parque participaram no planejamento e construção, afim de criar um espaço que atende as suas necessidades e desejos.


Gage Park, Hamilton, Canadá
https://commons.wikimedia.org

Parque do Mundo deste mês, Gage Park, em Hamilton, Ontário, Canadá, é o primeiro a receber da Sociedade Canadense o prêmio Award Legacy Project Landscape Architects'. 
 
O Prêmio visa reconhecer distintos projectos de arquitectura paisagista que foram criados com visão de futuro para o seu tempo, ainda são exemplos relevantes de excelência na profissão da arquitetura da paisagem, contribuiu significativamente para suas comunidades, e demonstrou liderança e inovação. 

Parc des Jalles, Bordeaux, França

O "Park de Rivers" é um território de 4.700 hectares de ambientes naturais, agrícolas e urbanos, na margem esquerda do rio Garonne, no extremo norte da cidade de Bordeaux. É caracterizado por rios, pântanos, lagoas, pedreiras, florestas, com jardins canal irrigado, mercado, pasto para gado e caça.

É muito mais um parque natural, e o desafio foi criar uma experiência de paisagem e parque coerente ligando os ambientes naturais e culturais.  

Este trabalho foi dado a um consórcio de arquitetos paisagistas, arquitetos, ecologistas e engenheiros agrícolas e hidrológicos trabalhando com oito municípios parceiros. O quadro de paisagem busca intensificar as franjas e bordas para definir o parque com um número de entradas ('portas"); criar um sistema de circulação, sinalização e mobiliário, atravessando sítios naturais e construídos com interesse em projetos temáticos ( casas) e movimento histórico se conectando à ecologia. 

https://www.worldurbanparks.org/en/

Você gostará também:

Imagine um parque de diversões em um jardim botânico

Projeto de paisagismo brasileiro no Festival de Jardins de Allariz

Parkorman, paisagismo, caminhando sobre a copa das árvores

10 jardins para visitar antes de morrer

Projeto de paisagismo de baixo custo recupera o espaço urbano


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!