Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Palmeira fênix: veja cuidados para plantar, dicas e muito mais!

Autor: Portal Vida Livre - Data: 17/09/2021
RSS

Já ouviu falar em palmeira fênix?


O nome botânico da palmeira fênix é Phoenix roebelenii, mas essa planta também é conhecida como Pygmy Date Palm. A palmeira fênix possui uma folhagem delicada, com um leve arco, e é originária do sudeste da Ásia e também da África, sendo possível cultivá-la em diversas regiões do planeta.
A altura dessa planta está entre dois a quatro metros, porém ela também pode permanecer em uma altura menor do que isso. Não é difícil cuidar da palmeira fênix e ela pode deixar sua casa cheia de alegria e frescor, por isso você pode encontrá-la em diversos lugares como shopping centers e parques.
A palmeira fênx é uma planta delicada, tropical e leve, que exige cuidado. Você pode colocá-la em terraços e varandas, pois a palmeira fênix é resistente aos ventos. Também há a possibilidade de colocá-la em ambientes de trabalho, como escritórios e salas de conferência.

Informações básicas da palmeira fênix


Nome Científico Phoenix roebelenii
Outros Nomes
Phoenix roebelenii Tailândia, Vietnã Fênix, Palmeira-Anã,

Palmeira fênix, Tamareira-anã e Tamareira-de-jardim

Origem Tailândia e Vietnã
Porte 2 a 4 metros
Ciclo de Vida
Perene
Floração Primavera e Verão
Clima Tropical
A palmeira fênix é uma planta perene, que leva um tempo médio de 2 anos para completar a floração, no entanto, suas flores são pequenas e de pouca importância ornamental. Depois desse período de floração, folhas e frutos se desenvolverão durante o ano inteiro. Ela possui uma parte mais "gordinha" no alto, de onde sairão os ramos, longos e com folhas finas.
Se você deseja ter uma palmeira fênix, o preço é bem acessível, geralmente a partir de vinte e cinco reais. Para saber se a palmeira fênix está saudável, você deve verificar se o ramo principal está verde por dentro.

Os cuidados da palmeira fênix


Nessa seção você verá como cuidar bem da sua palmeira fênix. Apresentaremos dicas de iluminação, temperatura, irrigação, como podar sua planta e como evitar fungos. Seguindo essas dicas você terá uma planta muito saudável.

Iluminação para a palmeira fênix
Uma curiosidade da palmeira fênix é a sua capacidade de ficar em ambientes fechados, desde que possa receber luz indiretamente. Portanto, a palmeira fênix pode ser iluminada dentro de casa, basta permanecer perto de uma janela voltada para o sul ou para o norte. Deste modo ela vai receber raios de sol vindos de fora, geralmente crescendo na direção em que está recebendo a luz.
Se você desejar, também é possível iluminá-la ao ar livre, se você possuir um quintal grande e arejado. Ela necessita de bastante sol, pois é uma planta de ambientes de praia, então a iluminação contribuirá para um crescimento forte e sustentável.
Temperatura ideal para palmeira fênix
Uma temperatura ideal para a palmeira fênix é por volta de 25 graus celsius, temperatura média de um país tropical como o Brasil. Não deixe a palmeira fênix em um ambiente onde esteja localizado um ar condicionado e deixe-a longe de ventos quentes e correntes de ar, pois isso prejudica seu crescimento.
Para um bom desenvolvimento da palmeira fênix, é melhor colocá-la em temperatura ambiente. Você pode cultivá-la também à meia-sombra e em ambientes interiores razoavelmente iluminados, mas lembre-se de que ela não pode ficar em linha direta de contato com saída de ar resfriado ou aquecido, uma vez que não fica confortável em receber ar frio ou quente soprando contra ela.

rrigação necessária para palmeira fênix
A palmeira fênix exige alguns cuidados específicos: você deve regá-la todos os dia nas primeiras semanas após o plantio, e não se esqueça de adubá-la, pois é essencial para um crescimento saudável da palmeira. Quando a planta estiver bem fixada, é necessário regá-la somente duas vezes na semana. Para regar essa palmeira, use um borrifador, regador ou um copo com aproximadamente 473 ml de água.
Dependendo de onde você pôr a palmeira fênix ela vai necessitar de mais água ou menos água, isso vai influenciar no seu crescimento e também na parte estética da planta. A umidade, a estação do ano e o ambiente onde está localizada, entre outros fatores, vão afetar a necessidade de rega.

Frequência de poda da palmeira fênix
Não é necessário podar a palmeira fênix diversas vezes no ano. Essa necessidade vai existir se ela representar um perigo para as pessoas ou bens ao redor, mas, se este não for o caso, você pode podá-la quando suas folhas quebrarem ou morrerem, ou na hipótese de aparecer flores ou frutos. Localize sempre folhas mortas ou que estejam morrendo.
Para fazer uma boa poda da palmeira fênix, corte as folhas marrons e mortas, e não se esqueça das verdes e saudáveis, apenas deixe uma quantidade pequena no topo da árvore, o que vai ajudar a tornar a planta mais saudável. Não faça uma poda excessiva, pois isso a deixará vulnerável a doenças e pode deixar o tronco enfraquecido.

Propagação da palmeira fênix
Para a reprodução da palmeira fênix é necessário ter a planta masculina e a feminina, para assim obter o fruto delas. As sementes da palmeira fênix são produzidas pela planta feminina e, depois da floração, os frutos estarão maduros entre 140 a 180 dias.
Ao coletar os frutos, eles devem ser retirados manualmente. Depois disso, primeiro você deve lavá-los e, em seguida, colocá-los sobre um jornal para secar na sombra por pelo menos um dia. É melhor propagar as sementes em uma mistura de turfa úmida e perlita. Então, depois de plantar, coloque o vaso sob luz solar indireta ou luz fluorescente e cubra o vaso e a planta com um saco plástico preso por um elástico para evitar que a umidade escape.

Como evitar e remover pragas
A palmeira fênix é, por vezes, acometida por fungos, e estes aparecem na parte aérea presentes nas folhas e nos caules. A disseminação e transmissão dos fungos podem ocorrer por meio das sementes, e estas devem ser analisadas anteriormente. Para evitar fungos na parte aérea, você deve podar as folhas afetadas e retirá-las do local do plantio.
Essa planta também é propensa a pequenas pragas como os ácaros, uma praga particularmente incômoda. Se você for precavido, evitará a disseminação de pragas e fungos na sua palmeira. Uma dica para evitar essa proliferação é aumentar o espaçamento entre as mudas e ter um controle da umidade do local onde está a planta, além de podar sempre que houver algum problema.

Dicas para plantar palmeira fênix


Nessa seção você verá dicas de como plantar a palmeira fênix, o tipo de solo e adubação para ela, e mais super dicas para o plantio no jardim. Aqui você encontrará sugestões da melhor maneira de cultivar uma palmeira fênix!

Tipo de solo para palmeira fênix
O solo ideal para palmeira fênix deve drenar bem a água. Quando você for comprar a terra/ substrato, verifique se ele está bem arejado e acrescente areia ou perlita e musgo se parecer muito compacto. Você pode misturar do seu jeito: uma parte de areia grossa ou perlita, uma parte de solo de jardim, uma parte de turfa úmida e uma leve camada de cal, sempre usando um vaso com furo.
O solo deve estar sempre úmido, mas nunca deixe-o encharcado. Para ajudar a fixar melhor a palmeira fênix no solo, deixe-a sempre em frente ao sol, pois isso deixa a planta mais forte e com extrema resistência.

Adubação da palmeira fênix
A palmeira fênix possui um crescimento lento, deste modo ela precisa de pequena quantidade de nitrogênio durante a fase de muda em vaso. Para adubar a palmeira fênix é necessário mesclar um bom adubo orgânico com areia grossa, assim a planta estará pronta para plantar. Não se esqueça de adubar a cada semestre para reforçar o solo, para que a palmeira fênix continue crescendo com saúde.
Para você ter uma planta bonita, aplique o fertilizante três vezes ao ano, na primavera, verão e outono. Mas preste atenção! Se você plantou a planta em um vaso, deixe-a se fixar antes de dar fertilizante. Quando a planta estiver na fase do crescimento, aplique o fertilizante uma vez a cada duas semanas.
E não se esqueça de um detalhe importante: para que a palmeira fênix continue bonita, retire sempre as folhas que estiverem secas e amareladas.

Plante ela no jardim
Se for plantar sua palmeira em vaso, é muito importante que sejam vasos de boa qualidade, pois a planta precisa reter bem a água e drenar conforme o necessário - uma dia é colocar seixos ou cascalhos no recipiente de drenagem para reter a água e aumentar a umidade. Porém, é sempre possível plantá-la direto no chão de seu jardim, o que pode ser muito para ela manter a umidade e drenagem ideais.
Há duas opções para plantar a palmeira fênix: em sol pleno e à meia sombra. Plante como for melhor para você e seu jardim, mas fique atento à umidade dela. No início você deve regar a palmeira fênix todos os dias, até a planta se fixar no solo, mas quando ela estiver bem fixada você pode regá-la duas vezes por semana.

Características da palmeira fênix


Nessa seção você verá um pouco mais sobre as características físicas da palmeira fênix e como são seus frutos e folhas.

Os frutos e folhas da palmeira fênix
A palmeira fênix tem características únicas, as flores são amareladas pequenas e delicadas, e formam-se em uma espécie de cacho. Se você já viu um feijão, você verá a semelhança entre o fruto da palmeira fênix e o feijão, pois os frutos são cor de vinho.
A estipe da palmeira fênix tem cerca de vinte centímetro de diâmetro e tem folhas que dão um aspecto de escamas e são flexíveis, tendo também espinhos grandes perto do caule. Vemos uma linda combinação visual entre as misturas das cores dos frutos com o verde escuro brilhantes das folhas. Estas, por sua vez, possuem cerca de um metro e cinquenta de comprimento e possuem grande flexibilidade.

A altura da palmeira fênix
A muda da palmeira fênix possui quarenta centímetros e durante o seu desenvolvimento ela pode chegar até a quatro metros, porém isso demora a acontecer. No seu desenvolvimento final, a palmeira fênix pode ficar com entre dois a quatro metros, e o diâmetro do tronco possui cerca de 15 a 20 cm, sendo esse um dos motivos dessa planta ser chamada de mini-palmeira, já que esse diâmetro facilita o plantio em vasos.
Essa planta tem como característica um crescimento lento e possui um tronco simples. A altura desse palmeira quando se desenvolve por completo não é muito grande, desta forma ela é chamada de palmeira anã e assim pode ser facilmente cultivada.

Curiosidades da palmeira fênix


Nessa seção você vai conferir mais sobre os espinhos na palmeira fênix e como evitar que eles machuquem as pessoas, verá como ela pode ser criada no vaso e conhecer o significado da palmeira fênix.

Palmeira fênix tem espinhos
Para ter uma planta segura você deve ter uma atenção com os espinhos, pois eles podem ferir bebês, crianças pequenas ou animais de estimação. Evite deixar sua palmeira fênix perto de crianças e pets, assim você evita situações desagradáveis. Tenha bastante atenção no momento da poda para que você não se machuque com os espinhos, especialmente com a base da palmeira, onde eles se localizam.
Ela pode ser criada em vaso
A palmeira fênix pode ser cultivada em vaso, porém, quando você comprar uma muda e plantá-la em um vaso, deve-se dar mais cuidado a ela nas primeiras semanas, por isso regue-a todos os dias para que ela possa ser fixada no vaso.
Não se esqueça de algo importante para o crescimento saudável da palmeira fênix, especialmente em vaso: o adubo, ele é essencial para o desenvolvimento da palmeira. E quando sua planta estiver bem fixada no vaso, não se esqueça de regá-la duas vezes por semana.
Significado da palmeira fênix
A palmeira fênix possui um significado esotérico de influenciar na espiritualidade, ela representa ascensão, vitória, regeneração e imortalidade - "fênix" é também o nome do pássaro que, segundo a mitologia, renasce de suas cinzas após morrer. Ela possui um simbolismo muito forte dentro de si e dá energia as pessoas que estão por perto.

Cuide bem da sua palmeira fênix!


Depois de ter lido as informações sobre a palmeira fênix, você viu a facilidade de ter uma planta bonita como essa. Ela se dá muito bem em ambientes residenciais e também comercias, como lojas, escritórios e shoppings. O cuidado da palmeira fênix não demanda muito esforço, exigindo mais regas até se fixar e podas eventuais.
Se você tem um jardim e deseja deixá-lo bonito e agradável para receber familiares e amigos, a palmeira fênix é a planta ideal. Ela é usada desde projetos paisagísticos a decorações de interiores. Se você pretende deixar a sua casa mais bonita, a palmeira fênix é a planta certa para você!

Fonte: https://portalvidalivre.com/articles/46




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!