Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagista Miriam Regina Stumpf Morelli: Projetos sustentáveis

Autor: Regina Motta - Data: 02/10/2020
RSS

Nosso site www.paisagismodigital.com faz parte da Empresa Auesoftware, que produz software para paisagismo, irrigação, manutenção de áreas verdes e muito mais. Foi criado para servir de suporte a todos aqueles profissionais envolvidos nestas áreas, divulgando profissionais e produtores de plantas e artigos para Jardim. Existe há mais de 18 anos e tem mais de 60 mil visitas mensais.

O presente de hoje é a conversa com a Paisagista Miriam Regina Stumpf Morelli, nossa parceira no paisagismodigital, em Porto Alegre, RS.
Engenheira agrônoma e paisagista, com projetos sustentáveis para jardins, recuperação de áreas degradadas e matas ciliares. Assessoria e consultoria sobre espécies vegetais para empresas de engenharia e arquitetura.Cursos de jardinagem e paisagismo.

Gostaríamos que você nos contasse um pouco sobre a sua vida pessoal e profissional. Como foi a escolha da profissão? Qual a sua formação?
Sou Engenheira agrônoma, formada pela Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde menina ajudava minha mãe com o jardim, posso dizer que cresci num jardim de flores. Escolhi a agronomia porque no curso aprenderia a tratar e preparar o solo para plantio e tipos diferentes de insumos usados. A parte de plantas ornamentais foi meio sozinha, pois na época não havia disciplina do assunto.

Na questão de escolha das espécies botânicas, há prioridade para espécies nativas?
Sim, para a abordagem sustentável é um dos fatores mais importantes. Temos plantas nativas belíssimas e adicioná-las a projetos tornará o jardim ou áreas permeáveis mais simples de manutenção, além de outras vantagens, tais como revitalizar áreas degradadas e atrair fauna e flora para os espaços.

O que você julga essencial na elaboração de um projeto?
O cliente vem em primeiro lugar, é dele que temos a informação do tipo de vegetação para ser usada, do destino das diversas áreas do projeto. Selecionar e delinear os espaços, fazer o projeto usando todas as ferramentas dos programas disponíveis, escolha das espécies a utilizar, detalhamento de quantitativos, cronograma de implantação, gestão de riscos, acompanhamento das obras. Satisfação do cliente.

Como surge a inspiração para um projeto de paisagismo? O que procura priorizar?
Um jardim é um espaço a ser usado pelas pessoas, temos de pensar na sua qualidade de vida, no efeito visual, pois é um cenário onde poderemos surpreender e encantar. É sempre desafiante, um trabalho não é igual ao outro.

Você acredita que o paisagismo tem a possibilidade de melhorar a vida das pessoas?
Sim. Há estudos feitos sobre o assunto. Andar no meio das plantas, sentir a energia positiva que delas emana, ter a visão de conjuntos lindos de folhagens e flores, propicia bem estar, acalma e diminui o estresse da vida atual, sempre tão corrida.

Fale-nos sobre um projeto que você tenha curtido fazer!
Foram muitos, são anos trabalhando com projetos de jardim. Meus preferidos sempre foram aqueles onde pude introduzir muitas plantas nativas, propiciando a melhoria do meio ambiente, atraindo insetos para polinização, fauna selvagem com frutos nativos, formando conjuntos de plantas atraentes.

Qual a sua opinião a respeito do http://www.paisagismodigital.com.br ? Em que ele pode ajudar no trabalho do paisagista?
Sim, com certeza. Seus programas são excelentes e o profissional encontra ferramentas ótimas para que possa trabalhar na elaboração de seus projetos.

Neste momento tão difícil que estamos passando, você tem conseguido fazer seus belos trabalhos, tão necessários para o bem estar de todos nós?
Atualmente estou aposentada, mas continuo escrevendo para o site Faz Fácil (www.fazfacil.com.br), onde por mais de 10 anos colaboro para o setor de jardins e horta. E continuo escrevendo, elaborando mais um livro, para somar aos 5 já editados.

Deixe uma mensagem para aqueles que estão iniciando a carreira, com a sua vasta experiência será muito importante para todos!
Quem irá se dedicar a projetos de jardim necessita de amar muito as plantas e estuda-las sempre. Importante saber ouvir seu cliente, de ter bons fornecedores de plantas e insumos e usar de programas sobre paisagismo disponíveis no mercado, encontrará as ferramentas certas para a elaboração e apresentação de seus projetos. .




Livros:
Jardins Sustentáveis

Guia de produção para plantas medicinais







Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!