Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagista homenageia Brecheret em Jardim Sustentável

Autor: Regina Motta - Data: 02/06/2010
RSS

O escultor Vitor Brecheret, ítalo-brasileiro (1894 – 1955), autor dos murais eqüinos do Jockey Club de São Paulo é o homenageado e inspirador do Jardim sustentável que a Casa Cor 2010 de São Paulo ostenta em 70m2 de um ambiente considerado impróprio para este fim.



Monumento às Bandeiras de Victor Brecheret no Parque do Ibirapuera em São Paulo

Os autores deste milagre de criatividade são Fábio Lorente, nosso parceiro no paisagismodigital, e Isabel Possato que falaram de sua experiência em reportagem publicada pelo Estado de São Paulo. Juntos eles criaram a OjardiM, significando as duas maiúsculas OM o som da reverberação do Universo, nas palavras de Isabel Possato.


Túmulo Olivia Guedes Penteado

Segundo Fábio Lorente, biólogo de formação, são nas mais áridas e dificultosas paisagens que nascem as grandes inspirações.
Ao ser oferecido o desafio de desenvolver um projeto paisagístico numa calçada com duas paredes brancas enormes como horizonte, a empresa de paisagismo O jardiM, fez uma coletânea de valores pessoais e profissionais para elaborar uma homenagem abrangente e cheia de conteúdo.


Jardim da Luz - São Paulo

Usaram para a execução do trabalho, materiais usados no campo com rastelos, gaiolas, paralalepipedos usados pela terceira vez, palets das obras feitas na Casa Cor, usados como deck, plantas e vegetações a serem reutilizadas em jardins permanentes. O solo foi uma mistura entre os pedriscos com areia do estacionamento misturado as folhas que iam para compostagem. As palavras de ordem a serem seguidas foram sustentabilidade e reciclagem o que tornou mais evidente o extremo talento criativo da equipe, valorizado pela iluminação cênica criada por Ronaldo Passarelli criando um efeito mágico.

Na Casa Cor 2010 de São Paulo, os visitantes terão a oportunidade de conhecer este talento , que até hoje trabalhou no anonimato e que presenteia o público que busca personalidade e estilo em jardins.
O Jardim Brecheret é inspirado numa paisagem natural bucólica, deixada a esmo durante anos, na qual as vegetações, os matos, as lavandas,os capins se misturam desenhando um cenário contemplativo com tons suaves e rusticidade.

O projeto de paisagismo, segundo Izabel Possatto e Fabio Lorente, é coadjuvante ao atuar com a arquitetura e é principal ao ser contemplado a partir dela.
O trabalho deste paisagista é singular traçando um paralelo ás desproporções flagrantes apresentadas hoje em dia .Os projetos da OjardiM tem como traços de personalidade o conteúdo botânico e a harmonia com o contexto.

Contato:
Fábio Vicenzo Lorente - fabiovincenzo@gmail.com

Leia também:

Origem do Paisagismo

Paisagismo com bambu

Por que jardim? Um pouco de história

Tenha fontes, cascatas e lagos no jardim

Plantando arte

Porque usar palmeiras em Paisagismo

Paisagismo na piscina


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

15/06/2010

Agradecemos a apreciação de todos e sugerimos que coloquem também no BLOG seus artigos ou sugestões de pauta.

12/06/2010



Olá Regina

Adorei , muito bonito mesmo.

um abrqaço

ceiça Silval

11/06/2010

.
PARABÉNS.

AMBIENTE MARAVILHOSO.

DIOGO LARA
paisagista

10/06/2010

Em nome do paisagismodigital agradeço o incentivo de vocês! Nosso objetivo é melhorar sempre e promover o sucesso de nossos parceiros!
O espaço é de vocês, aproveitem!

10/06/2010

Gostei muito do resultado,um ar bem campestre e rústico!!!!

09/06/2010

Maravilhoso trabalho.
Inteligente, criativo e com um resultado, tão surpreendentemente aconchegante, bucólico e com uma modernidade de agradar todos os olhos e almas. Com certeza, arrisco dizer isto.
Tomara que um dia possa conhecer pessoalmente Izabel Possatto e poder apreciar mais alguns de seus trabalhos e também Fabio Lorente.
É muito bom receber trabalhos como esses em que o profissional além do talento nato, surpreende.
Sem falar na questão sustentável e reciclagem.
Parabens Izabel e Fabio. Parabéns a Paisagismo Digital cujo conteúdo está cada vez melhor.
Ida Terron
Nas
Quatro Estações

Formas, Texturas, Cores, Aromas e Sabores no seu Jardim.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!