Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: Plantas raras, exóticas, estranhas!

Autor: Regina Motta - Data: 20/07/2022
RSS

Paisagismo: Plantas raras, exóticas, incomuns!
Já vimos aqui Gigantes da natureza:conheça as maiores flores do mundo, 9 mil anos- A mais antiga árvore viva do mundo, Plantas exóticas: Planta com cheiro de pipoca. Mas a natureza ainda tem muitos segredos e mistérios a nos mostrar:


Hydnora africana - Fonte: Wikimedia

Hydnora africana é uma planta parasita das espécies do gênero Euphorbia. Ele tem tal aparência física incomum que nunca se diria que é uma planta. Espantosamente semelhante a fungos é apenas distinguível de fungos quando a flor abre.
O corpo da planta é completamente sem folhas, nula de clorofila e é marrom-acinzentado. À medida que envelhece, a planta fica de cinza-escuro ao preto. Uma rede de rizóforos de espessura ou caules subterrâneos e raízes atravessam o solo ao redor da planta hospedeira. Estes suportar uma série de vermiforme (em forma de verme) comumente referidos como raízes, ± 10 mm que se conectam com as raízes do hospedeiro. O corpo da planta só é visível quando as flores desenvolvimento empurram através do solo.


Dracunculus vulgaris - flor de Drácula Fonte: wikimedia

Nativa do Mediterrâneo, a Dracunculus vulgaris é também conhecido como o Voodoo Lily, a Serpente e a Lily Lily Stink, uma vez que libera um aroma que cheira a carne podre, quando ela floresce. Esta é a forma da flor de atrair moscas , que ajudam a polinização para manter a espécie viva. Felizmente, o cheiro normalmente dura apenas um dia.
O nome de vulgaris dracunculus vem de sua aparência original - um aumento negro, chamado de espádice, entrelaçados por pétalas roxas que se assemelham a capa de Drácula. O espádice pode crescer mais de quatro metros de altura.
A Flor de Drácula, bem como seu xará , odeia a luz solar direta e floresce na sombra. Todas as partes da planta são venenosas se ingeridas e tocar a planta pode causar irritação da pele ou uma reação alérgica.


Fonte wikimedia

Wollemia nobilis (Wollemi pinus) foi apelidado de "fóssil vivo" pois representa o único membro remanescente de um gênero antigo que remonta ao tempo dos dinossauros, com mais de 65 milhões de anos . Esta árvore fascinante só foi descoberta em 1994, causando grande excitação no mundo botânico e hortícola.
Antes desta descoberta, todos Araucariaceae pertenciam a dois gêneros: Agathis , os pinheiros Kauri, confinado às florestas no nordeste de Queensland (Austrália) e em outros lugares, e Araucária , a Ilha Norfolk, Bunya e Hoop, pinheiros encontrados ao longo da costa leste da Austrália e em outros lugares. O pinheiro Wollemi tem algumas características de ambos os gêneros, mas não pertence a nenhum.
O pinheiro Wollemi é protegida na Austrália e a população está localizada dentro do Pine Wollemi National Park, onde esta população é frágil conseguiu garantir a espécie permanecesse viável no longo prazo. É uma árvore tão fascinante pode ter muito a revelar sobre as espécies antigas, antes conhecidas apenas a partir de fósseis. Sua descoberta sublinha o papel vital que a conservação do habitat tem a desempenhar na preservação da biodiversidade.
Quem teria pensado que, no final do século XX, apenas 125 quilômetros do centro de uma metrópole de mais de quatro milhões de pessoas, os cientistas iriam encontrar uma árvore, até entaão desconhecida, em uma área de deserto acidentado. É difícil imaginar como essa árvore, que já foi propagada e, em breve estará crescendo nos jardins ao redor do globo, poderia ter sido extinta a 150 milhões de anos. Mas não há mistério quando a história desta árvore é entendida dentro do quadro de Deus e o calendário da história da Terra. Ao invés de ser um fóssil vivo, é um sobrevivente do dilúvio de apenas 4.500 anos atrás, destinado a crescer no novo mundo, enquanto seus parentes ( não antepassados) eram enterrados com os restos do velho mundo.


Welwitschia Mirabilis Fonte wikimedia


A Welwitschia Mirabilis é uma planta do deserto, descoberta a 3 de Setembro de 1859 pelo botânico explorador austríaco Frederich A. Welwitsch.
Frederic Welwitsch (1809-1878) foi para Lisboa em 1839. Posteriormente conseguiu autorização para entrar em Angola, para onde embarcou a 8 de Agosto de 1853.
Fez demoradas explorações botânicas e descobriu a Welwitschia Mirabilis no deserto de Moçâmedes (atualmente com o nome de Deserto do Namibe).
A planta que recebeu o binome de Welwitschia Mirabilis era tão diferente, morfologicamente, de todas as espécies botânicas conhecidas, que dada a grandeza dessas diferenças, não "cabia" em nenhum dos gêneros já descritos. Houve, por isso, a necessidade de criar um novo, no qual ainda hoje se conserva, como uma única espécie, a Welwitschiaceae.
É também conhecida por "Tumbo", pelos autóctones, nativos da região do deserto de Moçâmedes.
Planta da família das gimnospérmicas adaptada à vida nas regiões desérticas da Africa tropical, tem caule de grandes dimensões, com a forma de um gigantesco cogumelo dilatado e côncavo de 50 a 75 cm de altura que parece partida pelo golpe de um machado em tiras.
As suas grandes folhas, duras e muito largas, deitadas no chão, arrastam-se pelo deserto podendo atingir dois ou mais metros de comprimento.


Drakaea Glyptodon Fonte: wikimedia

Nome: Drakaea Glyptodon Nome comum: Rei-no-seu carro- Localização: oeste da Austrália Notas: Esta orquídea é distribuído a partir de Jurien Bay a leste de Esperance. É generalizada e comum e é geralmente encontrada em solos arenosos úmidos. Floração: de agosto-outubro Taken By: Graeme Bradburn - (Capel Nature Reserve - 2008/01/10)
Drakaea é um gênero em extinção de orquídea que é nativo da Austrália . Orquídeas deste gênero são comumente chamados de "Orquídeas Hammer". O nome comum refere-se à forma da orquídea, e a forma como se move, se assemelha a um martelo. O gênero foi nomeado após a senhorita Drake, um artista botânica que desenhou orquídeas e outras plantas para auxiliar os taxonomistas na Inglaterra no século 19. Orquídeas martelo tem o seu método de polinização bem especificado, apenas sendo polinizadas pela vespa Thynnid As Orquídeas martelo imitam as vespas do sexo feminino, sendo o seu labelo similar na cor e na estrutura que o abdômen da vespa fêmea.. As orquídeas também produzem os feromônios muito semelhantes aos que a fêmea da vespa fêmea produz para para atrair o macho. .Esta forma de simbiose não é mutualística , a vespa não recebe nada em troca por ter polinizado a orquídea martelo. Este método nem sempre funciona para a polinização da planta, porque a vespa macho nem sempre vai se "apaixonar" pela orquídea, especialmente durante o acasalamento quando há vespas fêmeas mais ativas.


Wolffia Fonte: wikimedia

Wolffia é um gênero de 9 a 11 espécies, que incluem as menores plantas floríferas na Terra. Comumente chamado watermeal ou lentilha , estas plantas aquáticas se assemelham a grãos de milho boiando na água. São de livre flutuação talo , verde ou verde-amarelo, e sem raízes. A flor é produzido em uma depressão na superfície superior do corpo da planta. Tem um estame e um pistilo . Indivíduos muitas vezes flutuam juntos em pares ou em tapetes flutuantes de plantas relacionadas, tais como Lemna e Spirodela . A maioria das espécies têm uma distribuição muito ampla em vários continentes. São compostos de proteína cerca de 40%, aproximadamente o mesmo que o da soja , tornando-os uma fonte de alimento potencial de alta proteína. Eles têm sido, historicamente, coletados a partir da água e comido.

Fontes consultadas: http://www.plantzafrica.com/planthij/hydnorafric.htm
http://waynesword.palomar.edu/plmar96.htm
http://www.anos.org.au/photos/drakaea/view/41/
http://www.icr.org/linkrticle/wollemia-nobilis-living-fossil-evolutionary-enigma/
http://www.kew.org/plants-fungi/Wollemia-nobilis.htm
http://www.pontoblogue.com/2008/12/welwitschia-mirabilis.html

Você pode se interessar também por:
Planta que recolhe dejetos e recicla
Erytrina Dominguezii: Uma lenda da Argentina - árvore que já foi mulher
Viagem à pre-história: Plantas estranhas ainda vivas


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

20/09/2011 21:37:21

Excelente! E o mundo das plantas mostra as suas raridades... Parabéns autores!

20/09/2011 16:07:44

Obrigada, amigos Ana Toledo e Percival Plantas, pela apreciação! Este espaço é de vocês, publiquem uma bela matéria aqui e vamos ter muito empenho em divulgá-la!

20/09/2011 16:06:04

Obrigada, amigos Ana Toledo e Percival Plantas, pela apreciação! Este espaço é de vocês, publiquem uma bela matéria aqui e vamos ter muito empenho em divugá-la!

20/09/2011 11:50:44

Essa materia , realmente ganha de todas as outras , parabem
Ana Toledo , e demais pessoas que compoem , no paisagismo
Digital,abraços .

19/09/2011 13:18:39

Adorei!




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!