Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: AuE Soluções, uma receita de sucesso

Autor: Regina Motta - Data: 30/01/2012
RSS

Objetivos definidos, perseverança, determinação e trabalho, muito trabalho.

Este foi o caminho trilhado por Guilherme Motta de Oliveira, fundador da AuE Soluções- Arquitetura Urbanismo Ecologia , empresa responsável pelo suporte, comercialização e distribuição dos softwares para Paisagismo: AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE, que conta com o apoio de instituições que respaldam a sua competência, como o CNPq, FAPEMIG, SEBRAE/MG e Softex.

Na década de 90, havia um esforço do Governo Federal, através do Cnpq: Projeto Softex 2000, para criar empresas de softwares que pudessem tornar o Brasil não só autônomo nessa área, mas também exportador de tecnologia.
Guilherme havia ingressado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e já era voltado para o Paisagismo. Não havia no Brasil qualquer software profissional para a área, então submeteu seu projeto à banca federal do Softex e foi aprovado.

Praticamente passou a morar na Universidade. Levou um colchonete para o Gênesis e, fazendo o curso de Arquitetura, usava os momentos livres e a noite para trabalhar na criação do seu primeiro projeto: AutoLANDSCAPE, software técnico para projeto de paisagismo.

Todo banco de dados do software foi criado pela empresa. Plantas de todas as regiões do Brasil e, atualmente , também plantas de Portugal e Argentina, foram fotografadas e posteriormente identificadas por Botânicas: Mestres como Marinês Eiterer e Doutora Regina Célia de Oliveira e outras. Já formado, tendo a empresa formalizada em 1999, cumprindo todas as etapas exigidas pelos órgãos patrocinadores, deixou o Gênesis e começou sua trajetória de luta que vem sido coroada de sucesso.

Quarto filho de uma família de 5 irmãos, perdeu o pai muito cedo. Aos 12 anos trabalhava como Auxiliar Mirim na Caixa Econômica Federal para ajudar nas despesas da casa. Ao terminar o primeiro grau, fez vestibular para o CTU, Curso Técnico Universitário, da UFJF, para Informática. Formou-se e imediatamente optou por Arquitetura, passando no vestibular sem ter feito qualquer cursinho pré-vestibular.
Hoje, a história iniciada em 1997, tem uma bagagem invejável:

Atento às necessidades dos profissionais, criou o PhotoLANDSCAPE, software de fotomontagem e o HydroLANDSCAPE, para projetos de irrigação que já estão em Portugal e em toda a América Latina.
Agora, com os programas em sua versão espanhol, há a expectativa de novos mercados.
É importante também ressaltar o ganho social da empresa que emprega profissionais de diversas áreas, técnicos em informática, jornalista, botânicos, administradores além de dar oportunidade a estudantes da UFJF e Faculdades Particulares de fazerem seu estágio curricular obrigatório.
A Aue Soluções participa da Fiaflora Expogarden, realizada em São Paulo anualmente, desde sua segunda edição, onde Guilherme foi sozinho, com apenas um computador, apresentar seu software.


Stand na Fiaflora

Hoje, já na sua 15ª edição, o stand da AuE Soluções- Arquitetura Urbanismo Ecologia é ponto de destaque na Feira, com vários funcionários à disposição do público.


Palestra na UTAD - Portugal

Congressos nacionais e internacionais, feiras de paisagismo em todo o Brasil, contam sempre com a presença da AuE Soluções que, hoje, já é um sistema integrado de vários serviços como a Revista Eletrônica Aue Paisagismo, o site de busca de produtos e serviços de jardim o http://www.paisagismodigital.com.br e http://www.paisagismodigital.com e o mais novo site dedicado aos países de língua espanhola: http://www. paisajismoyjardin.com
Em Portugal, participa há 2 anos da Expojardim Feira de jardinagem em Batalha, e palestras nas Universidades do Porto, Lisboa, Alto Douro. Este ano, em março, novamente a Feira de Batalha e palestras em Universidades, além das citadas, Evora e Algarve.
Como se vê, os objetivos do Projeto Softex foram plenamente atingidos!

Você pode se interessar também por:
Paisagismo e reflorestamento com Arvores Brasileiras: uma história de sucesso
Paisagismo brasileiro perde Fernando Chacel - seu maior expoente vivo
Plantas do cerrado nos jardins de Burle Marx
Roberto Burle Marx - O paisagista a frente do seu tempo
Apaixone-se pela jardinagem !Enamorémonos de la jardineria!
Margareth Mee, a dama das bromélias, pesquisadora de nossas plantas ornamentais


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!