Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: Entrevista com o Arquiteto Paisagista James Rojas Quispe, de Roqa.7 Arquitectura y Paisaje

Autor: Regina Motta - Data: 29/08/2019
RSS


Temos o prazer de compartilhar com nossos leitores o trabalho do Arquiteto Paisagista James Rojas
Rojas de Roqa.7 Arquitectura y Paisaje nosso associado em paisajismoyjardin.com,o que nos honra. Ele desenvolve sua arte em Chiclayo, Peru, e nos conta um pouco de seu trabalho em prol da qualidade de vida e do meio ambiente.

Paisagismodigital: Como descobriu sua vocação para o Paisagismo? Conte-nos um pouco do início de sua carreira.

Devido a origen de minha família e sua dedicação aos trabalhos agrícolas, desde pequeno senti grande inclinação pela natureza e o meio ambiente em geral.

Estudei arquitetura pois sentia fascinação por ver construído algo que, originalmente, só estava no papel, mas nunca deixou de estar presente minha relação com a natureza e a preocupação pela deterioração ambiental atual. Me capacitei então, também pela avaliação do impecto ambiental e também em arboricultura urbana, arquitetura bioclimática e paisagismo.

Dentro das soluções e paliativos, a partir do desenho arquitetônico, a este grande problema da crise ambiental atual, aparece o manejo da materialidade e, sobretudo, da vegetação como parte do desenho e é assim que compartilham meus dois amores: a Arquitetura e a Paisagem.

Paisagismodigital: Quais foram as dificuldades que encontrou durante o desenvolvimento da profissão?

A grande dificuldade é a cultura do cimento que prima, atualmente, em nossa região. A necessidade de espaços para uso utilitário e as dimensões reduzidas dos lotes urbanos têm feito com que as pessoas evitem em pensar em espaços abertos como áreas onde possam desfrutar da vegetação e relaxar-se. Querem utilizar estes espaços como depósitos, lavanderias ou, simplesmente, áreas de concreto com um fim diferente de jardim; esse é parte do problema. Existe um aparente desprezo de muitas pessoas pela natureza que é, muitas vezes, de causar pasmo!

Paisagismodigital: Como surge a inspiração para um projeto de paisagismo?
Qual a sua prioridade?


Pensar em como resolver um projeto de paisagismo é tratar de dar solução a uma necessidade do proprietário, a necessidade de um espaço onde recriar, talvez, uma vivência no campo, um passeio dominical, um descanso em companhia de um ser querido, em solo verde debaixo da sombra de uma árvore. A prioridade, portanto, é tratar de cohecer os futuros usuários e procurar despertar neles sensações e persepções positivas nos passeios e em cada um dos setores ao longo do projeto.

Paisagismodigital: Entre seus inumeráveis projetos, qual escolheria como o que lhe deu mais satisfação?

Bem, eu não chamaria de inumeráveis ainda os meus projetos, mas certamente, apesar de que cada um tem algo especial, o projeto que entregamos recentemente, que foi desenvolvido para uma vivenda campestre, na província de Jaén, devido à magnitude das dimensões e a projeção tridimensional que temos, é um que, particularmente, espero ver executado já, pois combina espaços de jardinagem com jogos para crianças, caminhos, quadras desportivas e terraços.





Paisagismodigital: Quais são as características de seus projetos de paisagismo residenciais que são desenvolvidos na cidade? Quais são as tendências hoje em dia?

Chiclayo, a cidade onde nos estamos, se encontra na costa sul-americana do lado do oceano Pacífico, uma região dom clima desértico, onde a quantidade de chuva é, em alguns casos, inferior a dos países árabes; portanto, a característica básica que tratamos de evidenciar em cada projeto, é o uso de espécies de baixo consumo de água, baixa manutenção e adaptadas ao clima local.
Um ponto a parte, gosto de usar árvores frutíferas, trepadeiras e plantas pendentes, quando se pode fazê-lo, procurando gerar espaços de semi-sombra e movimento, jogar com diferentes tons de verde e ressaltar zonas com cores ou plantas esbeltas.



Paisagismodigital: Sabemos que desenvolve um belo trabalho com paredes verdes. Quais são as vantagens delas?

A principal característica de um jardim vertical é que ganha, ou melhor, recupera o espaço para a vegetação: espaço que estaria perdido, ou que já não é possível utilizar para a jardinagem tradicional.

Como vantagem, podemos considerar as mesmas de um jardim horizontal, geração de oxigênio, purificação do ar, habitat para aves e insetos polinizadores, melhora da paisagem urbana. Por tudo isso os jardins verticais ajudam a melhorar o entorno humano e, portanto, a reduzir o estresse ( o grande mal do século XXI), como consequência disso se podem evitar um sem número de enfermidades que dele são derivadas.

Adicionalmente, os jardins verticais regulam a temperatura não só do muro e dos espaços sobre os quais estão, como também em todo seu entorno e, com eles, permitem um controle térmico natural, evitando o consumo elétrico e, por tanto o custo da energia. É um fator muito favorável com respeito à sustentabilidade pretendida no projeto.



Paisagismodigital: Qual seria sua recomendação para aqueles que pretendem iniciar-se nesta bela profissão que tanto representa para a beleza e o bem de nosso planeta?

Que sigam adiante, que coloquem empenho em tudo. Esta é uma bela ocupação que nos conecta com a natureza de maneira direta e que, desta forma, nos permite melhorar as condições em que vivemos como grupo humano e a ajudar a proteger o meio ambiente.







Você gostará também:

Conheça a Paisagista Alessandra Villela, GENTE QUE FAZ

Paisagismo: Paisagista Alexandre Kempinsky, GENTE QUE FAZ

Plantas ornamentais: Edilson Giacon da Ciprest Mudas Frutíferas e Ornamentais

Paisagismo: Entrevista Paisagista Alejandra Foryone da Espaços Verdes, Argentina, GENTE QUE FAZ


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!