Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo e qualidade de vida

Autor: Rômulo Cavalcanti Braga - Data: 18/03/2022
RSS

O Paisagismo é um espelho da natureza, ele intensifica, abranda ou transforma frequências, sejam elas etéreas ou apenas intagíveis. Uma das nuances do Paisagismo passa, com certeza, pela cenografia. A possibilidade de criação harmoniosa sobre um tema abstrato, que pode levar a viagens espetaculares os olhos dos espectadores, proporcionando-lhes momento mágicos.


Jardim de Burle Marx
Fonte: wikimedia commons

Uma bela paisagem é capaz de despertar sensações boas com um único olhar. Todo jardim tem história ou várias... Todo jardim tem lembranças. Todo jardim tem sonhos e desejos... Cabe então ao Paisagista ter a sensibilidade aguçada e saber penetrar no âmago dos sonhos e desejos e transformar tudo em identidade. Por esse motivo cada projeto é único e deve ser pensado com carinho e dedicação.


Jardim de Burle Marx
Fonte: Wikimedia commons

Tudo isso aliado ao bom gosto sem esquecer de valorizar nossas árvores frutíferas e palmeiras nativas. Pois elas, em conjunto com a água, atrairão a vida, criando um bioma mágico único, com cantos e cores. Uma pequena fonte, em forma de lago ou mesmo em cascata, a água é um dos elementos que mais atrai a atenção. Motivos não faltam : a água proporciona movimento ao jardim e, ao se mover com o vento, oferece um relaxante barulhinho ao escorrer por entre as pedras. Além disso, atrai a avefauna que vêm se banhar ou saciar a sede.


Jardim de Burle Marx
Fonte: Wikimedia commons

Em projetos tropicais, a água costuma ser usada em forma de cascatas artificiais que mesmo em pequenos espaços podem parecer verdadeiras cachoeiras. É possível aproveitar o muro e/ou o corredor da residência. De quebra, o lago pode ser povoado por carpas coloridas. Todo esse conjunto é de simples execução e tem um custo baixo, e ficam prontos em poucos dias.

Vivemos em um país tropical, no qual o clima, na maior parte do tempo, é quente. Por isso não há motivo para nos escondermos dentro de casa. As áreas externas são tão importantes quanto às internas, pois o Paisagismo promove o bem estar, ou seja, qualidade de vida. Assim, esses espaços devem ser pensados e planejados na hora de construir. O Paisagismo também faz parte da nossa casa e não precisa ser somente ornamental ou contemplativo. Deve, porém, servir como espaços nos quais possamos conviver e receber pessoas, além de relaxar depois de um dia de trabalho.

Não se tem um jardim bonito por acaso. A beleza dos espaços está no planejamento de cada detalhe. Cada espécie que compõe a área só vai para o seu lugar após um estudo minucioso de condições como luz, sol e solo, pensando sempre no porte que cada espécie plantada pode atingir. As dimensões e características do local são estudadas pelo Paisagista para que os espaços planejados sejam mais aconchegantes e confortáveis para seus usuários, convidando-os a permanecerem no local.

Paisagismo é Qualidade de vida! A beleza em um jardim é fundamental. A riqueza de cores de algumas plantas é o que chama a atenção e enriquece o olhar. No entanto, não podemos nos esquecer de que elas são seres vivos e precisam de alguns cuidados como regas, podas e adubações regulares. Cada planta exige um cuidado diferente dependendo da sua origem.Umas apreciam solos arenosos, outras argilosos, cada uma com suas necessidades biológicas. E, para que possam se desenvolver plenamente, essas características do seu habitat natural devem ser totalmente respeitadas, por isso se faz importante um estudo do local antes de plantar um jardim.

Morar em um lugar rodeado de verde, com pequenos nichos para contemplação, certamente aumentará a sua qualidade de vida. A harmonia advem do equilibrio alcançado no projeto. O Paisagismo refere-se exatamente ao desafio de preservar este equilíbrio dentro das atuais possibilidades.

O Paisagismo é definido como a comunhão do espaço vital com a vida orgânica. É preciso ter em mente a importância de cada espécie paisagística e seus efeitos benéficos a saúde de todos os seres vivos. Mas, antes de tudo, a intervenção das plantas é de essência vital para a harmonização de nossas vidas, isso em questão física e mental, e devemos ter isso como conceito. Antes de projetarmos qualquer espaço, pensarmos e acreditarmos na essencialidade de tudo, como influência no corpo, no equilíbrio, no humor, na mente. Quem nunca parou numa tarde para sentir o cheiro do Jasmim Estrelado, do inconfundível e inebriante Cajá ou mesmo contemplar a exuberante florada da Cagaita e deixar se perceber a sensação de tranquilidade que isso trás, é algo incalculável.

Assim acontece de diferentes formas com todas as espécies vegetais, melhorando significativamente nossas vidas. Fica aqui mais um ponto de interesse em Paisagismo e que agregue a todos, pois o Paisagismo é essencial a nossas vidas!

Rômulo Cavalcanti Braga é paisagista.
Fornecedor de sementes de plantas raras
romulocbraga@uol.com.br

Vote em nosso Blog para o Prêmio TopBlog em sustentabilidade. Clique no banner acima, à direita

Você pode se interessar também por estas matérias:

Plantas do cerrado nos jardins de Burle Marx

Roberto Burle Marx - O paisagista a frente do seu tempo

Paisagismo com plantas nativas: aguçando os sentidos


Árvore Sagrada do Sertão: Árvore que dá de beber

Paisagismo: A criatividade onde está?

sustentabilidade + paisagismo= um mundo melhor

apaixine-se pela jardinagem !Enamorémonos de la jardineria!

Paisagismo e reflorestamento com plantas nativas: as mudas, onde estão?

biomas Brasileiros e Paisagismo

Paisagismo na piscina

Origem do Paisagismo


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

05/10/2010 14:06:23

E........
"O bom desenvolvimento de uma planta .....é o seu desenvolvimento." Ida Terron

05/10/2010 14:05:26

São milhões os Jardins.......e todos ele se falam.
Para pensar !!!




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!