Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Minhocultura e paisagismo: solução sustentável

Autor: Roberto Maia Ferraz Demunno - Data: 11/07/2012
RSS

Sou um entusiasmado ex.criador de minhocas no Estado de São Paulo, possuíndo uma grande experiência na implantação, operação, qualificação, comercialização de produtos advindos da prática de criar Minhocas.
São seres de um valor enorme e que contribuem para a humanidade de muitas formas diferentes e com uma riqueza muito grande em tudo que faz e em tudo em que ela e utilizada, são fantásticos os resultados alcançados com as mesmas.
É muito prolífera, pois quando em cópula uma fertiliza a outra no mesmo ato ( são hemafroditas ), cada ovo (cócum ) possuem de 3/6 minhoquinhas, as quais atingem a maturidade sexual rapidamente.
Não necessitam somente de esterco animal para serem alimentadas e quando alimentadas com uma massa homogênea de composto vegetal, decorrente de restos vegetais de qualquer natureza, aí então se tornam auto sustentáveis, auxiliando as cidades na equação dos restos vegetais de feiras livres, mercados, varejões e outros tantos, sem falar nos restos vegetais existentes nas residências que geram a poluição dos pesados caminhões de coleta domiciliar, ocupam espaços vitais nos já saturados aterros sanitários, causando impacto ambiental negativo nos lençóis d'Água com a formação do chorume.



As minhocas nos dão rico adubo orgânico ( humus ), carne de minhoca para alimentação de aves, passáros raros, alimentação de rãs, e muito outros animais quando feito a farinha de minhoca, a qual é um riquissíma fonte de vitaminas e aminoácidos.
A farinha de minhoca é muito usada em vários Países do mundo como forte de vitamina para fabricação de ração animal ( cães, cavalos, peixes, etc. )


composteira doméstica

Já foi usada ou ainda é, no Sudão, para alimentação humana.
É um arado vivo no sub-solo, onde forma galerias por onde será possível a passagem de oxigênio e água, tornando o solo mais poroso e adequada a boas culturas.
Trata-se de um rico condicionador de solo 100% orgânico, que trará somente benefícios aos projetos paisagísticos em geral.
A resposta ao seu uso no plantio de árvores é algo de sensacional, pois proporciona um desenvolvimento muito grande das mudas plantadas.
O mercado está aberto para quem quiser produzir um produto de qualidade, o que hoje é muito difícil, pois existe mais picaretagem do que produtores.
Devido a uma mudança de Estado, fui obrigado a parar com a minha criação, porém tenho planos para voltar e produzir em larga escala, onde busco parceiro que tenha 5 alqueires de terra, boa fonte de água própria ( SEM CONTAMINAÇÃO ), equipamentos, e capital, pois não disponho de dinheiro no momento para aplicar, mas larga experiência e muita disposição para o trabalho e desafio..

Caso exista algum interessado, entre em contato por este e-mail rm.demunno@gmail.com ou (11) - 4184-7330 ou (11) - 9344.3866 Roberto
Roberto Maia Ferraz Demunno

Você vai gostar também:
Minhocasa - aproveite o lixo doméstico para suas plantas de jardins e paisagismo
Aprendendo com a natureza: Permacultura
Novidade! Uso de plantas ornamentais em saneamento
Planta que recolhe dejetos e recicla
Plantas - quem ama, cuida
Formigas, nem sempre inimigas do jardim




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

22/07/2012 00:27:53

parabens-gostei do artigo....só ñ entendi pq são necessários 5 alqueires de terra p/ criação de minhocas.....há anos produzo de 7-8 ton./mês c/ apenas 4oo m2 de canteiros de alvenaria.Para a criaçaõ indoor recomendo o uso de cxs de madeira (da feira,de graça),forradas c/ filô ou tule. Pequenos furos feitos c/ a ajuda de uma caneta ajudam na migração das minhocas.
estou a disposição,manfred (minhocultor)www.minhocarioarboreum.com.br

19/07/2012 17:59:22

Muito legal! Moro em um sitio no interior de S`ao Paulo e tenho 1 pequeno minhocario. Confirmo tudo o que o Roberto fala neste artigo. Tenho uma horta, para consumo proprio, e algumas minhocas que coloquei nos canteiros de horta juntamente com o humus fizeram milagres! As hortaliças crescem rápido, fortes e muito vistosas! Além de saborosas e naturais. Parabéns pelo artigo!

18/07/2012 10:25:56

Maravilha... Muito bom. Parabéns Roberto Maia e sucesso!

17/07/2012 16:47:51

Muito interessante. Destaco o uso das composteiras domésticas, podemos consegui-las na internet?
Parabéns pelo artigo e obrigado pelas informações
Francisco




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!