Os cientistas se empenham em descobrir, cada vez mais, os mistérios do Reino Vegetal! Já publicamos aqui, informalmente, algumas descobertas intrigantes para nós, leigos, que admiramos e amamos as plantas!
Agora, mais esta revelação: Um estudo conduzido pela universidade de Austrália Ocidental encontrou evidências de que as plantas têm sentidos muito mais complexos e desenvolvidos do que nós pensamos, e a habilidade de detectar e responder aos sons para encontrar a água e sobreviver.
Estudos já revelaram que plantas têm inteligência e memória e neste caminho, vimos o experimento onde a Orquestra Sinfônica de Londres faz concerto para plantas e ainda Você acredita que as plantas falam, têm uma linguagem, se comunicam?, Na luta pela sobrevivência da espécie existe uma Guerra dos sexos no mundo das plantas ! e elas usam truques para garantir a reprodução e ainda cantam para atrair polinizadores.
Parece ficção científica, mas os pesquisadores já mostraram que Plantas têm inteligência e memória!
Pesquisadores da UWA descobriram que as plantas podem sentir as vibrações sonoras da água corrente movendo-se através dos tubos ou no solo, para ajudar as raízes a se moverem para a fonte de água. O estudo também revelou que as plantas não gostam de certos ruídos e vão se afastar de sons particulares.
A água era uma necessidade básica para a sobrevivência de uma planta, e o estudo mostrou que o som desempenha um papel significativo em ajudar as plantas a suprir essa necessidade.
No experimento, foi usada a planta de ervilha comum (Pisum sativum) como modelo do estudo. A planta foi colocada em um recipiente que tinha dois tubos na base, dando-lhe uma escolha de duas direções para o crescimento de suas raízes.
A planta foi exposta a uma série de sons, incluindo ruído branco, água corrente e, em seguida, uma gravação de água corrente sob cada tubo, e observou-se o seu comportamento.
Os cientistas descobriram que as plantas poderiam dizer onde estava a fonte da água e seus sistemas radiculares cresceram em direção a essa fonte, detectando o som da água corrente.
Outra surpresa foi ver que a planta poderia realmente dizer quando o som da água corrente era uma gravação e quando era real e que a planta não gostava do som gravado. Observou-se também que, quando a umidade estava prontamente disponível no solo, a planta não respondeu ao som da água corrente. A pesquisa tem implicações importantes para a compreensão do comportamento das plantas e como isso afeta a sua sobrevivência. Explica porque a invasão de tubulações de esgoto por raízes de árvores pode ser baseada na" água de audição"das plantas e mostra que a percepção do ambiente é muito maior e muito mais complexa do que pensávamos.
No mundo animal há um forte apelo para entender como a poluição acústica afeta negativamente as populações, mas agora sabemos que as plantas também precisam fazer parte desses estudos, afirmam os pesquisadores.
Fonte: http://www.news.uwa.edu.au/201704119544/research/study-reveals-plants-listen-find-sources-water
Você poderá gostar também:
A árvore mais perigosa do mundo
Você sabe que as plantas podem aprender e recordar?
A vida secreta das plantas - 1 - Viajando!
|