Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Horóscopo floral: Signo Lírio

Autor: Regina Motta - Data: 06/07/2009
RSS

Excetuando-se a rosa, não há outra flor tão apreciada em todo o mundo quanto o lírio. Por sua dignidade majestosa sempre foi usado como brasão das casas imperiais além de ser um símbolo para os estudiosos de Ocultismo.



O lírio é uma planta muito apreciada pela beleza de suas flores, sendo comercializado em vaso ou como flores de corte, as quais tradicionalmente, são muito utilizadas na decoração de ambientes e em paisagismo de jardim.

A grande importância dessa cultura para o mercado de flores está no fácil manejo, baixo custo de produção, ciclo curto e retorno econômico rápido, além da possibilidade de produção comercial de bulbos para o mercado interno e, ainda, para exportação

São quatro os tipos de híbridos de maior importância comercial no Brasil:

HIBRIDOS LONGIFLORUM: são nativos do Japão e apresentam-se com coloração branca. A florada ocorre entre os meses de setembro e novembro. São conhecidos como flor de finados.

L.A. HÍBRIDOS: resultado do cruzamento entre o lírio nativo brasileiro e os híbridos asiáticos. Produzem plantas com formato muito parecido ao dos híbridos asiáticos, mas o tamanho do botão floral é grande, semelhante ao do lírio oriental.

HÍBRIDOS ORIENTAIS: são originários do Japão e apresentam botões florais maiores que os produzidos pelos híbridos asiáticos. Possui folhas mais largas e menos numerosas. Podem apresentar flores de coloração branca e rosa e produzem um aroma bastante acentuado. As variedades mais cultivadas são: Star Gazer, Siberia, Muscadet e Casa Blanca.

HÍBRIDOS ASIÁTICOS: são muito populares no cultivo comercial e apresentam flores e folhas menores. A coloração das flores é bastante variada: amarela, laranja, rosa, salmão e vinho. As variedades mais cultivadas são: Brunelo, Navona, Gran Paradiso, Monte Negro, Romano, Menton, Chiant e Orange Pixie.
São usados largamente em jardins e paisagismo.

DICAS DE CULTIVO:

O lírio pode ser cultivado em quase todos os tipos de solos. Entretanto, é importante utilizar aqueles com boa estrutura e boa drenagem durante todo o ciclo de cultivo da cultura. Solos argilosos e pesados são menos adequados para o cultivo, mas também podem ser usados.

ADUBAÇÃO:
Antes do plantio, recomenda-se que seja incorporado ao solo calcário e NPK, conforme necessidade determinada pela análise de solo. Dependendo da condição nutritiva do solo, pode-se adubá-lo (um bom tempo antes do plantio) com 1 m3 de esterco bovino por 100 m2 de solo.

REPRODUÇÃO:
Os bulbos podem ser plantados em qualquer época do ano, Entretanto, a época mais indicada de plantio é no início da primavera, pois a possibilidade de geadas é menor.

CUIDADOS:
Os canteiros devem ser reformados a cada dois anos. É importante o uso de defensivos contra lagartas.

CURIOSIDADES
As propriedades alucinógenas da flor do lírio fizeram dessa planta um símbolo da magia para muitas civilizações, inclusive a atlante.

SIGNO DE LÍRIO: Nascidos entre 12 de julho a 5 de agosto.

Para o Horóscopo Floral da Atlântida o nativo de lírio bem evoluído é detentor da pureza e da dignidade. Não condenará ou amaldiçoará ninguém. Eram coroados como Reis ou Rainhas por sua visão de mundo e sua percepção apurada.

LEMA PARA O AMOR:
O nativo está disposto a doar aos outros grande parte de seu tempo, da sua energia e, sobretudo, do seu amor.
Em troca, espera de seus parceiros correção e fidelidade. Os lírios aprenderam a respeitar os valores permanentes da vida, além de saberem lidar com as desilusões que esta oferece. Representam uma verdadeira ajuda para muitas pessoas.

LEMA PARA O SUCESSO:

O nativo de o lírio deve desistir desde já de um certo retraimento que representa um obstáculo para a defesa de seus interesses. Mesmo que os outros não estejam no mesmo nível que o seu, é imprescindível impor sua vontade com energia, ainda que esta seja apenas aparente.

Se quer saber mais sobre o assunto, veja nas matérias:

Lições da Atlântida; Seres humanos são flores

Seres humanos são flores - Parte 2

Seres humanos são flores - Final

Falando de flores: Orquídea

Falando de flores: Violeta




Compartilhar:



e-Book gratuito: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Conteúdo gratuito para paisagistas inscreva-se no canal da AuE Software!
7 Visões
Mostre seus produtos para o público certo!


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!