Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Horóscopo floral: Signo Flor de Lótus

Autor: AuE Soluções - Data: 22/01/2010
RSS

A Flor de Lótus possui muitas histórias e lendas, é uma paixão asiática cultivada e usada em jardins e paisagismo desde tempos remotos.



É venerada em todo o mundo por milhões de pessoas que a consideram o símbolo máximo da pureza espiritual. Chegou ao ocidente no século IV antes de Cristo. Presenteados pelos egípcios, foram os gregos os primeiros a conhecê-la. A flor espalhou-se pelo restante da Europa, onde foi apreciada por sua beleza, particularmente pelos pintores.

A história conta que certos povos da América Central já a conheciam. Sacerdotes do México, por exemplo, embriagavam-se com o efeito alucinógeno produzido por um extrato da planta pouco antes dos primeiros espanhóis pisarem na América.

Ao Brasil, o lótus foi trazido pelos japoneses no século de XX.


Possui flores brancas e, em geral, é cultivada com fins de ornamentação, em jardinagem e paisagismo.
A espécie foi empregada pelos antigos na fabricação de pão e uma espécie de bebida. Segundo estudiosos, servia como alimento ao povo da Líbia.

De acordo com algumas lendas gregas seu suco teria a propriedade de gerar nos estrangeiros a vontade de permanecer na terra e não regressar.

Na África setentrional existia um povo que se alimentava desta planta.


A fama da Flor de Lótus transcende o âmbito espiritual e seu fascínio atinge também os estudiosos da Botânica.

Há muito tempo que estes especialistas tentam desvendar alguns enigmas que a planta segreda. Pesquisadores da Universidade de Adelaide na Austrália, por exemplo, estudam uma estranha característica da flor: assim como os seres humanos, ela é capaz de manter sua temperatura em torno de 35 graus. Esse sistema de auto-regulação de calor, compreensível em organismos complexos, como ocorre com os mamíferos, continua inexplicável para a Ciência.

Ainda outros cientistas do Instituto Botânico da Universidade de Bonn, na Alemanha, estudam outra curiosidade do lótus: suas folhas são auto-limpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. Devido a isto consideram-na potencialmente útil para ser aplicada na limpeza doméstica e afins.

Informações sobre a Flor de Lótus: Nelumbo nucifera
Lótus , Lótus-da-índia , Lótus-sagrado , Flor-de-lótus.

Tipo: Planta (Tipo: Herbácea Herbácea).
Sinonímias: Nelumbium nuciferum Gaertn., Nelumbium speciosum Willd., Nymphaea nelumbo L..
Família: Nymphaeaceae.
Altura: 0,5 m.
Diâmetro: 1 m.
Ambiente: Pleno Sol.
Solo: Brejoso, Água.
Clima: Tropical de altitude, Subtropical, Tropical, Tropical úmido, Temperado.
Origem: Ásia.
Época de Floração: Verão.
Propagação: Rizomas, Sementes.
Mes(es) da Propagação: Primavera, Verao, Outono, Inverno, Ano Todo.
Persistência das folhas: Caduca.
Obs: Os tanques ou lagos devem ter 0,5 m a 0,7 m de profundiade e 3 m de diâmetro ou lado. As flores ficam abertas durante uma semana. Suas sementes são comestíveis. Floresce melhor em climas mais frios, como no sul do Brasil.

Entretanto, apesar de sua unânime beleza, sua utilidade polivalente em jardinagem, paisagismo e especialmente na esfera medicinal, das curiosidades que suscita, e das lendas que inspirou, indubitavelmente sua representatividade destaca-se no plano metafísico


O Signo da Flor de Lótus - 3 de fevereiro a 1 de março

Na opinião dos antigos alquimistas, o Horóscopo Floral é uma súmula da sabedoria dos Atlantes.
Este horóscopo está resumido em Lições da Atlântida : Seres humanos são flores, Seres humanos são flores - Parte 2,Seres humanos são flores - Final com algumas informações sobre todos os signos.

Desde tempos imemoriais, a Flor de Lótus é considerada, na Índia, como símbolo das pessoas iluminadas que descobriram sua unidade com as forças do Universo.

Nelumbo nucifera
Lótus , Lótus-da-índia , Lótus-sagrado , Flor-de-lótus

Ela faz parte das plantas aquáticas, tem suas raízes no lodo da terra, mas seu longo caule chega até a superfície da água, buscando os raios do sol que fazem com que sua flor, radiantemente pura, desabroche. O lodo da terra representa nosso enraizamento no mundo terreno - a água é símbolo do mundo dos sentimentos e a flor é a representação da vitória sobre as ilusões transitórias da vida física.

Os nativos deste signo têm, como objetivo, conseguir a união entre corpo e espírito - a unidade fraternal.

Em geral, são pessoas sensíveis e vulneráveis e que, para se defender, se vestem de uma couraça de rigidez exterior. Apenas para os íntimos elas demonstram sua vulnerabilidade.

Quem priva da intimidade dos nativos da flor de lótus, descobre que a aparente frieza e controle das emoções, encobre um sentimental, que tenta não chorar diante de um filme triste, prefere engolir um golpe a partilhá-lo com os demais e não suporta discussões onde aparecem opiniões contraditórias.

São pessoas extraordinariamente aptas a organizar reuniões e procuram trabalhar em profissões onde podem ajudar os outros. Quando bem desenvolvidos, são amantes da paz. Compreensivos, intuitivos e predispostos ao sacrifício pessoal. Preservam sua tranqüilidade a ponto de se esquecerem de dizer um "não" decisivo em questões que o incomodam.

Em sua grande maioria, têm uma visão confusa de sua própria personalidade. Não conseguem estabelecer limites rígidos com os outros e preferem se fundir com o ser amado ou com uma idéia altruísta.

Frequentemente procuram um parceiro conjugal dominador ou superior o que leva a um sentimento de serem injustamente tratados pelo parceiro dominador. Precisam aprender a unir-se harmoniosamente com o outro sem abdicar de sua própria força.

Com os nativos da Flor de Lotus combinam especialmente bem os signos da Falando de flores: Violeta, Falando de flores: Orquídea , Falando de flores: Lírio, Falando de flores: mandrágora, Hibisco.

Saintpaulia ionantha Kawala Violeta-kawala , Violeta Zygopetalum mackaii, Orquídea
Zantedeschia elliottiana ´Ladyrowan´
Copo-de-leite-amarelo , Cala-amarela , Lírio-do-nilo
Hibiscus rosa-sinensis Wagon Wheel Hibisco , Graxa-de-soldado , Hibisco-da-china , Mimo-de-vênus , Hibisco-wagon-wheel , Graxa-de-estudante
mandrágora

Lema para o amor

Mesmo na situação mais difícil de um relacionamento amoroso, este nativo consegue descobrir um meio de elevá-lo, resguardando assim o interesse de ambos. Eles sabem que o mais importante é a verdadeira solidariedade humana e não simpatia superficial.

Lema para o sucesso

O nativo da Flor de Lótus deve ousar defender suas opiniões e verdades em público e não se manter em segundo plano, pois sabe que seus objetivos são valiosos e que ele pode servir de exemplo para os outros seres humanos.


Leia também:

Falando de flores: Campainha imperial

Falando de flores: mandrágora

Falando de flores: ìris ou flor-de-Lis

Falando de flores: Dedaleira ou digitalis

Falando de flores: Crisantemo

Falando de flores: Rosa

Falando de flores: Papoula

Falando de flores: Lírio

Falando de flores: Orquídea

Falando de flores: Violeta

Fonte: As flores revelam seu destino - Rabinovitz, Nataly e de Pipa, Lupo



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

25/01/2010

Maravilhoso saber sobre isso!!! Adorei!!!

25/01/2010

Que bom, Bettina, que você gostou! Ainda faltam alguns signos, o seu já foi publicado?
Se não foi, aguarde.
Obrigada pelo incentivo




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!