Excetuando-se a rosa, não há outra flor tão apreciada em todo o mundo quanto o lírio. Por sua dignidade majestosa sempre foi usado como brasão das casas imperiais além de ser um símbolo para os estudiosos de Ocultismo.
Hemerocallis
Hemerocallis
O lírio é uma planta muito apreciada pela beleza de suas flores, sendo comercializado em vaso ou como flores de corte, as quais tradicionalmente, são muito utilizadas na decoração de ambientes e em paisagismo de jardim.
A grande importância dessa cultura para o mercado de flores está no fácil manejo, baixo custo de produção, ciclo curto e retorno econômico rápido, além da possibilidade de produção comercial de bulbos para o mercado interno e, ainda, para exportação
São quatro os tipos de híbridos de maior importância comercial no Brasil:
HIBRIDOS LONGIFLORUM: são nativos do Japão e apresentam-se com coloração branca. A florada ocorre entre os meses de setembro e novembro. São conhecidos como flor de finados.
L.A. HÍBRIDOS: resultado do cruzamento entre o lírio nativo brasileiro e os híbridos asiáticos. Produzem plantas com formato muito parecido ao dos híbridos asiáticos, mas o tamanho do botão floral é grande, semelhante ao do lírio oriental.
HÍBRIDOS ORIENTAIS: são originários do Japão e apresentam botões florais maiores que os produzidos pelos híbridos asiáticos. Possui folhas mais largas e menos numerosas. Podem apresentar flores de coloração branca e rosa e produzem um aroma bastante acentuado. As variedades mais cultivadas são: Star Gazer, Siberia, Muscadet e Casa Blanca.
HÍBRIDOS ASIÁTICOS: são muito populares no cultivo comercial e apresentam flores e folhas menores. A coloração das flores é bastante variada: amarela, laranja, rosa, salmão e vinho. As variedades mais cultivadas são: Brunelo, Navona, Gran Paradiso, Monte Negro, Romano, Menton, Chiant e Orange Pixie. São usados largamente em jardins e paisagismo.
DICAS DE CULTIVO:
O lírio pode ser cultivado em quase todos os tipos de solos. Entretanto, é importante utilizar aqueles com boa estrutura e boa drenagem durante todo o ciclo de cultivo da cultura. Solos argilosos e pesados são menos adequados para o cultivo, mas também podem ser usados.
ADUBAÇÃO: Antes do plantio, recomenda-se que seja incorporado ao solo calcário e NPK, conforme necessidade determinada pela análise de solo. Dependendo da condição nutritiva do solo, pode-se adubá-lo (um bom tempo antes do plantio) com 1 m3 de esterco bovino por 100 m2 de solo.
REPRODUÇÃO: Os bulbos podem ser plantados em qualquer época do ano, Entretanto, a época mais indicada de plantio é no início da primavera, pois a possibilidade de geadas é menor.
CUIDADOS: Os canteiros devem ser reformados a cada dois anos. É importante o uso de defensivos contra lagartas.
CURIOSIDADES As propriedades alucinógenas da flor do lírio fizeram dessa planta um símbolo da magia para muitas civilizações, inclusive a atlante.
SIGNO DE LÍRIO: Nascidos entre 12 de julho a 5 de agosto.
Para o Horóscopo Floral da Atlântida o nativo de lírio bem evoluído é detentor da pureza e da dignidade. Não condenará ou amaldiçoará ninguém. Eram coroados como Reis ou Rainhas por sua visão de mundo e sua percepção apurada.
LEMA PARA O AMOR: O nativo está disposto a doar aos outros grande parte de seu tempo, da sua energia e, sobretudo, do seu amor. Em troca, espera de seus parceiros correção e fidelidade. Os lírios aprenderam a respeitar os valores permanentes da vida, além de saberem lidar com as desilusões que esta oferece. Representam uma verdadeira ajuda para muitas pessoas.
LEMA PARA O SUCESSO:
O nativo de o lírio deve desistir desde já de um certo retraimento que representa um obstáculo para a defesa de seus interesses. Mesmo que os outros não estejam no mesmo nível que o seu, é imprescindível impor sua vontade com energia, ainda que esta seja apenas aparente.
Se quer saber mais sobre o assunto, veja nas matérias:
Lições da Atlântida; Seres humanos são flores
Seres humanos são flores - Parte 2
Seres humanos são flores - Final
Falando de flores: Orquídea
Falando de flores: Violeta
|