Segundo a nossa tradição, o hisbisco provém da Ásia Oriental. Na Alemanha é chamado também de rosa-da-china. Floresce em clima tropical ou em estufas. Sob a irradiação da luz solar ele desenvolve flores em forma de grandes taças de maravilhosas tonalidades.
Os iniciados achavam que o hibisco, tão usado em paisagismo e jardinagem deve seu nome ao antigo Egito, cujo pássaro sagrado tinha o nome de Ibis. Diz a lenda que ele foi trazido do Egito pelos atlantes depois que seu continente submergiu no oceano.
Algumas informações:
Hibiscus rosa-sinensis ´Carnation´ Hibisco , Graxa-de-soldado , Hibisco-da-china , Mimo-de-vênus , Hibisco-carnation , Graxa-de-estudante. Código: HIRO11. Tipo: Planta ( Arbusto).
Sinonímias: Hibiscus sinensis Hort.. Família: Malvaceae. Altura: 3 m. Diâmetro: 2 m. Ambiente: Pleno Sol. Clima: Tropical de altitude, Subtropical, Tropical, Tropical úmido. Origem: Ásia tropical. Época de Floração: Inverno, Outono, Primavera, Verão. Propagação: Alporquia, Enxertia, Estaquia. Mes(es) da Propagação: Primavera, Verao, Outono, Inverno, Ano Todo. Persistência das folhas: Permanente.
O hibisco mais comum nos jardins brasileiros é o Hibiscus rosa-sinensis. Aqui, inclusive, recebeu nomes populares interessantes, como "graxa-de-soldado" ou graxa-de-estudante", pois suas flores eram usadas para engraxar sapatos, deixando-os bem brilhantes. Suas flores têm vida curta: as formas simples duram pouco mais de 24 horas e as formas dobradas podem resistir cerca de dois dias. O hibisco floresce o ano todo e gosta de locais quentes e úmidos. Suporta bem terrenos arenosos e dão ótimos resultados em regiões próximas à praias. Muito utilizado como cerca-viva, pois apresenta um desenvolvimento rápido. Se durante o seu crescimento forem realizadas podas que eliminem as bifurcações do tronco, a planta pode assumir uma graciosa forma de arvoreta.
Além de seu uso em paisagismo e jardinagem, tem sido usado como planta medicinal: Apenas três xícaras por dia podem ajudar a evitar doenças e ataques cardíacos, além de problemas nos rins.
Cuidados: Os cuidados são poucos: os hibiscos precisam de bastante água no verão, devendo receber duas regas diária - uma pela manhã e outra no final da tarde. Durante os meses frios basta uma rega diária. Manter planta adubada intensifica a floração e ajuda a fortalecê-la contra o ataque de pragas. A fórmula NPK 10-10-10, preparada de acordo com as instruções da embalagem, pode ser aplicada a partir do início da primavera, repetindo-se a aplicação por três vezes, com intervalo de 40 dias. Os hibiscos detestam invernos rigorosos e sofrem muito em locais sujeitos às geadas. Continuando nossa série sobre o Lições da Atlântida : Seres humanos são flores Horóscopo Floral da Atlântida, algumas informações sobre o Signo do Hibisco.
Quem nasceu sob o signo dessa flor secular tem a missão de dar novo sentido e nova forma às antigas organizações. O nativo do hisbisco, seja qual for a sua profissão, impõe a ordem onde reina o caos; ele cria novas formas sempre que as antigas estão ultrapassadas ou desgastadas.
O hibisco bem desenvolvido vive buscando o aperfeiçoamento da forma e, na maioria das vezes, começa pela própria aparência física, visto que ele quer sempre parecer melhor e mais bonito do que é. Por esse motivo, muitas pessoas deste signo hibisco são consideradas excessivamente vaidosas ou empenhadas em manter as aparências exteriores. A verdade, porém, é que as pessoas simbolizadas por esta flor são impelidas por um desejo de remodelar tudo o que estiver a sua volta de uma maneira estética e majestosa, mas também de uma maneira hmana e digna.
Serão artistas plásticos, arquitetos, fotógrafos e urbanistas se receberem o necessário apoio e admiração dos que a cercam. Até mesmo em profissões que aparentemente nada têm a ver com a sua natureza, os nativos de hibisco acabam por conseguir o reconhecimento público graças aos seus maravilhosos desempenhos.
São pessoas sociáveis, com um largo círculo de amigos e conhecidos, gostam de organizar festas em seus mínimos detalhes. Se não recebem o devido reconhecimento, o nativo se retrai e pode se tornar mesquinho e maldoso.
No entanto, o representante bem cuidado do hibisco é um ser humano atraente, um cidadão do mundo e, ao mesmo tempo, uma pessoa generosa, sempre preocupada em melhorar e aperfeiçoar á vida das pessoas.
Com os hibiscos combinam especialmente bem os nativos de:
Horóscopo Floral: signo Lírio
Horóscopo Floral: ìris ou flor-de-Lis
Horóscopo Floral: Flor de Lótus e seu signo
Horóscopo Floral: Campainha imperial
Horóscopo Floral: Crisantemo
flor de maracujá.
Conselhos para o amor: Muitas vezes este nativo se sente dividido e empurrado de um para outro lado, sem conseguir decidir-se por qual deles vai optar. Ele deve dar mais atenção a valores duradouros do que a aparência e elegância e ao talento para impressionar.
Conselhos para o sucesso: Aproveite sua agudeza mental para liderar grupos de pessoas ou para aproveitar novas oportunidades.
Se você se interessa pelo assunto você pode ler o início desta série em Lições da Atlântida : Seres humanos são flores Seres humanos são flores - Parte 2 Seres humanos são flores - Final
Outros signos já publicados:
VIOLETA: 22 de março a 20 de abril Horóscopo Floral: Violeta
HIBISCO: 21 de abril a 10 de maio
ESPOREIRA: 11 de maio a 31 de maio
FLOR DE MARACUJÁ: 1 a 23 de junho
ORQUÍDEA: 24 de junho a 11 de julho Horóscopo Floral: Orquídea
LÍRIO: 12 de julho a 5 de agosto Horóscopo Floral: Lírio
PAPOULA: 6 a 28 de agosto
Horóscopo Floral: Papoula
ROSA: 29 de agosto a 23 de setembro
Horóscopo Floral: Rosa
CRISÂNTEMO: 24 de setembro a 18 de outubro
Horóscopo Floral: Crisântemo
DEDALEIRA: 19 de outubro a 7 de novembro
Horóscopo Floral: Dedaleira ou digitalis
ÍRIS: 8 de novembro a 12 de dezembro
Horóscopo Floral: ìris ou flor-de-Lis
MANDRÁGORA: 13 de dezembro a 5 de janeiro
Horóscopo Floral: mandrágora
CAMPAINHA IMPERIAL: 6 de janeiro a 2 de fevereiro Horóscopo Floral: Campainha imperial
FLOR DE LOTUS: 3 de fevereio a 1 de março Horóscopo Floral: Flor de Lótus e seu signo
NARCISO - 2 de março a 21 de março Horóscopo Floral: Narciso e seu signo
Aguarde a publicação dos signos restantes: Esporeira (11 a 31 de maio), Flor de maracujá ( 1 a 23 de junho)
Fonte:Rabinovitz, Natalya e de Pipa, Lupo - As flores revelam o seu destino
|