Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Buenos Aires, Parques de Palermo e o Rosedal

Autor: Regina Motta - Data: 02/03/2016
RSS

Capitular Buenos Aires é uma belíssima cidade verde! Suas amplas avenidas e ruas são arborizadas e admirar a beleza de suas árvores é um encanto à parte.

El Rosedal foto paisagismodigital


Visitamos o El Rosedal, que fica localizado no bairro de Palermo, e faz parte do complexo do Parque Tres de Febrero na capital argentina. Tem por volta de 3.400 m² de área, tendo sido inaugurado em 24/11/1914. É impossível descrever a toda a beleza deste Jardim e de todos os parques e praças.

El Rosedal foto paisagismodigital


Suas principais atrações são: O Jardim dos Poetas, que exibe bustos que lembram importantes escritores de diferentes países; o Pátio Andaluz (construído em 1929); um Pergolado, coberto de rosas trepadeiras, que culmina na obra escultórica de Emile Peynot Ofrenda Floral a Sarmiento e a Ponte, construída de madeira de frente para o lago, projetada pelo engenheiro agrônomo Benito Carrasco em 1914.

El Rosedal foto paisagismodigital


O Jardim de Rosas com seus diferentes canteiros, é o coração do parque, onde na primavera florescem de 12.000 a 18.000 rosas, divididas em 1.189 espécies. Há bebedouros e sanitários, que estavam limpos e bem cuidados no dia da visita.

El Rosedal foto paisagismodigital


Localiza-se no interior do El Rosedal, o Museu Eduardo Sívori (Rua Infanta Isabel, 555), o mais antigo da cidade. Possui um patrimônio de mais de quatro mil e quinhentas obras de arte argentina, tais como, esculturas, tapetes e importantes coleções de desenho.

El Rosedal foto paisagismodigital


História do Parque de Palermo

Em 11 de novembro de 1875, por iniciativa do presidente Domingo F. Sarmiento, foi inaugurado o parque Tres de Febrero (data da Batalha de Caseros), onde está inserido El Rosedal. O projeto original esteve a cargo dos arquitetos Ernesto Oldendorf, Fernando Mauduit e Jordan Wysocky, e foi finalizado em 1876 pelo arquiteto Júlio Dormal.

As ampliações posteriores (entre 1892 e 1913) estiveram a cargo do paisagista Carlos Thays.

El Rosedal foto paisagismodigital


Foi Joaquin Anchorena, prefeito de Buenos Aires entre 1910 e 1914, que promoveu a idéia de criar um jardim de rosas no parque.
Benito Carrasco, discípulo de Thays, e que foi chefe do Departamento de Parques, construiu El Rosedal numa área de 3,4 hectares, atualmente localizada entre as avenidas Infanta Isabel, Iraola e Presidente Pedro Montt. Neste local foram colocadas bandeiras das províncias durante o desenvolvimento da Exposição Industrial de 1910.

El Rosedal foto paisagismodigital


O trabalho foi concluído entre 05 de maio e 22 de novembro de 1914. Naquela ocasião, 14.650 rosas foram plantadas, abrangendo diversas espécies. Colocou-se um pergolado em estilo grego, que faz fronteira com o lago, um coreto e um cais.

El Rosedal foto paisagismodigital


El Rosedal foi inaugurado oficialmente em 24 de novembro de 1914. Em 1920, anexou-se um jardim andaluz, projetado por Eugenio Carrasco, irmão de Benito e sucessor no Departamento de Parques.

El Rosedal foto paisagismodigital


Em 1929 acrescentou-se ao jardim um Pátio Andaluz, presenteado pela prefeitura da cidade de Sevilha na Espanha.
Em 1994, com o apoio da empresa YPF, iniciarem-se obras de restauro, que levaram 2 anos para torná-lo o mais parecido possível, quando de sua inauguração em 1914.

El Rosedal foto paisagismodigital


Em 2008, houve uma parceria com empresa Repsol YPF, sendo implantadas 5.000 rosas novas. Especialistas em restauro trabalharam nos monumentos e ornamentos. Instalou-se um sistema de aspersão que foi adaptado para as novas necessidades hídricas do local, a iluminação e as 5 fontes foram restauradas, bancos foram substituídos e melhoradas as cercas do perímetro.

Você gostará também:

Edward James e o Jardim do Eden

O Jardim Botânico de Awaji, Japão,

Floresta vertical em Milão: exemplo de tecnologia sustentável

Paisagismo: Parque Sitiê: Primeira Agro- Floresta do Rio de Janeiro

Plantas ornamentais: As glicínias do Ashikaga Flower Park, no Japão

Jardim Botânico da Madeira - Portugal

A fantástica floresta de Yakushima - Patrimonio da Humanidade

Os jardins ingleses


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Estão abertas as incrições para Cursos da VisualPLAN em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.
Estão abertas as incrições para Cursos PhotoLANDSCAPE em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!