Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

BONSAI - ARTE EM MOVIMENTO

Autor: Escola Confraria Floripa Bonsai - Data: 25/07/2013
RSS

Você provavelmente já viu em alguma floricultura, ou até supermercado, aquelas pequenas arvorezinhas plantadas em pequeninos vasos, não é? Algumas realmente impressionam pela real representação da natureza. E por vezes nos perguntamos como podem viver naqueles pequenos vasos e como se desenvolvem em um solo arenoso que parece sem nutrientes. Na verdade temos à nossa frente uma arte cultivada há mais de dois mil anos. Uma arte milenar chamada bonsai.



A arte do bonsai surgiu na China e, ao longo dos anos, se alastrou pelo Japão e a outros pontos no extremo oriente.
A arte pode ser entendida e "vivida" como uma expressão artística, como o domínio de uma técnica apurada, um desenvolvimento estético, um trabalho horticultural e, até mesmo, como desenvolvimento e equilíbrio espiritual.


Devido à abrangência da arte e à filosofia inerente ao seu cultivo, o bonsai é considerado uma forma de meditação em movimento. "O cultivo do bonsai é o meio perfeito de entrarmos em contato com o nosso eu interior e com a própria natureza".
A equipe editorial conversou com Fabiano Costa em sua floricultura, a Florabrasil, sediada no pátio da Havan de Capoeiras.



Lá, foi possível conhecer e se encantar com parte de sua bela coleção de bonsai. Fabiano, atende e orienta os já iniciados, promove cursos para iniciantes e mantém um "blog" (www.fabiano.projetobonsai.com) sobre a arte bonsai, onde mantém muita informação sobre a mesma.

Fabiano Costa, que iniciou na arte a mais de sete anos, teve seu aprendizado orientado pelo Mestre Rock Júnior de Belo Horizonte (MG). O mesmo Mestre Rock Júnior foi aluno do Salvatore Liporace que, por sua vez, foi aluno do grande mestre Masahiko Kimura. Mestre Kimura foi referência mundial no desenvolvimento da arte.



Na década de 80 e 90, o Mestre Kimura correu o mundo levando técnicas inovadoras na arte do bonsai, consagrando-se como o mago dos bonsai. "Os ensinamentos do Mestre Rock Júnior foi um divisor de águas pra mim em conhecimento técnico e artístico do bonsai", referenciou Fabiano.

Abaixo, parte de nossa conversa:

(Paisagismodigital) Qual o significado do bonsai?

(Fabiano) A palavra bonsai (bon-sai)é originariamente representada por dois caracteres (kanji) que significam árvore em vaso. Seguindo a cultura japonesa, usamos a palavra sempre no masculino e no singular.
Na prática, bonsai é um conjunto de técnicas apoiadas em princípios artísticos e estéticos. No entanto, quando buscamos conhecer a mística que a arte carrega a milênios, começamos a entender o lado espiritual no cultivo dos bonsai.

(Paisagismodigital) Quais os cuidados para se manter um bonsai?

(Fabiano) Bem, o crucial é o básico. Um bonsai precisa de três coisas básicas para se manter vivo: o sol, a água e os nutrientes. A quantidade de cada um depende do tipo de planta, idade, tamanho do vaso, local onde será cultivado, dentre outras. Por isso é muito importante você adquirir um bonsai em local que tenha alguém especializado e, assim, possa lhe oferecer informações específicas, orientações e uma planta com procedência.

(Paisagismodigital) Bonsai cresce? Precisamos podar?

(Fabiano) Bonsai é feito de planta como qualquer outra, não existe muda de bonsai ou alguma semente especial. Através da poda modelamos e mantemos a forma da planta, aumentamos a sua densidade foliar, reduzimos a dimensão das folhas e distância entre elas e, finalmente, equilibramos a energia da planta.
Uma poda na raiz também é necessária para a planta se manter saudável. Essa poda é menos freqüente, mas tão importante quanto a poda (aérea) de galhos e folhas. Com o excesso de raízes no vaso e a compactação do substrato, a planta ficará com dificuldades de oxigenação, retenção de nutrientes e drenagem, podendo causar assim a perda de saúde de seu Bonsai, bem como a desaceleração de seu desenvolvimento.

(Paisagismodigital) Quais as regras para regar um bonsai?

(Fabiano)Não há nenhuma regra rígida quanto a rega que possamos seguir, principalmente quando estamos falando de seres vivos. As plantas devem ser regadas quando se sente que elas precisam de água, quando o substrato começa a secar, isso generalizando. Isso significa dizer que temos que observá-las antes de agir sobre elas. A rega sempre tem que ser farta, pois o excesso de água sairá do vaso exatamente pelo fato do substrato do bonsai ser altamente drenante.



(Paisagismodigital) Quanto a adubação, é necessário em bonsai?
(Fabiano)Assim como qualquer outra planta, o Bonsai necessita de nutrientes, sais minerais, entre outros para sobreviver. Adubar seu bonsai é importante para que ele continue se desenvolvendo cada vez mais e seja uma planta forte e saudável, inclusive resistente à várias pragas. Gosto de variar bastante neste quesito, usando vários adubos orgânicos e também alguns químicos, principalmente os de liberação lenta.

(Paisagismodigital) Qualquer um pode fazer um bonsai?

(Fabiano) Sim, mas entendo que há necessidade de um conhecimento básico sobre as intervenções necessárias e sobre a planta no qual se fará a criação. A planta é um ser vivo e qualquer descuido seu pode causar a perda (morte) da mesma. É preciso ler bastante e informar-se.
No meu blog (www.fabiano.projetobonsai.com) tem muitas dicas básicas que muito expert atropela no caminho de seu aprendizado. Com o tempo, para entender melhor seu bonsai, seria conveniente conhecer um pouco de botânica, já que a arte, em constante movimento, é feita com um ser vivo.

(Paisagismodigital) Com surgiu a idéia de criar uma escola de bonsaístas?

(Fabiano) Desde 2004 a Florabrasil Floricultura trabalha com venda e manutenção de bonsai, além de hotel, hospital, e tudo que se relaciona a essa arvorezinha.
A partir do meio do ano de 2012, vendo a necessidade de instruir amigos e clientes que procuravam informações, foi criada a ESCOLA CONFRARIA FLORIPA BONSAI.
Através desta escola ministramos cursos para iniciantes manterem suas plantas com saúde, bem como criarem seus próprios bonsai desde o início.
Com a criação da escola e o apoio e orientações na Florabrasil, já é possível perceber a formação de um grupo muito interessante de bonsaístas da região da Grande Florianópolis.



Contato da loja e para cursos: 48-3240 7096.
fabianoscosta@hotmail.com
https://www.facebook.com/fabianoscosta
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br

Você gostará também de:

Substratos: essenciais para o cultivo de plantas
Os astros inflenciam as plantas?
Cultivo de plantas, como fazer uma estufa?
Plantas - quem ama, cuida"
Ozônio? Plantas em casa
Jardim - Como plantar com sucesso



Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

01/08/2013 19:59:45

ótimo

29/07/2013 10:20:58

Ótimo, estou sempre à disposição.


Curso de Marketing Digital para Paisagismo
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!