Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Augusto Ruschi, Patrono da Ecologia no Brasil e a Estação de Biologia Marinha EBMAR

Autor: Regina Motta - Data: 08/01/2018
RSS



Com importância indiscutível para preservação da nossa Mata Atlântica, na década de 60, Augusto Ruschi (1915- 1986), nascido no Espírito Santo, perseverou num cenário onde não se tinha consciência nem informação de quão danosa poderia ser o uso irracional dos recursos naturais.

Seu nome foi dado ao mais importante prêmio da Ecologia Nacional. É o Patrono da ecologia no Brasil e um dos ícones mundiais da proteção ao meio ambiente.

Trabalhar a relação do homem com o meio ambiente fez parte do projeto de vida, criando duas instituições científicas de grande importância: o Museu de Biologia Professor Mello Leitão - em Santa Teresa (ES) e a Estação de Biologia Marinha Ruschi (EBMAR) - em Santa Cruz/Aracruz (ES).

Museu de Biologia Professor Mello Leitão - em Santa Teresa (ES)










Um passeio maravilhoso, no centro da cidade de Santa Teresa (ES). Plantas, flores e uma grande quantidade de beija-flores...

Estação de Biologia Marinha Ruschi (EBMAR)


Está inserida em uma área que, no passado, era ocupada por pasto e monocultura. Atualmente está toda recuperada com espécies da Mata Atlântica, um processo longo e de grande dedicação por parte de seus dirigentes. Atualmente, a EBMAR está sob comando de Gabriel Ruschi, terceira geração familiar a dar continuidade à instituição.








O interesse pelo estudo de plantas e animais, desde a infância, permitiu que Augsuto Ruschi conhecesse a fundo diversos ramos da Biologia, tornando-se especialista em beija-flores e orquídeas do Brasil, tendo repercussão no exterior. Foi Professor Titular da UFRJ e pesquisador do Museu Nacional. Por força de suas pesquisas também deixou grande coleção de fotografias e produziu inúmeros desenhos científicos. Ajudou no combate a pragas na agricultura, na implantação de diversas reservas ecológicas brasileiras.

Sua vida foi dedicada às descobertas, defesa e estudo das espécies brasileiras, além da visão ecológica preservacionista pioneira que o consagrou mundialmente. Foi o pioneiro do manejo sustentável das florestas tropicais, da agroecologia, do controle biológico de doenças tropicais e zoonoses, das denúncias sobre o perigo dos agrotóxicos.

Deixou-nos uma vasta obra escrita com 450 trabalhos e 22 livros, 2 instituições científicas - Museu de Biologia profº Mello Leitão e Estação Biologia Marinha Ruschi, Fundação Brasileira de Conservação da Natureza, várias reservas entre as quais o Parque Nacional do Caparaó, e um dos maiores acervos de informações existentes sobre a floresta Atlântica.

A Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi é uma instituição privada que atualmente não conta com o apoio de nenhuma instituição pública ou privada e se mantém através dessas visitas monitoradas e apoio de voluntários.

Desenvolve o Projeto Arca de Noé , através de aulas de campo, com caminhadas através dos ecossistemas típicos de litoral do Estado do Espírito Santo, como em Floresta Atlântica de Montanha, Floresta Paludosa, Restinga, Mangue, Praia e Arrecifes marinho, para alunos do ensino básico ao superior.

A EBMAR também tem um museu com animais coletados na região de Santa Cruz e Santa Teresa, uma fonte riquíssima de conhecimento sobre a fauna local.

Desde sua fundação, mais de 500.000 alunos de 1000 escolas e 20 universidades já tiveram o privilégio de vivenciar o Projeto Arca de Noé, que já escolhido pelo canal Futura como um dos 10 projetos mais importantes em realização no país.

https://youtu.be/nJAVU6aO65Y

Você gostará também:

A terra ainda tem vidas e belezas desconhecidas?

Você conhece a Grumixama, Araticum, cambucá...?


Já ouviu falar em Sintropia? Sabe o que é ?

Artista cria paisagens com lixo trazido por correntes marítimas de 50 países

Fazenda Urbana, um escritório diferente de tudo que você já viu!

Floresta vertical em Milão: exemplo de tecnologia sustentável

Você sabe o que é Ecologia Humana?

Uma ideia sobre o "Projeto Coco Verde"


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!