Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

A arte botânica no séc. XIX

Autor: Frederico Teixeira Gorski - Data: 02/08/2012
RSS

Ainda que a obra de Carl von Linnaeus, Systema Naturae (1735), seja considerada a pedra fundamental para o estabelecimento da botânica como ciência, foi no século XIX, principalmente com a publicação da obra de Charles Darwin (1859), que ela atingiu esse status. Impulsionaram esse acontecimento as inúmeras revistas e os relatos de expedições ao novo mundo. A incursão de expedições, notadamente ao Brasil, rendeu ao mundo científico o conhecimento de um número expressivo de espécies, grande parte delas posteriormente adotadas na jardinagem e no paisagismo. É desse período, a famosa expedição de Carl von Martius, cuja obra compilada só foi publicada em 1906 . A Flora Brasiliensis catalogou um número impressionante de 23 mil espécies da flora nativa. É, sem sombra de dúvidas, o maior esforço nesse sentido de todos os tempos.



Ao lado dessas empresas, atuaram artistas botânicos, geógrafos, exploradores, aventureiros e, naturalmente, botânicos, cujas descobertas eram registradas em livros e revistas especializadas. Constituem material de interesse não apenas histórico, mas ainda científicos (mesmo quando já ultrapassados) e de relevância artística considerável. As regras da ilustração científicas ainda por ser fixadas, os periódicos e revistas apresentam variações curiosas na forma de desenhar a paisagem e a flora do novo mundo. Assim é que, na já apresentada The temple of flower de Robert Thornton, os motivos são patrióticos, enquanto em Flore de serres e des jardins de l Europe, revista dirigida Louis van Houtte, anos mais tarde, a objetividade na apresentação dos órgão sexuais e o detalhe das folhas e dos frutos caracterizam a evolução do método científico.



A cronologia das obras, no entanto, é de menor importância, do ponto de vista artístico, ao menos. A arte botânica floresce e, com ela, um público que consume e possui gostos diferentes quanto ao estilo e ao retrato da flora. Tanto assim que Robert Thornton desculpa-se com seus leitores, ao retratar o Dracunculus vulgaris, espécie nativa dos Balkans, cuja conformação da inflorescência com a bráctea remete ao ato sexual.

Mas, além das curiosidades históricas e artísticas, as viagens que forneceram o material para essas publicações deixaram para o Brasil um legado histórico e cultural de alta importância. Em primeiro lugar porque foi a partir delas que começou a se desenvolver no país o gosto pelos jardins públicos e residenciais, e, consequentemente, a produção bibliográfica, o comércio e o estabelecimento de viveiros e jardineiros e paisagistas, a maioria deles, num primeiro momento, franceses, diga-se de passagem.
Com o estímulo do governo brasileiro, a partir de 1822, inúmeras expedições, internacionais, principalmente, mas também algumas comandadas por brasileiros, percorre o interior em busca de novas espécies e do mapeamento da paisagem nacional. Aliado a isso, começam a chegar paisagistas e jardineiros, especialmente da França, e, com eles, as publicações. Em 1876, um Frederico de Albuquerque funda o primeiro periódico nacional, como nos relata Guilherme Mazza Dourado, a Revista de Horticultura - Jornal de Agricultura e Horticultura Prática, cuja inspiração era a Revue Horticole. Journal d Horticulture Pratique.

Porquanto o interesse da elite nacional, nesse período, fosse a imitação dos jardins europeus, essa atitude teve uma consequência no mínimo curiosa. Foi a partir do interesse europeu pela flora tropical que as elites locais começaram a dar atenção para as plantas da terra. E, embora Burle-Marx seja o patrono do paisagismo tropical, talvez tenha sido a partir de um arbusto cuja floração se dá envolta por folhas modificadas, de coloração branca ou rosa que, em seu retorno, conquistou primeiramente o gosto nacional sob a alcunha de bougainville.

Nessa série de artigos, o Jardim de Calatéia vai contar um pouco dessas histórias, através das revistas e publicações do século XIX, com foco na arte botânica do período. A partir dessa segunda-feira (06/08), começamos as publicações, com a primeira subsérie, sobre o Flore des serres e des jardins de l Europe, periódico publicado por Louis van Houtte.

Acompanhe a série no Jardim de Calatéia em http://www.jardimdecalateia.com.br/link-arte-botanica-no-seculo-xix/
Fontes:

Guilherme Mazza Dourado: Belle epóque dos jardins, Editora Senac, 2011.

Guilherme Mazza Dourado: Modernidade Verde, Jardins de Burle-Marx, 2009.

http://www.cactuspro.com/biblio/en:floresje

Você vai gostar também de:
Margareth Mee, a Dama das Bromélias, pesquisadora de nossas plantas ornamentais
Orquidário João Barbosa Rodrigues: um mestre da Botânica
Plantas do cerrado nos jardins de Burle Marx
roberto Burle Marx - O paisagista a frente do seu tempo
Paisagismo no Brasil: plantas de todos os biomas
Paisagismo com plantas nativas: aguçando os sentidos
Jardim pré-histórico


Compartilhar:




101ms


Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

21/08/2012 18:16:15

Achei muito interessante e de uma importância sem igual, saber que nossa flora teve uma contribuição tão expressiva para a botânica.

13/08/2012 11:37:24

É sempre muito importante o foco na história da botânica!




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!