Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Açafrão da terra, propriedades e usos

Autor: Rômulo Cavalcanti Braga - Data: 06/07/2015
RSS

AÇAFRÁO-DA-TERRA (Curcuma longa)
. Nome Científico: Curcuma longa
. Nome Popular: Açafrão-da-terra
. Família: Zingiberaceae
. Divisão: Angiospermae
. Origem: India e Indonésia
. Ciclo de Vida: Perene


Curcuma longa

CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1089337

O Açafrão-da-terra (Curcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Dela se obtém uma especiaria homónima que é o principal componente do tempero pó de caril. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos. Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

PROPRIEDADES



É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (caule parcialmente ou totalmente subterrâneo, horizontal, com reservas, capaz de formar raízes, folhas e flores / fruto), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais.

Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.


Curcuma alimastifolia

By Ahoerstemeier - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8493


USOS NA CULINÁRIA



Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvido em um caldo quente antes de ser incorporado a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.

Seu nome provém do sânscrito cuncuma, através do árabe , curcum, ou do hebraico carcom. A palavra turmérico, por sua vez, tem seu primeiro registro no século XVI, oriunda do latim terra meritare, ou "mérito da terra" (de acordo com o livro Plantas de A-Z, de Paula Negraes, editado por BEI Comunicações).



Curcuma aeruginosa

By Kurt Stüber

- caliban.mpiz-koeln.mpg.de/mavica/index.html part of www.biolib.de, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4987

ALIMENTO MEDICINAL



Têm sido estudados os possíveis benefícios do consumo da cúrcuma para prevenção e tratamento do mal de Alzheimer

1 . Suspeita-se que seja mais eficaz se associado à vitamina D3

2 . A vitamina D pode ser obtida pelo organismo tanto após exposição ao sol quanto por suplementos de vitamina D3, ou por uma combinação de ambos. Os benefícios do açafrão-da-terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro, características do mal de Alzheimer. A ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração.



Curcuma zedoaria

By Scott Zona - https://www.flickr.com/photos/scottzona/2455328984/, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5207109

NOVO ALIADO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI



Uma pesquisa realizada pela USP de São Carlos em parceria com a Universidade Federal de São Carlos mostrou que o Açafrão - da - terra (Curcuma longa) pode ser um poderoso aliado no combate ao mosquito da dengue.

De acordo com o estudo, coordenado pelo professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física da USP, colocar pó de açafrão em locais onde o Aedes aegypti costuma se reproduzir, impede o desenvolvimento das larvas. Isso acontece porque a Curcumina, molécula responsável pelo tom alaranjado do Açafrão - da - terra, torna as larvas do mosquito fotossensíveis e, portanto, intolerantes à luz do sol. O estudo foi realizado em laboratório e agora está passando por testes de campo.

Rômulo Cavalcanti Braga é especialista em Tillandsias e um grande produtor

Contato: romulocbraga@uol.com.br

Você gostará também:

7 plantas para atrair energias positivas e afastar a negatividade

Plantas interessantes: fibonnaci spiral, proporção divina

A beleza destas plantas esconde o perigo

Plantas ornamentais: A beleza do cacto Rabo de macaco

Plantas ornamentais, erros e acertos no cultivo de bromélias

Plantas brasileiras: Amarelão e Amendoim do campo

Planta Ora pro Nobis (Pereskia aculeata) a carne de pobre


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!