Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Árvores que são símbolos dos Estados do Brasil

Autor: Regina Motta - Data: 11/05/2020
RSS

Árvores que simbolizam os Estados do Brasil – Parte 1

Nossa diversidade de plantas é uma das maiores de todo o planeta, isto é inegável! O Brasil é um país que engloba várias regiões de climas diversos e isto contribui para esta riqueza vegetal que, infelizmente, não tem sido preservada como deveria!
Temos uma relação de árvores que representam os estados, não é uma relação completa, mas é bastante significativa.

Vamos a elas:

ACRE – AC: Seringueira – Hevea brasiliensis
Conheça a árvore responsável pelo principal ciclo econômico da Amazônia e que possibilitou a Belle Époque nas cidades de Belém e Manaus. Os recursos da comercialização do látex também proporcionaram a consolidação do Museu Goeldi, cujo Parque Zoobotânico funcionou como laboratório ao ar livre para o estudo das plantas gomíferas.


Museu Goeldi

Alagoas – AL: Craibeira – Tabebuia aurea
O nome popular "paratudo" deve-se ao fato de que os pantaneiros do Brasil mascam a casca como remédio para problemas no estômago, vermes, diabetes, inflamações e febres.
Outros nomes populares: craibeira, caraiberia, caroba-do-campo, cinco-em-rama, cinco-folhas-do-campo, ipê-amarelo-craibeira, ipê-amarelo-do-cerrado, pau-d'arco.
Está na lista da flora ameaçada do estado de São Paulo.
A Craibeira foi instituída árvore símbolo do estado em Alagoas em 29 de abril de 1985, pelo decreto estadual 6.239 assinando pelo então governador Divaldo Suruagy.


wikimedia

Amapá – AP – Ampazeiro - Parahancornia fasciculata é uma planta nativa da floresta tropical na América do Sul. O látex da árvore é usado na medicina tradicional.


Parahancornia fasciculata

Amazonas – AM – Castanheira – Bertholletia excelsa - popularmente conhecida como castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari ou tururi, é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto contém a castanha, que é sua semente.


wikimedia

Bahia – BA – Umbuzeiro - Spondias tuberosa L., popularmente conhecido como umbuzeiro, imbuzeiro ou jique é uma árvore de pequeno porte, pertencente à família das anacardiáceas, de copa larga, originária dos chapadões semiáridos do Nordeste brasileiro, que se destaca por fornecer sombra e aconchego


wikimedia

Ceará – CE –Carnauba - Copernicia prunifera A carnaúba, também chamada carnaubeira e carnaíba, é uma palmeira, da família Arecaceae, endêmica do semiárido da Região Nordeste do Brasil. É a árvore-símbolo do Estado do Ceará, conhecida como "árvore da vida", pois oferece uma infinidade de usos ao homem.


wikimedia

Distrito Federal – DF - Mauritia flexuosa, Buriti , Buritirana , Caraná , Canangucha , Moriche, O termo buriti é a designação comum das plantas dos gêneros Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum, da família das arecáceas (antigas palmáceas).


wikimedia

Espírito Santo – ES –
Jequitibá - Cariniana rubra Jequitibá-vermelho , Jequitibá , Cachimbo-de-macaco , Cachimbeira.
O jequitibá-rosa, árvore emergente brasileira da família Lecythidaceae, é a árvore-símbolo dos estados de São Paulo e do Espírito Santo. Seu porte e beleza fizeram com que seu nome fosse dado a cidades, ruas e palácios.



wikimedia

Goiás - GO – Pau – papel – Tibouchina papyrus O pau-papel, também conhecido como árvore-do-papel, é uma planta arbustiva endêmica do cerrado brasileiro. Caracteriza-se pela textura de seu tronco, escamado em finas lâminas que se assemelham a papel de seda.


wikimedia

Maranhão – MA - O babaçu também chamado bauaçu, baguaçu, auaçu, aguaçu, guaguaçu, uauaçu, gebara-uçu, coco-de-macaco, coco-de-palmeira, coco-naiá, coco-pindoba e palha-branca, é uma espécie (Attalea speciosa) da família das palmeiras (Arecaceae).


By Marcelo Cavallari - Own work, CC BY-SA 4.0, wikimedia

Mato Grosso – MT - Hevea brasiliensis, conhecida pelos nomes comuns de seringueira e árvore-da-borracha, é uma árvore da família das Euphorbiaceae. Apresenta folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas. Sua madeira é branca e leve e, de seu látex, se fabrica a borracha.


wikimedia

Mato Grosso do Sul – MS - Tabebuia impetiginosa, Lapacho-rosado , Lapacho , Pau-cachorro , Piúna , Piúna-roxa , Ipê-roxo-de-bola , Ipê-una , Ipê-preto , Pau-d´arco-roxo , Ipê-de-minas , Ipê-roxo.


wikimedia

Você gostou da nossa pesquisa? Deixe seu comentário!
Em breve completaremos com as árvores dos outros estados do Brasil.

Você gostará também:
Erythrina Dominguezii: Uma lenda da Argentina - árvore que já foi mulher
Paisagismo no Brasil: plantas de todos os biomas
Árvore Sagrada do Sertão: Árvore que dá de beber
Árvores: Essenciais e espetaculares em Paisagismo


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários


Estão abertas as incrições para os cursos em Holambra em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.
Estão abertas as incrições para os cursos em Holambra em parceria com Centro Paisagístico Gustaaf Winters.


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!