Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas que atraem beija-flores para seu jardim !

Autor: Gláucia de Oliveira - Data: 25/10/2021
RSS

Na matéria anterior "Como as plantas atraem os animais" você descobriu como são as flores que atraem besouros, borboletas e mariposas. Agora você vai conhecer aquelas que atraem beija-flores e outros pássaros.

Além das cores das plantas o seu jardim pode ganhar ainda mais vida com o movimento e o canto dos pássaros que elas são capazes de atrair. Para tanto, escolha espécies capazes de fornecer alimento, abrigo e material para construção dos ninhos. Além de deixar o jardim mais bonito e harmônico com o ambiente natural, você ainda estará contribuindo com a perpetuação de várias espécies na natureza, prevenindo-as das ameaças provocada pela perda das florestas.

Diversas espécies de aves visitam flores regularmente para se alimentar de néctar, partes florais e insetos que vivem nas flores. Para atraí-las, as flores despertam nelas um dos seus principais sentidos: a visão. Aves possuem uma boa visão de cores, que é inclusive parecida com a nossa. Por isso b]as flores que atraem aves são coloridas, geralmente vermelhas ou amarelas/b]. Além disso, têm pouco ou nenhum cheiro já que o olfato das aves é pouco desenvolvido. São flores tipicamente grandes ou estão em grandes inflorescências, para que assim chamem bastante atenção visual das aves e também para que possam reter grandes quantidades de néctar. Isto porque, afinal, é atrás de alimento que elas vão até as flores e, sem perceber, acabam saindo carregadas de pólen, e quando vão visitar outra flor realizam a polinização. Pois é, as flores não gastam energia fornecendo comida de graça, elas atraem as aves para que através dela seja realizada a polinização. No final todos saem ganhando!

Para guardar o néctar das aves, que é um alimento altamente energético, as flores o mantém em tubos ou outras estruturas não acessíveis a animais menores como abelhas pequenas ou besouros. O néctar de uma única flor já seria o suficiente para estes pequenos animais se alimentarem. Assim, eles não buscariam alimento em outras flores e consequentemente não fariam à polinização. Isso porque flores especializadas em serem polinizadas por aves possuem o néctar com alta quantidade energética já que as aves possuem grande metabolismo.

Dessa forma, são exemplos de flores que atraem principalmente beija-flores:

Fucsia
Brinco-de-princesa , Fúcsia Pássaro-de-fogo , Pacova-branca , Tracoá , Caetê-vermelho


Hibisco , Graxa-de-soldado , Hibisco-da-china , Mimo-de-vênus , Hibisco-samuel-dubin , Graxa-de-estudante

abutilon(Abutilon sp.), brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida),


helicônia (Heliconia sp.), hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), madressilva(Lonicera japonica), malvaviscus (Malvaviscus arboreus), camarão-amarelo (Pachystachys lutea), camarão-vermelho (Justicia brandegeana), flor-de-coral (russelia equisetiformis), ave-do-paraíso (strelitzia reginae, strelitzia juncea), tumbérgia (thunbergia erecta,thunbergia grandiflora), sapatinho-de-judia (thunbergia mysorensis).

para atrair outras aves, além dos beija-flores, uma das estratégias é fornecer alimento através de espécies que possui frutos com a polpa comestível como:
ameixeira-amarela , nespereira

ameixa-amarela (Eriobotrya japonica), romãzeira (Punica granatum), pitangueira (Eugenia uniflora), jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), mamão (Carica papaya), palmito (Euterpe edulis).

Outra opção é plantar espécies que fornecem sementes que elas gostam: canelas (ex.: Ocotea elegans), cássia (ex.:Cassia javanica), cedro (Cedrela fissilis), inga (Inga uruguensis), quaresmeiras (Tibouchina granulosa, Tibouchina mutabilis), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

Ou ainda, para oferecer material para construção de ninho recomenda-se plantar: agaves, fórmio, bromélias, bambus. E se você deseja que elas fiquem permanentemente no local, escolha espécies onde as aves gostam de construir ninhos:


Palmeira-real , Palmeira-imperial-de-cuba
T:Washingtônia , Palmeira-washingtônia;]
Paineira-rosa , Paineira , Árvore-de-paina , Barriguda , Paina-de-seda

árvores como o jacarandá-mimoso, pata-de-vaca, tipuana. Palmeiras, que além de abrigo também fornece material para o ninho: palmeiras-jerivá (Syagrus picrophylla), (Syagrus romanzoffiana), palmeira-imperial (Roystonea oleracea), palmeira-real (Roystonea regia), palmeiras com folhas em leque, como por exemplo, palmeira-de-leque-da-china (Livistona chinensis),

palmeira-washingtônia (Washingtonia robusta).

Além dessas, Euphorbia pulcherrima, Eucalyptus, algumas espécies de maracujá de flores vermelhas e muitas espécies de cactos, bananeiras e orquídeas, também servem para atrair os pássaros. E as paineiras (ex:Chorisia speciosa) que oferecem local e fibra para construção de ninho, além das sementes como alimento.

Estes são apenas alguns exemplos de inúmeras espécies que podem ser plantadas. Para a escolha certa, leve em consideração as condições ambientais, a vegetação nativa de sua região e a diversidade de animais que cercam aquele ambiente. Assim você estará ajudando na conservação das espécies e protegendo a flora e a fauna brasileira.

Leia também:

*Como as plantas atraem os animais

*As plantas também sabem se defender sozinhas!

*Do sexo das plantas ao fruto


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!