|
Postado em 24/07/2015 13:30:54
A Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ) promoverá o seminário "O Jardim Histórico do antigo Palácio Episcopal de Mariana-MG" no dia 05 de agosto.
O evento celebra mais um esforço para a revitalização do amplo espaço externo, anexo ao prédio do antigo paço dos bispos, atualmente, sede do Museu da Música de Mariana.
No final do século XVIII, passou a ser cultivado belo e extenso jardim formal, com canteiros geométricos, lagos, fontes, obras de arte, pomar, horta e outras estruturas - como as encontradas nas quintas portuguesas. Contudo, o referido jardim entrou em declínio no século seguinte até ser abandonado no século XX.
Desde 2009, após as obras de reconstrução e restauração do prédio do antigo palácio, ações têm sido feitas no sentido de revitalizar também sua área verde.
O seminário do dia 05 de agosto apresentará as atividades que serão implementadas pelo projeto da FUNDARQ, aprovado e patrocinado pelo Conselho Estadual de Direitos Difusos (CEDIF). Dentre as ações, serão realizadas nova fase da pesquisa arqueológica e histórica, pela Artefaccto Consultoria, que irá subsidiar também o projeto arquitetônico a ser desenvolvido pela Roda Cultural.
A programação completa encontra-se no folder. O evento é aberto a todas as pessoas interessadas.
Mariana, 70 anos como Patrimônio Nacional (1945-2015).
Seminário: O Jardim Histórico do antigo Palácio Episcopal de Mariana-MG.
Data: 05 de agosto de 2015, das 9:30 às 17:30.
Local: Museu da Música de Mariana, rua Cônego Amando, 161 - Mariana - MG
Para mais informações sobre o antigo jardim de Mariana:
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v16n4/03.pdf
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/perspectiva/o-fascinio-pela-natureza
|