|
Postado em 06/05/2012 08:27:11
Bom Dia,
Tenho um Ipe amarelo de 35 anos de idade e uns 12 metros de altura por uns 6 metros de diametro de copa.
Que esta pantado junto a divisa do terreno, meu vizinho reclama e quer cortar a arvore. Ele conseguiu um autorisacao para poda do Ipe na prefeitura.
Tenho medo que a poda mate a arvore alguem pode me ajudar com informacoes precisas de epoca e metodo de poda do ipe amarelo?
Obrigado |
Postado em 07/05/2012 20:25:49
olá,a arvore ja é bem adulta e formada só uma poda não prejudicaria em nada até seria bem vinda ,numca soube de nada contra ,ela ja tem altura e estrutura formada se tem 6 mts de diametro pelo que li deve ter uns seis também de diametro de raiz,então........ boa sorte e bom trabalho !!! qqer dúvida estarei a disposição. |
Postado em 07/05/2012 20:20:00
Caro Clebson, boa noite.
Me chamo Túlio e trabalhei bastante com poda de árvores, na época em que trabalhava no viveiro da prefeitura de São Sebastião-SP. Ao ler o texto que publica acima, penso que se enviasse uma foto da referida árvore, indicando nela o que se pretende fazer, até poderia contribuir um pouco melhor na informação que procura, mas observar "in loco" é sempre o mais adequado. Bom, vamos tentar ajudar a esclarecer as sas questões:
Antes de mais nada, principalmente pelo porte que vc coloca, é bom verificar se o profissional estará com equipamentos de segurança - nunca é demais cobrar essa recomendação - e se ele é realmente habilitado a fazer esse trabalho.
As podas são recursos que usamos, mas precisam ter critérios. Eu tento fazer a menor intervenção possível para não desfigurarmos a copa original da árvore. Como exemplos, podemos usar essa técnica para elevarmos a copa das árvores (permitindo uma melhor iluminação abaixo da mesma), remover os galhos secos e/ou erva-de-passarinho, proporcionar de maneira equilibrada a distribuição de seus galhos, etc.
Para executar as podas é necessário usar ferramentas adequadas como serrotes, moto-serra e/ou motopoda, cordas entre outros, evitando que fiquem pontas para evitarmos o que chamamos de "envassouramento" nesses locais. Facão e machadinha até podem ser usados em algumas circunstâncias, mas o acabamento sempre na serra.
Devemos ter cuidado para não lascar o galho podado - isso acontece porque muitas pessoas podam galho por cima, mas primeiro é preciso fazer o corte por baixo, ou querem cortar um galho grande e pesado ao invés de fazer em pequenos pedaços. Caso venha a acontecer alguma lasca, a correção deverá ser feita através de um serrote.
Para garantir que o local do corte não seja a porta de entrada de microorganismos (fungos), podemos aplicar através de uma trincha uma "pasta" com insumos que usamos para fazer a calda bordalesa: sultato de cobre com cal virgem na proporção de 1:1. Isso vc pode encontrar em floras sem restrição de compra.
Espero que tenha contribuído de algma maneira. Uma poda bem feita não acarretará em prejuízo à sua árvore, mas uma poda mal feita pode ser pior do que deixar do jeito que está. Já vi muitas mutilações sem critérios.
Boa sorte.
Túlio Parodi.
Uma coisa importante (não sei se é o seu caso): se o ipê estiver próximo da rede de alta tensão, será preciso contactar a empresa de energia elétrica para fazer a manobra de desligamento, para evitarmos acidentes!!! (senão me engano a CESP tem uma apostila ensinando as técnicas de podas de árvores).
Com relação à época para se fazer podas, é melhor realizá-las nos meses que não tem "r": Maio/Junho/Julho/Agosto pois é um período de menor energia solar, resultando num procedimento mais eficaz. Nos demais meses do ano, só podemos fazer uma tosa para manutenção - isso serve de dica para demais aplicações paisagísticas.
Abç´s e espero que tenha contribuído de alguma forma. |