|
Postado em 25/03/2015 14:44:50
Boa tarde
Eu leciono na Escola Básica e Secundária de Ourém. A nossa escola faz parte do Projeto Eco-Escolas e gostaríamos de proceder à identificação das plantas e árvores do jardim. Gostaríamos de mandar fazer as placas de identificação das espécies em madeira, mas não consegui obter as medidas das referidas placas, nem qual a melhor forma de escrever o nome das espécies nas placas, por isso vos peço ajuda.
Obrigada |
Postado em 07/04/2015 16:24:00
Muito obrigada pelas informações, foram de grande ajuda para o trabalho que irei fazer. |
Postado em 07/04/2015 14:27:18
Recebemos uma orientação da Paisagista Joana Tinoco, de Portugal, que repasso a você
Que eu saiba não existem regras para as placas botânicas. Contudo, o nome científico deve aparecer sempre escrito em itálico.
Nessa placa consta o nome científico a itálico (Carissa bispinosa), a família (APOCYNACEAE), nome comum (Espinheiro das sebes) e região onde é nativa (S de África).
|
Postado em 07/04/2015 14:26:52
Recebemos uma orientação da Paisagista Joana Tinoco, de Portugal, que repasso a você
Que eu saiba não existem regras para as placas botânicas. Contudo, o nome científico deve aparecer sempre escrito em itálico.
Nessa placa consta o nome científico a itálico (Carissa bispinosa), a família (APOCYNACEAE), nome comum (Espinheiro das sebes) e região onde é nativa (S de África).
img:https://farm9.staticflickr.com/8768/17068670865_0f36cab998.jpg; |
Postado em 27/03/2015 16:41:03
Ana Lúcia! Não encontrei nenhuma norma para tamanhos de placas e para o que está escrito nelas. Parece que vai do bom senso. Usar material que suporte o tempo, que não polua visualmente e escrever na placa o que julgar necessário. Em alguns lugares vi placas com desenhos e textos, só para você ter uma ideia. Sobre a ordem se nome científico ou popular primeiro, na minha opinião deveria aparecer primeiro o nome popular usado na região e depois o nome científico. Em inglês busque no google ou em outra buscador por " Plant Tree ID Marker` e você encontrará muitas opções de placas de diferentes tamanhos, formatos e materiais. Placas de madeira se não forem tratadas adequadamente, não duram muito. Ferro enferruja. Vi em alguns lugares incluindo Portugal, placas de PVC, um material plástico. O alumínio é muito utilizado para a confecção de placas. Seu professor de arte educação poderá indicar um material durável, reciclável e pintar os nomes com seus alunos. Desculpe não poder ajudar mais. Boa sorte com o projeto! Att. Marinês |
Postado em 27/03/2015 15:36:53
Olá Marinês, muito obrigada pelo interesse, ajuda e sugestões. O jardim é ainda grande, mas a ideia é muito interessante e vou colocá-la à consideração no meu grupo de trabalho.
Cumprimentos Ana Lúcia |
Postado em 27/03/2015 13:50:11
Olá Lúcia! que projeto interessante! Gostaria de saber mais a respeito dele. Sobre a normatização de placas de identificação, eu não sei se realmente existe uma norma. Mas, estou olhando nos manuais para curadoria de jardins botânicos. Você poderia pedir informações a um jardim botânico perto de usa cidade. Se encontrar alguma norma, postarei aqui no fórum. A outras formas de você trabalhar com seus alunos a identificação dessas plantas. Uma delas seria mapear o local onde estão as árvores, arbustos e herbáceas, isto é mapear o jardim. Criar uma planta baixa do jardim e numerar as arvores, arbustos e canteiros. Se você puder pode até geolocalizar as plantas. Criar uma legenda com os nomes. Não seria necessário colocar números ou placas no jardim, com um mapa bem feito seria fácil encontrar a planta ou canteiro. Depois os alunos poderiam pesquisar cada espécie e criar um guia ilustrado para o jardim. Assim, você não iria precisar encher de placas o jardim e o alunos aprenderiam a criar e a ler um mapa de localização das espécies no jardim. Isso poderia ser feito facilmente em um pequeno jardim. Numa área de mata com muitas árvores, já ficaria um pouco complicado. Já vi este tipo de trabalho em pequenos jardins botânicos. Att.
Marinês |