|
Postado em 25/01/2011 11:19:51
Gostaria de saber os prós e contras da palmeira real em canteiros centrais de avenida. |
Postado em 09/02/2011 13:08:30
A Palmeira Real (Archontophoenix cunninghamiana), Palmeira australiana ou Bangalow palm como é conhecida na Florida, é muitas vezes confundida com a Queen palm (Syagrus romanzoffiana) e pela Royal palm (Roystonea regia)apenas no nome vulgar... visto que difere no seu epíteto específico e género.
Quanto á pergunta vou tentar ajudar no meu melhor possível. Eu sou criador (produtor e viveirista) desta espécie e tenho bastantes exemplares e uns quantos plantados em redor do meu jardim. Quanto a plantar ela como planta ornamental em avenidas...óptimo! excelente exemplar que dá um toque exótico quando plantado segundo um compasso de plantação linear ou em grupos de 3 indivíduos. Eu plantei cerca de 7 exemplares de Archontophoenix com um compasso de plantação de 4 a 5 metros entre elas e ficou muito bom. Não é uma planta invasora visto que o seu sistema radicular é fasciculado, gosta de bastante água no seu período de crescimento activo e bastantes horas de exposição solar para adquirir um bom porte e folhas maiores já que se trata de uma planta heliófila por natureza. Também tolera alguma sombra, mas em resposta á sua adaptação a condições sombrias adquire um porte mais pequeno, o seu espique apresenta os seu anéis menos visíveis bem como a sua coloração, e folhas ligeiramente menores e um crescimento menos rápido. (isto claro, aqui no meu tipo de clima)
Quanto a plantar esta espécie em canteiros (vasos grandes), eu não aconselharia tal como qualquer outro género de pálmacea, visto que com o tempo por norma ao fim de 5 anos têm tendência a romper e estalar os vasos. Claro que existem excepções, caso de algumas Chamaedoreas, Rhapis entre outras, denominadas "plantas para interior" que se adaptam á umbrófilia, visto serem plantas de pequeno porte, e /ou outras espécies ditas de clima subtropical a tropical húmido. Mas claro, cada um tem a sua ideia e faz o que lhe achar melhor consoante o seu espaço e seu propósito....
...mas como dizia um professor meu..."Deus nosso senhor quando criou as plantas, fê-las para estarem na rua, senão, tinha construído uma casa para elas...."
Espero ter contribuído em alguma coisa.... |
Postado em 31/01/2011 17:59:23
A palmeira Real, no meu ponto de vista, possui apenas aspectos positivos, pois cresce muito mais rápido que as outras espécies, atinge de 15 a 20 metros de altura, com apenas 20cm de diâmetro no tronco. Sua inflorescência é pendente e muito bonita. O único cuidado, deve ser quanto a idade da palmeira, pois quanto jovem necessita de meia sombra para melhor desenvolvimento e na fase adulta sol pleno. Também observar que na fase adulta não é uma espécie tolerante ao transplante. Tenho certeza que ficará lindo um canteiro central composto de Palmeira Real e espécies de forração com folhas coloridas, como a Trapoeraba Roxa ou a Tradescantia Zebrina, simples e bonito. Abraços |