|
Postado em 29/01/2010 00:00:00
Bom dia, Retirei e coloquei para secar umas sementes de roma "gigante"que comprei, tipo os que tem na Síria. Enormes.... Gostaria de saber como faço para plantá-las. Devem secar bastante? Quando plantar? Quantas sementes em cada vaso? Ou já devo plantar no chão? Ou planto em vasinho , espero crescer e depois transporto para o chão? Que tipo de adubo ponho na terra antes de plantar? Quanto tempo deixo adubo na terra antes de plantar?
|
Postado em 25/03/2010 14:22:52
É isso aí..... |
Postado em 25/03/2010 12:38:20
E depois, vai aproveitar os frutos, que é a melhor parte, não é? |
Postado em 24/03/2010 18:58:51
Olá pessoal, Gostaria de agradecer ao Thiago, à Regina e à Bettina a atenção em responder minhas perguntas. Com certeza vou aproveitar bem as respostas. Já imprimi e vou por em prática. Depois (daqui a alguns meses....) comunico o resultado. Obrigado, Ercy |
Postado em 01/02/2010 19:28:12
Ei Ercy, espero apenas poder completar algo. Quando a semente de alguma árvore seja frutífera ou não, tiver uma proteção (casca) muito dura, vale dar uma raspada com algo cortante ou no chão para estimular a germinação. Algumas pessoas dão um choque térmico, mas acho isso um pouco imprudente se não souber o tempo necessário. Deixe a semente deitada em uma cova de uns 2 a 3 cm de profundidade. |
Postado em 01/02/2010 16:59:30
Ercy, o Thiago já lhe deu uma bela aula sobre a romã! Como eu já havia pesquisado um pouco para lhe dar uma resposta, deixo também minha contribuição! Solo: Rico em matéria orgânica. Quando plantada em vaso, a mistura de solo recomendada é de 1 parte de terra comum para jardim, 1 parte de terra vegetal, e, 2 partes de composto orgânico.
Propagação: Através de sementes. Em geral, as sementes de frutos grandes e de polpa bem avermelhada são usadas na produção de mudas de romãzeiras (Punica granatum L.).
Época de plantio: À partir de setembro. A época de chuvas, que se inicia a partir da primavera, é considerada ideal para o plantio da romã, fruta originária da Pérsia.
Cova: 60 cm x 40 cm ( você vai precisar de um vaso com aproximadamente estas dimensões, para que a planta possa se desenvolver ).
Adubação na cova: Para plantar romã, deve-se fazer uma adubação com esterco de curral, farinha de osso e superfosfato simples, que serve para ajudar a planta a desenvolver a raiz.
|
Postado em 30/01/2010 00:56:46
Hum... uma pergunta bastante pertinente! estou exatamente com algumas sementes desta romã gigante. ainda ñ fiz o teste, mas se vale uma sugestão... sugiro colocar em uma mistura de substrato com terra argilosa(latossolo). foça o seguinte coloque todas as sementes em um compartimento só, depois de germinado passe p compartimentos individuais. ao colocar as sementes p germinar, sugiro colocar uma camada de folhas secas e picadas(dependendo do tamanho da folha) sobre as sementes, essa material orgânico é mais leve( deixando as emergir), faz sombra p terra( fazendo q a terra fique umida mais tempo), evita salpicamento da terra,por ser normalmente escuro deixa a temperatura do sustrato mais elevado( diminuindo o tempo p germinar) além de adubar a medio prazo. use adubo orgânico, recomendo fortemente humus de minhoca( vermecomposto). Acredite! esses formulados (adubos químicos) é mt mais fácil vc "errar na mão" e nos calculos do q acertar... sou Agrônomo e sei disso. pense em jardinagem como algo em longo prazo, vc ñ depende da romã pra sobreviver... deixe ela produzir conforme a natureza da planta, está genéticamente programada, e use nutrientes q são disponibilizados lentamente. Feita a mistura com humus de minhoca e terra e algumas folhas, e está pronto, ñ precisa esperar! se quiser colocar um calcário pode, uns 200g em um metro² de solo é mais do q o suficiente.
recomendo também quando for plantar a roma no vaso ou no chão( mais recomendado) planta espécies de adubo verde( plantas q adubam o solo) proximas, por difícil q isso pareça, elas irão se ajudar, e ñ competir! Espero ter ajudado...
TG Thiago Gabriel |